Social Distance é a nova série da Netflix dos criadores de Orange is the New Black
“Social Distance” é o novo projeto anunciado pela Netflix, da autoria da mesma equipa responsável por “Orange is the New Black”. A nova série antológica explora o que é a vida no âmbito do distanciamento social e está a ser desenvolvida num mundo em isolamento.
A pandemia do COVID-19 obrigou à alteração de múltiplos padrões de produção na indústria do entretenimento, e os criativos procuram formas inventivas de garantir a continuidade da criação de novas histórias. Neste contexto, a Netflix anunciou a criação de uma nova série – “Social Distance” – a qual está a ser escrita de momento e que verá as suas equipas a trabalhar remotamente ao longo de todo o processo de criação, inclusive com o elenco a filmar as suas próprias cenas a partir de casa.
O anúncio foi feito pela própria Netflix, através da sua página de novidades no Twitter, “See What’s Next“, com direito a uma nota da produção executiva da série:
The creative team behind Orange Is the New Black have created Social Distance, a new anthology series about the experience of living in social distance. The series will be scripted and shot with crews working remotely and talent will film themselves.
A note from the EP’s pic.twitter.com/w5LYPEGtRa
— See What’s Next (@seewhatsnext) April 28, 2020
“Social Distance” – traduzível para “Distância Social” – é exatamente sobre a temática a que parece aludir. A antologia focar-se-á em “histórias sobre o momento que vivemos atualmente (…) histórias profundamente humanas que ilustram como vivemos juntos embora separados”, isto de acordo com a nota acima. Esta vem assinada, entre outros, por Jenji Kohan, criadora de “Weeds” (2005) e de “Orange is the New Black” (2013), realizadora, produtora e argumentista nomeada a nove Emmys ao longo da sua produtiva carreira.
Os criadores da série identificam a necessidade de superação das atuais limitações na produção: “Estamos a desafiar-nos no sentido de fazer algo novo, criar e produzir virtualmente para que o nosso elenco e equipa possam continuar seguros e saudáveis”. Relembram ainda que os argumentistas não têm por hábito reunirem-se durante o processo de escrita da série. O director de “Social Distance” será Diego Velasco (“Cybergeddon”), a showrunner – produtora central – será Hilary Weisman Graham, produtora de “Kidding” e argumentista de “Bones”, e na produção executiva participarão nomes como Tara Herrmann (produtora de “Glow”) ou Blake McCormick (produtor de “Cougar Town”). Quase toda a equipa técnica anunciada esteve envolvida em etapas como a produção, realização ou argumento de “Orange is the New Black”. O elenco é ainda desconhecido.
Quanto às intenções para esta série, a nota avançada dita que perante uma experiência universal de distanciamento social “cada história individual é diferente”. Por isso, o objetivo é a partir de “um espectro amplo de momentos, alguns mais extraordinários e outros mais mundanos, captar este momento no tempo. Esperemos que Social Distance seja capaz de aproximar as pessoas”.