Crédito editorial: Denis Makarenko / Shutterstock.com (ID: 43676548)

Os 10 filmes que copiaram Pulp Fiction (Quentin Tarantino)

“Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino, é um dos melhores filmes de sempre. É tão icónico que outros 10 filmes imitaram a genial ideia. 

Pulp Fiction” (1994), “Sacanas sem Lei” (2009), “Reservoir Dogs” (1992), “Era uma vez em Hollywood” (2019), “Kill Bill Vol.1” (2003), “Django Unchained” (2012), entre muitos outros, tornaram Quentin Tarantino num dos melhores realizadores da história do cinema.

Lê Também:   O polémico realizador europeu que inspirou Quentin Tarantino

Não realiza filmes com frequência mas quando o faz, são sucessos instantâneos. Além de ser um notável realizador, é um aviso consumidor da sétima arte, sempre pronto para dar a sua opinião – o western favorito, a comédia romântica perfeita, o filme de contracultura idealseu filme menos favoritoremake que menos gosta, a comédia romântica que o fez chorar, os filmes favoritos de sempre e o polémico realizador europeu que o inspirou.

Lê Também:   Nova atualização do Whatsapp vai mudar a forma como usamos a aplicação

Da mesma forma é um realizador muito apreciado em toda a indústria, talvez até demasiado. Estes 10 filmes foram buscar demasiada inspiração a “Pulp Fiction”. 

2 DAYS IN THE VALLEY (1996)

Realizado por John Herzfeld e protagonizado por Danny Aiello, Greg Cruttwell, Jeff Daniels, Teri Hatcher, Glenne Headly, Peter Horton, James Spader e Charlize Theron, “2 Days in the Valley” foi buscar (muita) inspiração à obra prima de Quentin Tarantino.

Lê Também:   Este é o belo LEGO sobre um dos mais reconhecidos símbolos do Reino Unido

O ponto mais óbvio entre os dois filmes é a narrativa. Este filme tenta também explorar uma série de pontos complexos entre as personagens, dos mais variados meios, como acontece em “Pulp Fiction”.




THURSDAY (1998)

Mais um filme que tentou imitar a narrativa e a complexidade de “Pulp Fiction”. O filme segue um dia na vida caótica de Casey Wells, um traficante.

Lê Também:   LEGO continua a investir em Portugal e surpreende os fãs!

“Thrusday” tinha tudo para se destacar por si só mas a tentativa rebuscada de imitar o filme de Quentin Tarantino deixou este filme com a sensação que faltou algo mais.




GET SHORTY (1995)

Até tem John Travolta no elenco mas nem assim este filme conseguiu alcançar metade do sucesso de “Pulp Fiction”.

Lê Também:   Este foi o icónico filme que ensinou Tom Hanks a ser ator

Ainda assim, de todos os filmes, foi um dos que conseguiu ir buscar a inspiração a “Pulp Fiction” e aproveitar da melhor maneira os seus recursos. Uma narrativa exemplar e uma sátira à Hollywood deram lhe um certo brilho.




THE BOONDOCK SAINTS (1999)

Este filme protagonizado por Sean Patrick Flanery e Norman Reedus segue dois gémeos na sua jornada de vigilantes com muita violência à mistura.

Lê Também:   Grandes Filmes na TV | Semana de 22 a 28 de Janeiro

O filme foi bem concebido à sua maneira e ponto em que se compara com “Pulp Fiction” é o público. Mas esta imagem acima exibida faz lembrar algo, não faz?




SMOKIN’ ACES (2006)

Do realizador Joe Carnahan e protagonizado por Ryan Reynolds, Ray Liotta, Morgan Freeman, Ben Affleck, Alicia Keys, Joseph Ruskin, Alex Rocco, Wayne Newton e Jeremy Piven, “Smokin’ Aces” é um filme cheio de adrenalina à imagem de “Pulp Fiction”.

Lê Também:   O melhor filme de ficção científica de 2023 acabou de chegar à Disney Plus

Mas não é só isso. Também vai buscar inspiração à violência, o humor e a narrativa complexa.




LUCKY NUMBER SLEVIN (2006)

Crime, vingança e plot twists, é assim que se pode descrever “Lucky Number Slevin”. Realizado por Paul McGuigan e com um elenco de luxo – Josh Hartnett, Bruce Willis, Lucy Liu, Morgan Freeman, Ben Kingsley e Michael Rubenfeld, este filme é muitas vezes apelidado da cópia “barata” de “Pulp Fiction”.

Lê Também:   Estes três icónicos atores estão noutro “patamar” para Christopher Nolan



BULLET TRAIN (2022)

Apesar de ser o filme mais recente desta lista consegue ir buscar certas nuances a “Pulp Fiction”. O filme protagonizado por Brad Pitt, Sandra Bullock, Brian Tyree Henry e Aaron Taylor-Johnson segue a inspiração de Quentin Tarantino no que toca à representação da violência e do uso do humor.

Lê Também:   Esta obra prima de Ridley Scott acaba de chegar à Prime Video



GO (1999)

Mais um filme que tenta imitar descaradamente a obra prima de Quentin Tarantino. Protagonizado por Katie Holmes, Sarah Polley, Taye Diggs, Timothy Olyphant e Melissa McCarthy, “Go” tenta replicar um pouco de todo, da narrativa à banda sonora.

Lê Também:   Nova atualização do WhatsApp vai acabar com um dos maiores problemas dos utilizadores



PAWN SHOP CHRONICLES (2013)

Com Paul Walker, Matt Dillon, Brendan Fraser, e Elijah Wood, “Pawn Shop Chronicles” segue os absurdos eventos que acontecem numa loja de penhores. Com muita violência e humor negro à mistura, este filme foi buscar inspiração à forma como a narrativa de “Pulp Fiction” se desenrola.

Lê Também:   Esta série com 93% no Rotten Tomatoes acaba de ser cancelada na Apple TV+



UM MAL NUNCA VEM SÓ (1998)

Realizado pelo icónico Guy Ritchie, que também trouxe “Snatch – Porcos e Diamantes”, o incrível “Lock, Stock and Two Smoking Barrels” junta Jason Statham e Vinny Jones num filme quem tem tanto de comédia como de ação. O filme ficou conhecido pelo seu diálogo, estilo e pela narrativa que cruza várias histórias. 

Lê Também:   O icónico Roger Moore revelou qual é o “pior James Bond”

Já viste estes filmes? Encontrastes as semelhanças?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *