A recomendação da NSA sobre desligar ou não o telemóvel
Desligar os aparelhos não é uma questão de agora. Muitas vezes para poupar energia mas agora por questões de segurança. Eis o que NSA diz sobre o assunto.
Sumário:
- Desligar os dispositivos é uma prática muito antiga, muitas vezes utilizada para poupar energia;
- Por norma as televisões e os computadores são os aparelhos mais “sacrificados”;
- A NSA explica que é importante desligar também o smartphone por questões de segurança.
Já é prática comum desligar vários aparelhos em casa, muitas vezes por questões de poupança de energia, sendo que a televisão é na maioria dos casos a “grande escolhida” para ser desligada. O consumo energético é sempre o maior fator para o consumidor desligar ou não um determinado aparelho, como também é o caso do computador.
Por exemplo, a decisão entre desligar o computador ou deixá-lo ligado depende do uso e das necessidades individuais. Quando se desliga o computador, poupa-se eletricidade e permite-se que a máquina descanse, além de possibilitar a instalação de atualizações pendentes. No entanto, ligar e desligar constantemente pode causar desgaste. Por isso há também a solução em deixar em modo de repouso.
Mas nem sempre é por questões de energia. Uma das maiores entidades de segurança do mundo, a NSA (Agência de Segurança Nacional), dos Estados Unidos da América, explica que deves desligar o telemóvel pelo menos uma vez por semana por questões de segurança.
Qual é o principal motivo para desligar?
Para proteger melhor o smartphone, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) recomenda desligá-lo e voltar a ligá-lo pelo menos uma vez por semana. Embora esta prática não impeça totalmente ataques, pode dificultar a ação de hackers, que têm à disposição uma variedade de técnicas para comprometer a segurança dos dispositivos, como malware, phishing e spyware.
Num relatório intitulado Mobile Device Best Practices, a agência de segurança explica porquê – “as ameaças aos dispositivos móveis são mais prevalentes e estão a aumentar em termos de âmbito e complexidade”.
Mas claro, os truques de segurança não ficam por aqui, há muito mais que podes fazer.
Para aumentar a segurança dos smartphones, a NSA recomenda algumas práticas importantes como manter o dispositivo atualizado, descarregar aplicações apenas de lojas oficiais, evitar clicar em links ou abrir anexos suspeitos em e-mails ou mensagens de texto, ter cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas e desligar o Bluetooth quando não estiver em uso, evitando conexões não autorizadas.
Além disso, e dos mais importantes, é proteger o smartphone com um código de acesso seguro, complementando com métodos biométricos, como impressão digital ou reconhecimento facial, para maior proteção. Por fim devemos também considerar os serviços de localização, que devem ser desativados para reduzir o risco de procura não autorizada.
Costumas ter esta prática?
Eu não desligo porque posso receber chamadas urgentes.
Vá que alguém precisa de ajuda?
O smarphone, não deixou de ser um telefone.
Acho que seria mais importante desligar a internet durante a noite e algures durante o dia um reboot.
Por norma as televisões e os computadores são os aparelhos mais “sacrificados”;
Não confundamos televisor com televisão. Televisor é o aparelho que nos mete a televisão em casa.
Cumprimentos