Ellie Goulding no RIR 2022 | ©Bleia/ Central de Video - RIR

Rock in Rio Lisboa 2022 | Ellie Goulding leva-nos do dia à noite

No segundo dia do Rock in Rio Lisboa, 19 de junho de 2022, a compositora e cantora britânica Ellie Goulding teve o infortúnio de se apresentar no Palco Mundo imediatamente depois do ‘Furação Ivete Sangalo”. Começou bem tímida, mas à medida que o dia deu lugar à noite operou-se uma transformação: Ellie soltou-se e o público respondeu em conformidade. 

Lê Também:
Rock in Rio Lisboa 2022 | Bárbara Tinoco

Ellie Goulding, cantora e compositora britânica que conta já com quatro discos de estúdio lançados e um novo álbum prestes a saltar cá para fora, visitou o Rock in Rio no segundo dia do evento. Pelas 21h00, e nestes dias perto do Solstício de Verão, parte do seu concerto decorreu ainda durante o dia. Ora, para a sua sonoridade maioritariamente eletropop e synth-pop, esta paisagem diurna acabou por dificultar um pouco a ligação entre artista e público – pelo menos no arranque da demonstração.

A cantora, que se apresentou em palco com um coro poderoso de três vezes a apoiá-la, mas também com alguns ‘coros enlatados’, parecia demonstrar no início do concerto alguma insegurança e medo de palco, talvez porque a noite foi para si e para o seu som mais benéfica; talvez porque depois das performances de David Carreira e Ivete Sangalo o recinto esvaziou temporariamente enquanto as famílias levavam a pequenada para casa e outros festivaleiros e festivaleiras procuravam um poiso onde jantar.

Palco Mundo RIR 19 junho
Ellie Goulding no Palco Mundo | ©Bleia/ Central de Video – RIR

O alinhamento do concerto também parecia mostrar alguns desequilíbrios  – há muitos meses que Ellie Goulding não dava um concerto inteiro e este foi um recomeçar de uma nova fase da carreira da artista que, embora tenha uma bonita voz com notas altas e vibrato, dificilmente é um monstro de palco como outras estrelas pop que passaram em edições recentes pelo Rock in Rio (como por exemplo Jessie J ou Katy Perry).

A lista de 21 canções tocadas ao longo de cerca de 1h15 centrou-se essencialmente no seu último álbum de originais –Brightest Blue – um disco que estreou em número 1 nas vendas na sua casa (Reino Unido). Todavia, a sua rotação noutros países da Europa e nos Estados Unidos da América passou um tanto mais entre as gotas da chuva e, por isso, sete músicas tocadas deste álbum acabaram por dificultar a sinergia com o outro lado. Ainda assim, Ellie Goulding, em geral pouco comunicativa entre músicas, não deixou de agradecer de forma calorosa o apoio do público, que se ia voltando a aproximar do Palco Mundo e iniciava um movimento energético ao som das músicas – mesmo das que lhes eram desconhecidas. 

Quando o dia deu lugar à noite, Ellie Goulding arrancou com a parte dos êxitos mais conhecidos e a sua timidez diminuiu de forma drástica (ao alimentar-se da energia mais vibrante que recebia da multidão). Passou pelos êxitos das suas colaborações com Calvin Harris, como Outside e I Need Your Love. Já mais para o fim, começou até a deixar transparecer, com mais pujança, o seu próprio poder vocal e a deitar cá para fora algumas notas longas.

Chegada a altura de cantar Love Me Like You Do, o seu maior single de sempre, que chegou quase aos 2 milhões de vendas no Reino Unido, por ocasião da sua participação na banda sonora de “As 50 Sombras de Grey”, Ellie já tinha agarrado inteiramente o público (em grande parte) adolescente que se dirigiu ao Rock in Rio Lisboa 2022 para ver David Carreira e os BEP.

Fãs de Ellie Goulding RIR
Fãs da filantropa e ecologista Ellie Goulding na primeira fila do Rock in Rio Lisboa 2022 |Ellie Goulding no Palco Mundo | ©Bleia/ Central de Video – RIR

Para um fim seguro ficou “Burn”, de 2013, o segundo maior single da sua carreira (e o seu primeiro número no UK). Ellie Goulding pode não ter incendiado o Parque da Bela Vista, mas quando se despediu tinha já, pelo menos, deixado uma faísca.

A passagem pelo RIR 2022 serviu também para anunciar que a sua nova música chega em julho. A cantora prometeu, numa entrevista prévia no ano passado, um novo disco de música pop electrónica.

Estiveste presente no concerto de Ellie Goulding? Voltarás para este segundo fim de semana do Rock in Rio Lisboa 2022? 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 441 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.