Pedro Almodóvar com o seu Leão de Ouro Honorário © RTVE ES

Pedro Almodóvar estreia-se no western…e com um português

Pedro Almodóvar vai dirigir ‘Extraña Forma de Vida’, — inspirado no tema de Amália — um western com Ethan Hawke e o chileno Pedro Pascal como protagonistas, mas com o português José Condessa no elenco. Trata-se de uma média-metragem, que será rodada em Almería, nos estúdios construídos por Sergio Leone, na década de 60.

Pedro Almodóvar (‘Mães Paralelas’) anunciou ontem, através de comunicado da sua produtora El Deseo, os protagonistas e uma breve sinopse do seu novo filme: ‘Extraña Forma de Vida’, uma média-metragem em inglês — tal como A Voz Humana , com Tilda Swinton — mas agora com o actor texano Ethan Hawke, como protagonista. Um dos actores do elenco deste novo filme do realizador espanhol vai ser o português José Condessa (Gabriel). O elenco para além do actor português e do chileno Pedro Pascal — visto recentemente na série da Disney+ ‘The Mandalorian’ e em O Peso Insuportável de Um Enorme Talento‘, — nos papéis mais importantes, conta ainda com Jason Fernández (‘Liberty’, filme e série de Enrique Urbizu), o manequim-actor George Steane (que apareceu na curta-metragem ‘Cruising’, de Valentino R. Sandoli), Manu Ríos (um actor da moda graças à série ‘Elite’ ), Pedro Casablanc e Sara Sálamo. 

José Condessa
Um dos actores do elenco do novo filme do realizador espanhol, vai ser o português José Condessa (’Gabriel’). ©TVI

A sinopse, divulgada pela El Deseo, a produtora dos irmãos Almodóvar, diz: Um homem atravessa a cavalo o deserto que o separa de Bitter Creek. Ele vem visitar o xerife Jake. Vinte e cinco anos antes, tanto o xerife quanto Silva, o fazendeiro que vai ao seu encontro, trabalharam  juntos como pistoleiros. Silva vem sob o pretexto de se reunir com seu amigo de juventude e eles vão realmente comemorar o seu reencontro. Porém, na manhã seguinte o xerife Jake diz que o motivo da sua viagem não é a memória de sua antiga amizade…’ Almodóvar acrescentou ainda à sinopse que: ‘Não posso falar mais para não revelar todas as surpresas deste argumento’. O realizador espanhol há uns anos atrás já se tinha interessado em adaptar ‘Agora ou Nunca’ (no original ‘The Man Who Fell in Love With the Moon’), o romance de Tom Spanbauer  sobre um hesitante despertar para a sexualidade e os mistérios da vida do jovem Rigby John –— um romance aliás repleto de personagens queer, como aqueles que povoam a filmografia do autor de ‘Tudo Sobre a Minha Mãe’.

Lê Também:
Moon Knight, primeira temporada em análise
Ethan Hawke tesla Moon Knight
O texano Ethan Hawke vai trabalhar pela primeira vez com Pedro Almodóvar. ©Millennium Media

‘Estranha Forma de Vida’ alude também para o famoso fado de Amália Rodrigues, cuja a letra sugere que não há existência mais estranha, do que aquela que se vive de costas para os próprios desejos’, continuou Almodóvar. ‘Vamos filmar no deserto de Tabernas, em Almería, exactamente na cidade que Sergio Leone construiu há cinquenta anos atrás para filmar a sua ‘trilogia dos dólares’, com Clint Eastwood”, conclui. A ‘Trilogia dos Dólares’ (é também conhecida como ‘Trilogia do Homem Sem Nome’, foi uma série composta por três filmes western spaghetti dirigidos pelo grande Sergio Leone. Os filmes são intitulados Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965), ’Aconteceu no Oeste’ (1966) e ainda ‘O Bom, o Mau e o Vilão’. Foi aí também que posteriormente foram filmados, vários outros filmes — inclusive publicitários — nomeadamente o divertido ‘800 Balas’, de Álex de la Iglesia, realizador cuja a sua primeira longa-metragem, ‘Acção Mutante’ (1993), foi produzida pelos irmão Almodóvar. A marca ‘Saint Laurent by Anthony Vaccarello’ será a responsável pelos figurinos desta média-metragem, além de ser também produtora associada, de acordo com o comunicado que alterou também ligeiramente o calendário de filmes em pré-produção, do realizador espanhol, anunciado há meses atrás pelo El Deseo e que inclui-a por exemplo as muito aguardadas rodagens da adaptação de ‘Manual para Mulheres de Limpeza,’ de Lucia Berlin, com Cate Blanchett como atriz principal e co-produtora. 

Lê Também:
HBO junta Pedro Pascal e David Harbour em série

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

José Vieira Mendes has 555 posts and counting. See all posts by José Vieira Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.