Anika Ekberg em "A Doce Vida" © Riama Film / Cineteca di Bologna / Reporters Associati

Screenings Funchal | Programação de Setembro 2020

Os Screenings Funchal seguem em setembro com filmes únicos e uma homenagem essencial nos Cinemas NOS do Fórum Madeira. 

Em setembro, os Screenings Funchal provam o porquê de serem o projeto cinematográfico mais importante da Região Autónoma da Madeira. Se agosto foi um mês de experiências mais independentes, onde foram exploradas as distintas individualidades espalhadas por diferentes países do mundo (Brasil, Japão, China, entre outros), o mês de setembro é um hino às dimensões utópicas e irreais da sétima arte com a aposta na cinematografia quase evangélica de Terrence Malick e em 3 obras essenciais da cinematografia de Federico Fellini.

Screenings Funchal
Cartaz promocional dos filmes de setembro dos Screenings Funchal © NOS / Leopardo / Screenings

Portanto, as sextas e sábados de setembro ficaram mais ricos no Funchal. O ponto de partida é “Uma Vida Escondida”, de Terence Malick sobre Franz Jägerstätter, um mártir alemão da II Guerra Mundial. É um filme importante que pretende escapar dos rótulos muita vezes vagos de associar todos os indivíduos alemães à ideologia Nazi. O filme estreou no LEFFEST de 2019 e conta com as últimas aparições no cinema de Michael Nyqvist e Bruno Ganz no grande ecrã.

No âmbito da reposição de algumas obras essenciais de Fellini, os Screenings Funchal apostam em “A Estrada” (1954), em “La Dolce Vita” (1960) e no devaneio artístico “Fellini 8 ½” (1963), estes últimos com o alter-ego de Fellini representado pelo elegante Marcello Mastroianni. Os três estão na lista dos melhores filmes alguma vez feitos pela revista britânica Sight & Sound e, agora, em versões restauradas chegam finalmente à Madeira. Uma oportunidade única para os madeirenses que não conhecem os filmes de Federico Fellini, que salvas excepções, quase nunca são exibidos no grande ecrã da RAM.

Lê Também:   European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

A Magazine.HD irá manter-te atualizado sobre todas as notícias relacionadas com os Screenings Funchal. Para ficares a conhecer toda a programação dos Screenings – atual e passada – poderás também entrar na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão. Se quiseres conhecer mais sobre os Screenings não percas a oportunidade de ler a nossa entrevista ao seu curador e programador.

Segue as setas a seguir para conheceres os filmes dos Screenings Funchal para setembro de 2020.




Uma Vida Escondida, 4 e 5 de setembro às 21h

Leffest Uma Vida Escondida
“Uma Vida Escondida” (2019) de Terrence Malick |© Iris Productions/ NOS Audiovisuais

No princípio da década de 1940, com o avançar das tropas nazis, a Europa vive os seus dias mais negros. O agricultor Franz Jägerstätter leva uma vida tranquila com a mulher e as três filhas de ambos, na pequena localidade de Sankt Radegund (Áustria). Quando é notificado para incorporar o exército nazi para combater na Segunda Grande Guerra, recusa-se. Apesar de todas as pressões da Igreja, dos vizinhos e das autoridades, ele está convicto de que aquele conflito tem por base grandes injustiças e que milhões de pessoas sofrem às mãos de Hitler. Preferindo ser considerado traidor e pagar o devido preço, Franz não cede e é condenado à morte por traição. Enquanto isso, a mulher e filhas são ostracizadas por todos, tentando sobreviver sozinhas ao maior e mais trágico conflito da História.




A Estrada, 11 e 12 de agosto às 21h

Essencial Fellini
Giulietta Masina em “A Estrada” (1954) © Criterion

O filme que tornou célebre em todo o mundo o nome de Federico Fellini, e lhe deu o primeiro Óscar de Hollywood (para o melhor filme estrangeiro). A história de um casal de saltimbancos, a ingénua e pura Gelsomina e o brutal Zampanò, cego perante o amor da sua companheira. A morte dela será o início da sua redenção. A parábola cristã do perdão e da redenção num dos grandes momentos da história do cinema, por onde passa também a sombra de um Charlot trágico. Anthony Quinn é Zampanò, uma das suas mais míticas criações. .




La Dolce Vita, 18 e 19 de setembro, às 21h

filmes na tv
Marcello Mastroianni e Anita Ekberg em “La dolce vita” (1960) © Cineteca di Bologna

Outra Roma de Fellini, num filme para sempre lembrado pela arte de Anita Ekberg na Fontana di Trevi (ou a de uma estátua de Jesus a esvoaçar até ao Vaticano…). Mas o senhor desta Roma ébria é Mastroianni, exímio na criação de um jornalista dedicado à vida mundana dos ricos e famosos que se torna o nosso guia da cidade e das mulheres que a representam e que até nos conduz a aparições de Nossa Senhora. Aplaudido e amado universalmente há quase cinco décadas, deu quatro nomeações a Fellini nos Óscares, incluindo a de realizador e argumento (ganharia a estatueta pelo guarda-roupa) e a Palma de Ouro em Cannes.




Fellini 8 ½, 25 e 26 de setembro às 21h

Festa do Cinema Italiano
Fellini 8 1/2 | ©Cineriz

Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) é um realizador que está a tentar ultrapassar uma crise de inspiração. Durante uma estadia numas termas, todos os seus fantasmas lhe aparecem, como que em sonhos, misturados com as pessoas reais que frequentam o local ou que o vêm visitar: familiares, actores, produtores e até críticos. Como não consegue encontrar soluções para o seu próximo filme, Guido mergulha nas recordações de infância e a sua imaginação divaga. E quando já se prepara para abandonar o projecto, todas as personagens lhe voltam a aparecer. Guido junta-as todas e dá a ordem de filmar. “8 ½” é um dos grandes clássicos de Fellini, e a personagem de Guido é, no fundo, um auto-retrato do próprio realizador à procura de novo ímpeto de criatividade. Realizado por Federico Fellini em 1963, recebeu dois Óscares: Melhor Filme Estrangeiro (Itália) e Melhor Guarda-roupa.

Diz-nos nas redes sociais ou nos comentários abaixo qual destas projeções dos Screenings Funchal estás mais interessado em assistir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *