Titane © NOS Audiovisuais

Screenings Funchal | Programação Completa para Outubro 2021

Os Screenings Funchal apresentam um conjunto de filmes, de diferentes temáticas, com um olhar bastante feminino e que vale a pena descobrir em outubro.  

O primeiro grande mês de outono chega com grandes estreias nas salas de cinema do Funchal. Os Screenings Funchal trazem alguns dos melhores filmes passados por festivais nacionais e internacionais nos últimos tempos e, a maioria deles, protagonizados por mulheres.

Além de contar a sua epopeia cinematográfica com as exibições das últimas quatro partes de “A Flor”, o filme mais longo da história do cinema argentino, os Screenings Funchal exibem “A Voz Humana”, realizado por Pedro Almodóvar e protagonizado por Tilda Swinton. Além disso, há também espaço para a estreia de “Titane”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, realizado por Julia Ducournau e com Vincent Lindon e Agathe Rousselle nos principais papéis. Mas há mais filmes na programação dos Screenings Funchal para outubro, e que poderás descobrir neste nosso artigo.

Todas as sessões dos Screenings Funchal em outubro iniciam-se às 21h e o preço dos bilhetes poderá ser conhecido na bilheteira ou através da aplicação dos Cinemas NOS.

Entra na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão para conheceres todas as novidades dos Screenings em primeira mão. 




A Flor, 1, 8, 15 e 22 de outubro às 21h

Screenings Funchal
“A Flor” continua em exibição nos Screenings Funchal © Screenings

Uma gigantesca aventura épica filmada ao longo de 10 anos, uma experiência única, divertida e viciante. Um filme que presta homenagem à história do cinema (e ao gosto pela narrativa labiríntica à Jorge Luís Borges), através de seis histórias em oito actos inspirados em géneros diferentes e que podem ser vistos em separado. A primeira das histórias é uma espécie de série B. A segunda, um musical. A terceira é um filme de espionagem. A quarta história, uma meta-narrativa experimental onde as quatro actrizes principais interpretam actrizes que se viram contra o realizador e a sua elaborada estrutura narrativa. A quinta é uma homenagem a Jean Renoir. A sexta, passada no século XIX, é sobre mulheres cativas que retornam do deserto, dos índios, após muitos anos.

Curioso sobre o filme “A Flor”? Conhece todas as informações sobre esta epopeia de Mariano Llinás.




A Voz Humana, 2 de outubro às 21h

A Voz Humana
Tilda Swinton em “A Voz Humana” © El Deseo

Filme de 30 min, seguido de projeção de entrevista/conversa com Pedro Almodóvar e Tilda Swinton, de 48min – Uma mulher, uma mala e um cão. Enquanto ela espera que o seu ex-amante venha buscar as suas coisas, um tumulto emocional percorre-a e explode em todo o tipo de estados de sofrimento. Da raiva ao desprezo, ela enfrenta a mágoa de ser abandonada, tendo por seu único companheiro um cão que também perdeu o seu dono. Inspirado no monodrama homónimo escrito por Jean Cocteau em 1928, esta curta-metragem de Pedro Almodóvar nasce da natureza trágica e excêntrica que caracteriza a obra do cineasta e marca a primeira, e muito aguardada, colaboração entre o cineasta e Tilda Swinton.

A MHD já explorou todas as adaptações cinematográficas de “A Voz Humana”. Conhece quais os rostos que já deram a vida a uma mulher à beira de um ataque de nervos.




 Titane, 9 de outubro às 21h

titane
Titane/Festival de Cannes ©

Titane de Julia Ducournau fez história na última edição do Festival de Cannes ao ser o grande vencedor da Palma de Ouro. Num aeroporto, fiscais da alfândega encontram um jovem com o rosto dorido e inchado. Ele diz chamar-se Adrien Legrand, alguém que desapareceu há 10 anos. Para Vincent, o seu pai, um longo pesadelo acabou, mas com a chegada do rapaz, uma série de assassinatos macabros colocam a região sob tensão. Um filme desafiante de uma cineasta ousada que vem consolidar o papel cada vez mais predominante de mulheres cineastas no cinema de género.




As Andorinhas de Cabul, 16 de outubro às 21h

Screenings Funchal
As Andorinhas de Cabul © Films4You / Screenings

No Verão de 1998, o Afeganistão estava praticamente todo controlado pelos talibãs, a começar pela capital, Cabul. Mohsen e Zunaira são um casal de jovens namorados. Amam-se profundamente. E apesar da violência e da miséria que se vive no dia-a-dia, eles acreditam no futuro, no seu futuro. Mas um gesto tonto de Moshen vai virar a vida deles ao contrário. Um filme terrivelmente pertinente que captura com tremenda sensibilidade os dilemas de uma população encurralada.




A Ilha de Bergman, 23 de outubro às 21h

Festa do Cinema Francês
Vicky Kieps e Tim Roth em “Bergman Island” © Arte France Cinéma

Durante o verão, um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha a fim de escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao local que inspirou Bergman. À medida que o trabalho e o verão avançam, as linhas entre realidade e ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário. Um filme que esteve na competição principal do Festival de Cannes e conta com as incríveis Vicky Krieps, Mia Wasikowska e Tim Roth nos principais papeis.

“A Ilha de Bergman” é um dos destaques da Festa do Cinema Francês, que dedica uma retrospetiva à cineasta Mia Hansen-Løve.




Falling – Um Homem Só, 29 e 30 de outubro às 21h

Falling pris
©PRIS Audiovisuais

John Petersen vive em Los Angeles com Eric, seu companheiro de anos, e Mónica, a filha. Quando o pai, um homem tradicionalista e pouco tolerante que sempre vivera na província, começa a revelar sinais de demência, John percebe que é chegado o momento de o trazer para junto de si e da sua irmã Sarah. Mas, se a relação entre eles sempre fora conturbada, a doença vai dar origem a novos conflitos. Agora, apesar do que os separa, toda a família vai ter de encontrar um modo de recriar laços que possam tornar a convivência possível. Um drama sobre envelhecimento e necessidade de perdão que marca a estreia em realização do actor Viggo Mortensen, que também protagoniza.

Ansioso pelos Screenings Funchal em setembro? Fica atento a todas as notícias no Facebook oficial dos Screenings.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *