Quentin Tarantino revela porque considera este realizador tão ” Vital para o Cinema”
Stanley Kubrick deixou uma importante marca na sétima arte e quem o diz é o lendário Quentin Tarantino.
Sumário:
- Quentin Tarantino é mais que um realizador, é um crítico com plena noção da sétima arte;
- O realizador de “Pulp Fiction” e “Reservoir Dogs” costuma revelar a sua opinião sobre o cinema com frequência;
- Para Quentin Tarantino, o lendário Stanley Kubrick foi vital para o cinema nos anos 70.
Quentin Tarantino é um dos realizadores mais influentes e aclamados de Hollywood. Entre os seus principais filmes destacam-se “Pulp Fiction” (1994), “Reservoir Dogs” (1992), “Kill Bill Vol 1 e 2” (2003 e 2004), “Sacanas Sem Lei” (2009), “Django Unchained” (2012), “The Hateful Eight” (2015) e “Era Uma Vez em… Hollywood” (2019). Já entre os seus principais prémios estão dois Óscares de Melhor Argumento Original por “Pulp Fiction” e “Django Unchained”, dois Globos de Ouro pelos mesmos filmes e a Palma de Ouro no Festival de Cannes por “Pulp Fiction”.
Quentin Tarantino planeia realizar apenas mais um filme antes de se reformar para se dedicar à literatura. Enquanto isso, já lançou o livro “Cinema Speculation”, onde explora a sua paixão pelo cinema e analisa filmes que o influenciaram, além de partilhar as suas opiniões em entrevistas. Como foi o caso sobre este importante realizador.
Uma filmografia que ficou na história
Numa entrevista à Rolling Stone em 2003, Quentin Tarantin revelou considerar que muitos dos realizadores dos anos 70 perderam vitalidade ao se concentrar na quantidade em vez da qualidade, ficando “cinzentos e letárgicos”.
Embora não seja “o maior fã de Kubrick”, Quentin Tarantino reconhece que o realizador manteve a sua relevância porque só fazia filmes quando realmente lhe importavam, evitando assim o desgaste que afetou outros realizadores da sua geração – “é por isso que foi vital, fazia filmes quando eles se revelavam importantes para ele”.
Stanley Kubrick teve um impacto marcante na história do cinema com obras como “Shining”, “Laranja Mecânica”, “De Olhos Bem Fechados”, “Nascido para Matar”, “Dr. Strangelove”, “Spartacus” e “2001: Odisseia no Espaço”. Os seus filmes são amplamente estudados e analisados em cursos de cinema em todo o mundo.
Concordas com o realizador? Qual é o teu filme favorito de cada realizador mencionado?