Óscares da Academia © Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

História dos Óscares | Que artistas rejeitaram a estatueta dourada?

1 de 6

No decurso da temporada de prémios 2020/2021, revisitamos a história dos Óscares para descobrir que artistas rejeitaram a estatueta dourada.

Parece impensável nos dias de hoje alguém recusar um Óscar. Inevitavelmente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood parece já saber de antemão quem não quer esse tipo de reconhecimento, por muito prestigioso que seja. São muitos os artistas que dizem não querem lá saber dos Óscares para nada, mesmo que no final de contas, também tenham um pequeno interesse.

As opiniões divergem, mas na MHD temos a certeza que ao falarmos de Óscares estamos a falar de prémios que servem de recompensa a tantas horas de trabalho, a tantos dias sem dormir e a pensar. São a recompensa por um trabalho artístico, mais até do que ser eleito empregado do mês em qualquer outra profissão. Na maioria dos casos, e como bem sabemos, vencer um Óscar significa receber vários telefonemas com novas propostas em cinema e televisão.

Awards Season Academia
Óscares da Academia © LibreShot

Os Óscares não são apenas um programa de entretenimento com indivíduos do mundo da sétima arte vestidos a rigor. Os Óscares são também um abrir de portas ao futuro, ao próximo emprego, algo ainda mais surpreendente quando falamos de atores de terceira idade. Para isso, poderemos olhar para a carreira de Glenn Close – nomeada a 8 prémios da Academia e atualmente com 73 anos -, de Meryl Streep – a atriz mais nomeada aos Óscares em 21 vezes -, ou até Anthony Hopkins – o mais velho nomeado na categoria de Melhor Ator e que no ano passado havia sido nomeado a Melhor Ator Secundário por “Dois Papas”. Nenhum deles quer ceder à reforma e prova estar ansioso por continuar a trabalhar.

De qualquer forma, muitos espectadores não se devem lembrar, mas no passado vários talentosos artistas, todos grandes nomes do cinema americano recusaram a estatueta dourada. Nenhum deles subiu ao palco do Dolby Theatre para receber o galardão. Aliás, qual a necessidade de colocar as mãos em cima de um homem com espada de cruzado revestido de ouro? Muita maçada teriam de ir aos correios e enviar um envelope almofadado com um Óscar lá dentro com destino para o local originário.

Na MHD não só celebramos quem já recebeu estatuetas douradas e os seus discursos, mas queremos também viajar no tempo e conhecer quem recusou Óscares. Em mais de 2.000 vencedores até ao momento somente 3 pessoas rejeitaram o seu Óscar, embora uma dessas pessoas tenha aceite a sua estatueta anos depois. Quem recusou o Óscar? Dois deles foram atores, um deles argumentista, mas todos com o currículo de causar inveja a muitos. Ironicamente, por muito que tenham rejeitado, o prémio não foi para um potencial vencedor do segundo lugar, teria sido justo talvez. As regras da AMPAS não funcionam como noutros tipos de concursos.

Segue agora com as setas para descobrires por ordem cronológica – do mais antigo para o mais recente – quais os artistas que recusaram Óscares da Academia. Por mais estranho que pareça temos vários discursos no palco do Dolby Theatre.

1 de 6

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1359 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.