Primavera Sound Porto | A narrativa rica de Pet Shop Boys

Por ocasião de 9 de junho, terceiro dia do Primavera Sound Porto 2023, os Pet Shop Boys, grande grupo influente de synth-pop. apresentaram-se como os grandes cabeças de cartaz. 

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | Os intemporais Sparks

Certos grupos têm uma qualidade intemporal no que diz respeito à sua influência e públicos. Os Pet Shop Boys são exatamente esse tipo de duo, um que influenciou os rumos da pop e que continua a fazê-lo ainda hoje. Um grupo que existe fora do tempo, e que se apresenta com esta elasticidade temporal bem presente.

Perante um Palco Porto repleto, com faixas etárias da adolescência à terceira idade, o grupo britânico formado na Londres de 1981 e composto pelo vocalista Neil Tennant e pelo teclista Chris Lowe, brindou-nos com uma viagem ao seu imaginário musical.

Pet Shop Boys em Portugal 2023
A apresentação em palco dos Pet Shop Boys ©Hugo Lima/ Primavera Sound Porto 2023

Com uma teatralidade quase evocativa do teatro musical, Neil e Chris começaram o espectáculo sozinhos em palco, num setting memorável, no qual inicialmente dispensaram a sua banda. Dissimuladamente simples, apresentaram-se em palco com uma configuração composta por dois postos de luzes e um ecrã de leds, envergando capacetes futuristas que escondiam as suas faces. juntamente com óculos de sol e gabardines futuristas que criaram, desde logo, um ambiente muito específico.

Eis que esta nota de retro-futurismo depressa nos convidou para uma viagem através do tempo, espaço, do pecado e do amor. E assim se constrói a narrativa da próxima hora e pouco de concerto. Uma narrativa ilustrada através de criativos leds que exibem, canção após canção, a história de uma longa colaboração musical.

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | A primeira vez de Halsey em Portugal

Naturalmente, o repertório foi todo ele recebido com entusiasmo, mas certas canções destacaram-se no que à reação do público diz respeito. Certas canções da banda são icónicas ao ponto de atravessarem gerações e serem reinventadas uma e outra vez. Por outro lado, os próprios Pet Shot Boys também têm algumas covers memoráveis.

Num alinhamento que começou com a energética e sarcástica “Suburbia”, e ao longo de vinte temas interpretados, destacam-se alguns inevitáveis pontos altos, como, mais para o início, a já habitual cover eletro-pop de “Where the Streets Have No Name”, uma música dos U2 que só ganha com a interpretação deste duo maravilha; ou, como não podia deixar de ser, o maravilhoso hino “It’s a Sin”, que levou até o público mais velho ao rubro no final do alinhamento. Não é razão para menos, não é este um dos grandes hinos pop dos nossos tempos?

Outros momentos altos vão para “West End Girls” e “Being Boring”, as canções do Encore, ou ainda para a muito aclamada cover “You Were Always on My Mind”. Feitas as contas, esta viagem musical contou com mais canções do popular álbum “Please”, lançado em 1986. Todavia, esta foi uma jornada equilibrada por uma carreira prolífica e com um alcance intergeracional. Que assim continue a sê-lo!

Lê Também:   Primavera Sound Porto 2023 | Blur conquistam a cidade

O Primavera Sound Porto já tem datas para 2024, entre os dias 7, 8 e 9 de junho. Já pensas em voltar? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *