Spencer | © Cinemundo

Spencer | Princesa Diana e outros nomes de realeza no cinema 

[tps_header]

“Spencer” avizinha-se como um dos grandes filmes da temporada mas não é por certo o primeiro filme sobre a realeza nos cinemas. Quantos conheces?

Com o êxito de “The Crown” a chamar ainda mais a atenção para a família real inglesa, e depois de um casamento mediático que juntou Hollywood e Buckingham, a vida da Princesa Diana volta a estar na ribalta. Desta vez com o filme de Pablo Larraín, “Spencer“, os fãs do cinema voltam a entrar no mundo das biopics reais.

De um passado mais recente contam-se inúmeras adaptações de vidas da realeza para os grandes ecrãs, começando em princesas mas não esquecendo rainhas também. Vem connosco conhecer alguns dos títulos mais marcantes dos últimos anos.

[/tps_header]

SISSI (1955)

Spencer Filmes Realeza
Sissi (1955) © Erma-Film

Francisco José deve casar-se e, embora a mãe já tenha pensado em Helena, uma jovem princesa da Baviera, o imperador apaixona-se perdidamente por Isabel (Sissi), uma jovem espontânea e pouco convencional que detesta o rígido protocolo do Tribunal dos Habsburgo. Embora a sua decisão de se casar com ela não tenha a aprovação de sua mãe, o casamento será realizado.

“Sissi” foi protagonizado por Romy Schneider, e foi apenas o primeiro filme de uma trilogia sobre a jovem princesa. É um dos filmes da realeza com maior conexão a Portugal – a Imperatriz da Aústria, Isabel da Baviera, chegou a passar uma temporada na Madeira para ajudar a curar a tuberculose.




ELIZABETH (1998)

Spencer Elizabeth História Realeza
Cate Blanchett arrecadou o Globo de Ouro por “Elizabeth” (1998) © Polygram Filmed Entertainment

“Elizabeth” é reconstituição histórica do percurso de Elizabeth Tudor, proclamada rainha de Inglaterra em 1558. Numa época em que a Inglaterra estava dividida entre católicos e protestantes, a rainha Mary Tudor não tem herdeiro e os seus apoiantes católitos temem a sucessão da sua meia-irmã Elizabeth, que é protestante. Convencem a rainha a mandar prender Elizabeth (Cate Blanchett) e a encarcerá-la na Torre de Londres. Mas a rainha hesita e recusa-se a assinar a sentença de morte da irmã. É então anunciado que Mary Tudor está grávida, mas afinal a rainha tem um tumor e acaba por morrer. A facção católica não tem, então, outra alternativa e Elizabeth sobe ao trono.

“Elizabeth” é protagonizada por Cate Blanchett, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Actriz pelo papel. O filme conquistou uma sequela em 2007, intitulada “Elizabeth: A Idade do Ouro”




A RAINHA (2006)

a rainha european film challenge
© Pathé Pictures

A 31 de Agosto de 1997, o mundo acorda em choque com a morte de Diana, Princesa de Gales. Alguns dias mais tarde, milhões de pessoas acompanhariam, em directo, o seu funeral. A Rainha especula sobre a batalha épica que se terá travado entre a Família Real e o Governo Britãnico durante esses dias, enquanto uma nação em luto aguardava decisões por parte dos seus lideres.

Ainda que o filme se tenha focado nos momentos da família real após o acidente de Diana, este filme procura explorar de forma detalhada a forma de governar da Rainha Isabel II. O papel, interpretado por Helen Mirren, valeu à actriz o Óscar para Actriz Principal, e todos os outros prémios da temporada.




MARIE ANTOINETTE (2006)

Spencer Realeza Filmes
Marie Antoinette (2006) © Columbia Pictures

Aos 14 anos de idade, a austríaca Marie Antoinette casou com o Rei Louis XVI de França, tornando-se Rainha desse país. O filme conta a história vibrante de uma Rainha que tomou o trono muito antes de estar preparada para os meandros políticos, sendo constantemente ridicularizada pela França e acabando decapitada durante a Revolução Francesa..

Um filme de Sofia Coppola, tem Kirsten Dunst como grande protagonista




A DUQUESA (2008)

A Duquesa
Keira Knightley em “A Duquesa” © Canal Hollywood

Fim do século XVIII, Inglaterra. Georgiana, Duquesa de Devonshire, é uma mulher bela e carismática, adorada pela população. Casada com o riquíssimo Duque, aceita contrariada uma relação a três com a amante do marido, Bess, que é também a sua melhor amiga. Insatisfeita, acaba por se dedicar à vida pública, fazendo campanha pelo partido liberal e lutando pelos direitos das mulheres. É assim que conhecerá o futuro primeiro-ministro, Charles Grey.

