© 1958 20th Century Fox. All rights reserved.

Esta foi a primeira banda sonora de um filme a chegar ao topo das tabelas musicais

As bandas sonoras no cinema têm cada vez mais destaque, mas foi esta que chegou ao topo pela primeira vez.

A narrativa é um elemento essencial para embarcarmos nessa viagem, assim como a performance dos próprios atores. No entanto, há um aspeto, que se for executado exemplarmente, consegue levar-nos mais além, tornando a ida ao cinema numa experiência imersiva – a banda sonora. A música tem ganho um lugar cada vez mais importante dentro do filme e da própria indústria cinematográfica. Por exemplo as categorias musicais dos Óscares são dos momentos mais aguardados da grande cerimónia.

Lê Também:   O mais recente filme da Disney já está disponível também na Apple TV+.

Porém, há muito mais para descobrir e relembrar sobre as bandas sonoras do cinema. Desde “O Último dos Moicanos”, de Trevor Jones, até Howard Shore com “O Senhor dos Anéis”, existem vários exemplos de como uma banda sonora consegue elevar um filme. Contudo, nem todas as grandes bandas sonoras chegaram ao primeiro lugar das tabelas principais da indústria musical. 




UM GRANDE EXEMPLO!

Kevin Costner
Kevin Costner © Cinemundo

O Guarda-Costas” estreou em 1992 e é protagonizado por Kevin Costner e Whitney Houston, na sua grande estreia no cinema. O filme segue um guarda-costas que está encarregue de proteger uma cantora famosa, depois desta receber constantes ameaças de morte. Entre os perigos a dupla acaba por se apaixonar.

Lê Também:   Dune 2 prepara-se para estrear nas plataformas digitais

Whitney Houston foi também a voz da banda sonora e do grande êxito “I Will Always Love You”, o que explica as 20 semanas consecutivas no topo da tabelas das músicas mais populares. Um excelente exemplo do poder da música dentro do cinema. Mas para encontrar a primeira banda sonora a chegar ao topo é preciso recuar ainda mais, até 1958!




MAS O PRIMEIRO SUCESSO ACONTECEU EM 1958!

O musical de 1958 “South Pacific” foi o primeiro filme cuja banda sonora chegou ao topo das tabelas musicais. Com músicas como “There Is Nothing Like a Dame”, “I’m Gonna Wash That Man Right Outa My Hair” e “Balli Ha’i”, este filme deu a perceber como a música é tão fundamental num filme.

Lê Também:   Mad Max | O realizador George Miller pretende não se ficar por Furiosa

O álbum alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido e permaneceu no topo das tabelas americanas durante sete meses, o que o tornou no quarto álbum com a estadia mais longa da história. No Reino Unido, ficou entre os cinco primeiros durante 27 semanas antes de finalmente chegar ao topo em novembro de 1958, onde permaneceu durante um recorde de 115 semanas.

Qual é a tua banda sonora favorita? Já viste este filme?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *