Óscares 2016 | 7 nomeados que (possivelmente) não conheces

 

Algumas das mais fascinantes carreiras dos nomeados aos Óscares encontram-se nas categorias mais técnicas, apesar de apenas os atores alcançarem a fama.

Parte 1. Roger Deakins, Sicario >>

Aquando da tão famosa Awards Season, é usual ouvir numerosas vezes o nome de vários atores e até alguns realizadores e argumentistas a serem discutidos e celebrados. Repare-se logo neste ano quando Leonardo DiCaprio parece ter completamente consumido a maioria das ponderações da temporada e em que nunca é proferido qualquer nome cuja nomeação não provenha de uma das “principais” categorias.

 

the revenant Óscares
The Revenant

 

Isto é algo de óbvia causa, sendo que são obviamente os atores quem dá a cara aos filmes em que entram e que os realizadores e argumentistas têm uma presença ainda considerável nos media, em termos de entrevistas e reconhecimento de personalidade. Quentin Tarantino e Aaron Sorkin, por exemplo, foram abertamente apontados como alguns dos grandes injustiçados dos Óscares por não terem sido nomeados pelos seus textos para Os Oito Odiados e Steve Jobs respetivamente.

Lê Também:
Viola Davis conquista o EGOT

Lê Também: Óscares 2016 | A análise definitiva a um ano potencialmente histórico

Também se fala, ocasionalmente, das nomeações técnicas mas raramente se apontam os nomeados dessas categorias, preferindo-se usualmente apenas nomear o filme indicado, menosprezando-se desse modo os indivíduos, os artistas, técnicos e criativos responsáveis por esses mesmos aspetos do cinema. E há que lembrar, o cinema é uma arte colaborativa, onde é evidente que existem casos em que uma só voz autoral se sobrepõe às demais, mas que nunca existiria na sua magnificência se não fosse pelo trabalho de variados talentosos indivíduos.

 

Art Directors Guild Awards Mad Max Estrada da Fúria Óscares
Mad Max: Estrada da Fúria

 

Aqui propomo-nos a elucidar um pouco quem não saiba muito sobre estes ditos indivíduos, salientando sete personalidades que este ano se encontram nomeados aos Óscares. Algumas destas pessoas têm currículos imensos cheios de filmes celebrados e muitos deles ainda não receberam reconhecimento da Academia. E, convém dizer, alguns destes mestres do cinema bem que precisam de um apoio populista semelhante ao que Leonardo DiCaprio recebeu para ver se finalmente conseguem arrecadar merecidos galardões.

Lê Também:
Ice Merchants tem estreia garantida nas salas de cinema

O primeiro destes nomeados é precisamente um mestre da sua área de criação cinematográfica que tragicamente ainda não recebeu um Óscar e cuja carreira se está a tristemente aproximar do fim. Para saberes mais terás de, contudo, seguir para a próxima página.

Parte 1. Roger Deakins, Sicario >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.