Inspirado na história real, “A Duquesa” leva Keira Knightley aos ecrãs como a personagem principal, Georgiana.




A JOVEM VITÓRIA (2009)

Spencer Realeza Filmes
Emily Blunt, “A Jovem Vitória” (2009) © GK Films

A ‘Jovem Vitória’ relata a ascensão ao trono da Rainha Vitória, centrando-se nos atribulados primeiros anos do seu reinado e no seu lendário romance e casamento com o Príncipe Alberto.

A história começa em 1837.
Vitória, então com 17 anos, está no centro de uma luta pelo poder real. O seu tio, o Rei William, está a morrer e Vitória é a herdeira do trono. Todos querem ganhar os seus favores. No entanto, Vitória é posta à parte da corte pela possessiva mão, a Duquesa de Kent e pelo seu ambicioso conselheiro, Conroy. Vitória odeia ambos. Um dia, o elegante primo de Vitória, Alberto é convidado pela sua mãe para a visitar

A Rainha Vitória é interpretada por Emily Blunt.




DIANA (2013)

Naomi Watts
Naomi Watts, no filme de 2013 sobre a Princesa Diana | © 2013 – Entertainment One

DIANA é um retrato emocionante de Diana, Princesa de Gales, durante os dois últimos anos da sua vida. Interpretada por Naomi Watts (O Impossível) e magistralmente realizado por Oliver Hirschbiegel (Nomeado a um Oscar® da Academia por A QUEDA), o filme é uma história de amor que relata a forma como o encontro da verdadeira felicidade pessoal permitiu a Diana alcançar os seus marcantes sucessos, enquanto embaixadora de grandes campanhas humanitárias.

Sobre a Princesa Diana, interpretada por Naomi Watts



GRACE OF MONACO (2014)

Grace Kelly Monaco
Nicole Kidman deu vida a Grace Kelly | © YRF Entertainment

Grace Kelly (Nicole kidman) é uma famosa atriz de cinema com uma promissora carreira quando se casa com o príncipe Rainer do Mónaco em 1956. Seis anos depois, numa altura em que o seu casamento atravessa sérias dificuldades, Alfred Hitchcock propõe-lhe o regresso a Hollywood, oferecendo-lhe o papel de Marnie no seu próximo filme. Mas o Mónaco está a passar por uma crise politica com a ameaça de uma invasão francesa e a possível anexação a França. Grace é forçada a escolher entre a chama criativa que ainda existe dentro de si e o seu papel enquanto Princesa do Mónaco.

Sobre a actriz Grace Kelly, uma das actrizes mais famosas de Hollywood e que foi musa de Hitchcock, mas que acabou por se tornara Princesa do Mónaco. É interpretada por Nicole Kidman.



MARIA, RAINHA DOS ESCOSESES (2018)

Realeza
Maria, Rainha dos Escoceses ©Focus Features

“Maria, Rainha dos Escoceses” explora a vida turbulenta da carismática Maria Stewart. Rainha da França aos 16 e viúva aos 18, Maria desafia a pressão de voltar a casar. Em vez disso, regressa ao país natal, Escócia, para recuperar o seu direito ao trono, numa altura em que a Escócia e Inglaterra estão sob o domínio da imperiosa Elisabete I. Cada uma das jovens rainhas vê a sua “irmã” com terror e fascínio. Rivais no poder e no amor, e regentes num mundo de homens, as duas têm de decidir como jogar o jogo do casamento contra a independência. Determinada a governar como mais que uma mera representante, Maria impõe a sua reivindicação ao trono inglês, ameaçando a soberania de Elisabete. Traição, revolta e conspirações em cada uma das cortes põem em perigo ambos os tronos – e mudam o rumo da história.

Retratando um acontecimento que ficou na história, Saoirse Ronan é Maria Stewart e Margot Robbie é Elisabete I.



SPENCER (2021)

Spencer
©Cinemundo

O casamento da Princesa Diana e do Príncipe Carlos há muito se transformou numa relação gélida. Entre abundantes rumores de casos extraconjugais e divórcio, a paz é encomendada para celebrar as festividades de Natal na propriedade real de Sandringham House. Há comida e bebida, tiro ao alvo e caça. Diana conhece o jogo. Mas desta vez, as coisas vão ser muito diferentes. SPENCER uma ficção do que se poderá ter passado nesses fatídicos dias.

Sobre a Princesa Diana, interpretada Kristen Stewart

[tps_footer]

Quantos destes filmes é que já conhecias?

Lê Também:   Princesa Diana representada no cinema e na televisão

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *