Primavera Sound Porto 2023 - Sparks (Ron Mael)|©Hugo Lima

Primavera Sound Porto 2023 | Os intemporais Sparks

No último dia do Primavera Sound Porto 2023, o duo pop “Sparks” subiu ao palco ao final da tarde perante alguns fãs de longa data e muitos curiosos que rapidamente se renderam ao seu estupendo concerto. 

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | St. Vincent e o seu Daddy

Não sendo uma banda incrivelmente conhecida, o duo dinâmico “Sparks”, composto pelos irmãos de Los Angeles Ron e Russell Mael, desfruta de uma longevidade absolutamente rara. Já na casa dos 70, os manos continuam a mostrar a sua estrondosa capacidade para criar músicas singulares, repletas de influências distintas, do Pop à Eletrónica, da Alternativa ao R&B e de tudo um pouco. A dupla, acompanhada por um grupo de músicos jovens, apresentou um alinhamento carregado de músicas, compostas entre 1966 e 2023.

 

 

Totalmente insano, tendo em conta que a maioria das bandas que atingem tal longevidade fazem-no à custa de se tornarem quase bandas de covers da sua própria carreira. Não os “Sparks”, que vieram efetivamente a Portugal promover um novo álbum. Com 77 e 74 anos de idade, nada pára os membros originais do grupo, que depois de lançarem em 2021 a excelente banda-sonora do filme “Annette” (inequivocamente o melhor elemento do filme), deitaram também cá para fora um novo álbum em 2023.

Dos arranjos musicais sofisticados às letras divertidas e repletas de referências cinéfilas e à cultura pop, os Sparks apresentaram-se no Palco Porto com um nível de energia invejável e que tão depressa não será esquecido. Animaram toda a plateia, dos fãs ávidos aos desconhecedores, colocando todos a entoar os seus refrões repletos de hooks capazes de entrar pelas nossas mentes adentro.

Foi precisamente pela banda sonora de “Annette” que o concerto começou, com a inaugural “So May We Start” (no filme interpretada pelo elenco da obra e pelos Sparks, entre eles Adam Driver e Marion Cotillard). Ao longo de uma apresentação breve mas memorável, os Sparks foram viajando por uma discografia muito longa, revisitando um total de 11 álbuns(!!).

Foram naturalmente os temas mais antigos que recolheram o maior entusiasmo entre os fãs de Sparks, com destaque para a grande prestação de “This Town Ain’t Big Enough for Both of Us”,  hino de rock progressivo de 1974, editado no álbum “Kimono My House”.

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | Rosalía regressa como MOTOMAMI
Sparks the girl is crying in her latte sad
“The Girl is Crying in Her Latte” e outros devaneios maravilhosos com Sparks |©Hugo Lima/Primavera Sound

Todavia, o mais recente trabalho, lançado já no ano de 2023 – “The Girl Is Crying in Her Latte”  (o seu estupendo 26º álbum, lançado em maio, marcado pelo sarcasmo e rock eletrónico experimental) – foi recebido com entusiasmo por parte do público, com tempo para ser interpretado o irónico tema titular do disco (que repete, uma e outra vez, “so many people are crying in their latte” e ainda os temas “We Go Dancing” e “Nothing Is as Good as They Say It Is”, músicas tão fortes quanto as suas mais antigas. Com 57 anos de carreira, os Sparks são tão sólidos e interessantes agora quanto o eram há meio século. Provavelmente, contam-se pelos dedos de uma mão as bandas que podem dizer o mesmo.

 

Perante o palco principal do Primavera Sound Porto, fica o sentimento de assistir a um concerto histórico, um concerto especial, com legado, e um espetáculo que esperamos poder ver replicado em breve.

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | A alegria pura de Arlo Parks

O Primavera Sound Porto já tem datas para 2024, entre os dias 7, 8 e 9 de junho. Vais marcar presença? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *