Top 10 Filmes Universo Marvel – 8. Capitão América: O Primeiro Vingador

Parte Indiana Jones, Parte blockbuster retro, Capitão América: O Primeiro Vingador tornou um dos heróis mais aborrecidos da BD num dos heróis mais queridos do universo cinematográfico Marvel.


<< 9. Homem-Formiga | 7. Thor >>


Temos de admitir: por várias razões que não apenas uma, o Capitão América acaba por ser um dos super-heróis mais aborrecidos do cânone da Marvel, por isso quando ouvimos falar na adaptação da história da sua origem pela primeira vez, confessamos que esperámos o pior.

Felizmente, e depois do fracasso tenebroso de O Quarteto Fantástico, a Marvel resolveu dar uma segunda oportunidade a Chris Evans para dar corpo ao mais patriota de todos os super-heróis. Felizmente para nós a aposta foi absolutamente ganha, tendo o Capitão vindo a tornar-se, inclusivamente, um dos super-heróis mais acarinhados do Universo Cinematográfico da Marvel.

Lê Também:
Blade perde Bassam Tariq como realizador

Muito deste reconhecimento advém, claro está, nas muy estimadas sequelas mais focadas no arco narrativo de Steve Rogers, mas tudo começou… na sua origem.

 

Lê também: Agent Carter – Primeira Temporada em Análise 

Sem um argumento particularmente complexo ou um vilão especialmente memorável (Red Skull prometia mais do que efetivamente valeu), Capitão América: O Primeiro Vingador permanece, no entanto, como um excecional híbrido entre Indiana Jones e blockbuster retro que mergulha bem fundo na exploração da personagem de Steve Rogers e tudo o que esta representa cultural, política e socialmente.

Adicionalmente, este é também e talvez o primeiro filme do MCU a conseguir executar positivamente um subplot romântico, baseado numa relação de respeito e adoração mútua entre Rogers e Peggy Carter que cresceu de forma orgânica.

Sentimental mas verdadeiramente autêntico, formulaico mas entusiasmante, Capitão América: O Primeiro Vingador pode não ser a mais memorável ou estrondosa entrada no cânone Marvel mas é, sem dúvida,  uma das mais genuínas.


<< 9. Homem-Formiga | 7. Thor >>


Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Catarina Oliveira has 1455 posts and counting. See all posts by Catarina Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.