Anika Ekberg em "A Doce Vida" © Riama Film / Cineteca di Bologna / Reporters Associati

Screenings Funchal | Programação de Setembro 2020

1 de 5

Os Screenings Funchal seguem em setembro com filmes únicos e uma homenagem essencial nos Cinemas NOS do Fórum Madeira. 

Em setembro, os Screenings Funchal provam o porquê de serem o projeto cinematográfico mais importante da Região Autónoma da Madeira. Se agosto foi um mês de experiências mais independentes, onde foram exploradas as distintas individualidades espalhadas por diferentes países do mundo (Brasil, Japão, China, entre outros), o mês de setembro é um hino às dimensões utópicas e irreais da sétima arte com a aposta na cinematografia quase evangélica de Terrence Malick e em 3 obras essenciais da cinematografia de Federico Fellini.

Screenings Funchal
Cartaz promocional dos filmes de setembro dos Screenings Funchal © NOS / Leopardo / Screenings

Portanto, as sextas e sábados de setembro ficaram mais ricos no Funchal. O ponto de partida é “Uma Vida Escondida”, de Terence Malick sobre Franz Jägerstätter, um mártir alemão da II Guerra Mundial. É um filme importante que pretende escapar dos rótulos muita vezes vagos de associar todos os indivíduos alemães à ideologia Nazi. O filme estreou no LEFFEST de 2019 e conta com as últimas aparições no cinema de Michael Nyqvist e Bruno Ganz no grande ecrã.

No âmbito da reposição de algumas obras essenciais de Fellini, os Screenings Funchal apostam em “A Estrada” (1954), em “La Dolce Vita” (1960) e no devaneio artístico “Fellini 8 ½” (1963), estes últimos com o alter-ego de Fellini representado pelo elegante Marcello Mastroianni. Os três estão na lista dos melhores filmes alguma vez feitos pela revista britânica Sight & Sound e, agora, em versões restauradas chegam finalmente à Madeira. Uma oportunidade única para os madeirenses que não conhecem os filmes de Federico Fellini, que salvas excepções, quase nunca são exibidos no grande ecrã da RAM.

Lê Também:
European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

A Magazine.HD irá manter-te atualizado sobre todas as notícias relacionadas com os Screenings Funchal. Para ficares a conhecer toda a programação dos Screenings – atual e passada – poderás também entrar na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão. Se quiseres conhecer mais sobre os Screenings não percas a oportunidade de ler a nossa entrevista ao seu curador e programador.

Segue as setas a seguir para conheceres os filmes dos Screenings Funchal para setembro de 2020.

1 de 5

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *