Foto de David Passos / © MHD

Rock in Rio Lisboa 2022 | Bárbara Tinoco

Uma estreia em grande nos palcos de um festival de verão! Assim sendo, o Rock in Rio Lisboa 2022 acolheu a Bárbara Tinoco, e o público respondeu com entusiasmo. 

Em 2018, a Bárbara Tinoco dava-se a conhecer a Portugal, através do programa televisivo “The Voice”. Com a interpretação de “Jolene”, da Dolly Parton, a cantora acabou por não convencer o júri. Contudo, após a sua prova cega, foi desafiada a cantar um tema original. Momentos depois, ninguém ficou indiferente à sua canção, intitulada “Antes Dela Dizer que Sim“. A partir daí, a sua voz ecoou em todos os cantos, rádios e televisões. Com um talento único, escreve sobre diversos temas, entre a saudade, a alegria, o amor e a tristeza. Em cada um deles, refletimos um pouco de nós, assim como a Bárbara Tinoco fez ao escrever as suas canções, com alma e amor.

Lê Também:
Melhores Álbuns da Década 2010-2019

Nesse sentido, o Rock in Rio Lisboa 2022 acolheu a cantora, sendo a sua primeira experiência num festival de verão. Com um repertório sólido, a cantora apresentou-se com uma indumentária arrojada em tons de roxo, digna de alguém que não tem medo de mostrar o que realmente é. O seu penteado também merece a devida atenção, adornado com flores roxas. Ao seu lado, a sua equipa de músicas também estavam vestidos a rigor, com uma paleta de cores semelhante, entre tons laranjas e roxos. Além disso, o palco condizia com as cores apresentadas, com pequenas estátuas de gatos roxos e balões brancos. Assim sendo, o público respondeu à entrada da simpática, e sempre sorridente, Bárbara Tinoco.

Com alguma timidez, o público só despertou com a música “Sei lá“. Antes do início da música, a cantora explicou as razões que a levaram a compor a música. Assim sendo, começa por dizer, “Estava numa altura muito triste da minha vida. E se forem como eu, gosto de levar a tristeza ao máximo, por-me debaixo de um chuveiro e ouvir aquelas músicas mesmo tristes.”. Sendo uma das músicas mais conhecidas da cantora, o público acompanhou de início ao fim, sem perder uma nota ou uma palavra. Houveram mais canções com direito a explicações, nomeadamente, “Advogado”, “Carta de Guerra” e “Tragédia”.

Rock in Rio Lisboa
Foto de David Passos / © MHD

Em “Carta de Guerra”, a cantora explica que compôs esta canção em homenagem aos seus avós, que estão casados há 50 anos. Acrescenta ainda, que os seus avós são as pessoas mais portuguesas de Portugal. Assim sendo, explica, “A minha avô chama-se Maria e é costureira. O meu avó fez várias coisas, tendo também combatido na guerra do ultramar”. Nesse sentido, a cantora diz, “na época em que o meu avó estava fora de Portugal, eles trocavam várias cartas. A minha avô tirava fotografias, do peito para cima, com o seu cabelo arranjado e com o seu melhor batom.”. Em tom emocionado, a cantora revelou que deseja ter um amor semelhante, que seja recordado pelos seus futuros “netinhos”.

Ao contrário da canção anterior, a cantora explica as razões de “Tragédia” com algum humor à mistura. Nesse sentido, a Barbára Tinoco afirma que uma das maiores tragédias desta vida são os tampões. O público reagiu com uma gargalhada geral. Em seguida, a cantora finaliza a explicação ao dizer, se “já ouviram alguma mulher dizer, ah já está naquela altura do mês outra vez!”. Desta vez, a gargalhada foi maior.

Lê Também:
TOP 12 | As melhores participações de Portugal na Eurovisão

Durante o concerto, também houve tempo para um momento romântico e pessoal, entre a cantora e o seu namorado, o Bichinho, prontamente apresentado à “malta”. Assim sendo, e pela primeira vez, a dupla cantou uma canção escrita por ambos. Sempre de olhos postos um no outro, foi um momento belo e ternurento que certamente ficará na memória de ambos.

Assim sendo, e da mesma maneira que começou, a cantora finalizou o concerto com a canção “Antes Dela Dizer que Sim”. Por isso pegou na guitarra, e mostrou ao público presente na Galp Music Valley, todo o seu talento. Infelizmente, o seu concerto tinha um tempo estabelecido, mas o público ansiava por mais canções, sendo que as primeiras linhas de pessoas gritavam “só mais uma”. No final de contas, a primeira vez é sempre marcante. Por isso, a Bárbara Tinoco irá recordar, com carinho, a sua primeira atuação no Rock in Rio Lisboa 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.