New Order no último dia do Primavera Sound porto 2023 | © David Passos / MHD

Primavera Sound Porto | A True Faith inacabada de New Order

No último dia do Primavera Sound Porto 2023, os New Order exibiram uma prova indisputável de profissionalismo, quando o seu set ficou para sempre incompleto perante um problema técnico. Não obstante, os gigantes levaram o alinhamento do concerto até ao fim! 

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | Os intemporais Sparks

Não fosse a chuva intensa que perturbou a 10ª edição comemorativa do Primavera Sound Porto em 2023 – que se apresentou com um recinto maior e um dia adicional – podíamos estar aqui simplesmente a falar do nostálgico e irrepreensível concerto dos New Order no Palco Vodafone, no último dia do certame.

Todavia, chuva mole em pedra dura e tudo o mais, e eis que a chuva copiosa que caiu durante os primeiros dois dias do festival acabou por fazer uma vítima – o sistema de som dos New Order. Já volvida uma hora de um grande e sólido concerto, eis que os New Order entoavam a sua grande música “True Faith”, quando subitamente todo o som do palco se desligou.

New Order no Primavera
© David Passos / MHD

Sabemos agora que a icónica banda britânica de pop alternativa/ eletrónica sofreu um problema no sistema que amplifica o som em palco, muito possivelmente causado pela chuva que caiu sob o equipamento. Passados alguns minutos, a banda regressou ao palco e tentou, começar uma vez mais, a tocar a sua “True Faith”. Lamentavelmente, passado menos de um minuto, e à medida que a banda chegava uma vez mais ao refrão, eis que tudo voltou a cair.

Lê Também:   Primavera Sound Porto | A narrativa rica de Pet Shop Boys

Dez minutos e muita frustração visível depois, a banda conseguiu retomar o seu set e acabá-lo com algum atraso – a este ponto, os Blur deveriam estar a começar no palco Porto, mas sabiamente a organização adiou um pouco a sua performance – e ainda com tempo para tocar mais alguns êxitos. Todavia, a mágica “True Faith” nunca teve direito a ser acabada, com a banda a passar para outro grande êxito no alinhamento – “Blue Monday“.

Apesar dos dissabores, o concerto dos New Order não deixou de ser marcado por inúmeros momentos altos, como por exemplo a prestação de êxitos como  “Age of Consent” ou “Bizarre Love Triangle”. No final do alinhamento, e como é habitual, os New Order prestaram homenagem à banda extinta Joy Division, interpretando “Love Will Tear Us Apart”. Para os mais distraídos, a mítica banda de punk/ new wave Joy Division apenas esteve no ativo entre 1976 e 1980, até ao suicídio do vocalista Ian Curtis aos 23 anos de idade. Em 1980, os restantes membros da banda lamberam as feridas o melhor que puderam, criando os New Order – um grupo revolucionário que casou o post-punk com a música eletrónica de formas inesperadas e influentes.

Não obstante todos os problemas técnicos desta prestação no último dia do Primavera Sound Porto 2023, é sempre um privilégio assistir a um concerto dos New Order.

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | Blur conquistam a cidade

O Primavera Sound Porto já tem datas para 2024, entre os dias 7, 8 e 9 de junho. Costumas visitar o Parque da Cidade durante o evento? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *