Óscares da Academia © LibreShot

Óscares 2022 | Alteração na data da cerimónia do próximo ano

A cerimónia dos Óscares 2022 já têm data! Sabe tudo sobre os preparativos para a edição dos prémios da Academia do próximo ano. 

Já existem informações sobre a cerimónia dos Óscares 2022 que a MHD partilha em primeira mão contigo. Depois de uma edição que incluía filmes lançados entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021 (por culpa da pandemia COVID-19 que levou ao encerramento das salas e aos atrasos a distribuição dos filmes), a Academia volta a limitar os filmes elegíveis à distribuição nos EUA até 31 de dezembro.

Mesmo assim, se estás à espera de ver os Óscares 2022 a acontecerem logo no início do ano que vem enganaste. Tendo em conta os Jogos Olímpicos de Inverno e a Super Bowl, a 94ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deverá acontecer no domingo, dia 27 de março. Esta é uma ligeira alteração, tendo em conta que a Academia previa realizar inicialmente a cerimónia a 27 de fevereiro.

Como tal, neste ano serão apenas contabilizados 10 meses, em que uma longa-metragem para ser elegível aos Óscares deve ter uma data de lançamento qualificatória entre 1 de março e 31 de dezembro de 2021. No entanto e tendo em conta que a distribuição em sala continua a sofrer o impacto da pandemia, os possíveis filmes candidatos podem lançamento em streaming. É uma boa notícia para a Netflix, para a Amazon e para a Disney+.

As regras completas para a qualificação aos Óscares 2022 serão anunciados em junho. A partir deste ano, a Academia pretende ampliar os requisitos de qualificação para os Óscares 2023, que deverão incluir ainda os critérios de inclusão e diversidade previamente anunciados. Aliás, muitos dos filmes este ano já respeitavam esses prémios, incluindo “Nomadland – Sobreviver na América”, vencedor de 3 Óscares da Academia: Melhor Filme, Melhor Realização (para Chloé Zhao) e Melhor Atriz (para Frances McDormand).

Óscares 2021 nomeados
“Nomadland – Sobreviver na América” | © Searchlight Pictures

Os Governors Awards, que foram cancelados no ano passado devido à pandemia, estão de volta em ação, mas decorrerão dois meses depois do normal, a 15 de janeiro. O almoço dos candidatos aos Óscares, também cancelado por causa das restrições da COVID, está de regresso na segunda-feira, 7 de março de 2022. Com as datas oficiais, todas os grupos de prémios poderão planear as suas datas, nomeadamente os BAFTA Awards, os American Film Institute Awards e os diferentes sindicatos, como os SAG Awards, os Directos Guild Awards e os Producers Guild Awards.

Vale a pena relembrar que os Óscares 2021 tiveram o pior número de telespectadores de sempre, ou seja, desde que a cerimónia começou a ser transmitida ao vivo em televisão em 1953. Tendo em conta que as promoções e campanhas de marketing foram também limitadas pelo contexto, poderemos esperar um regresso em grande da Academia. Além disso, os estúdios começam a definir o calendário para o lançamento em salas de potenciais blockbusters que poderão levar o público de regresso às salas de cinema em massa.

Abaixo poderás conhecer o calendário completo para os Óscares 2022.

Terça, 21 dezembro

  • Anúncio das Shortlists dos Óscares 2022

Sexta, 31 dezembro

  • Fim do período de elegibilidade

Sábado, 15 janeiro

  • Governors Awards

Quinta, 27 janeiro

  • Início das votações para nomeados

Terça, 1 fevereiro

  • Fim das votações para nomeados

Terça, 8 fevereiro

  • Anúncio dos nomeações aos Óscares 2022

Segunda, 7 março

  • Almoço dos nomeados

Quinta, 17 março

  • Início das votações para escolher os vencedores

Terça, 22 março

  • Fim das votações para escolher os vencedores

Domingo, 27 março

  • 94ª edição os Óscares da Academia (Óscares 2022)

A MHD está sempre em cima do acontecimento. Fica atento às novidades sobre os Óscares 2022 e sobre a temporada de prémios 2021/2022 na nossa página.  

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1402 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.