©2022 Sony Pictures

Uncharted | As grandes diferenças entre o filme e jogos

Existem certamente muitas diferenças que distanciam os jogos de “Uncharted” da sua adaptação aos cinema. Aqui nós damos destaque a algumas delas!

A Sony Pictures prepara-se para dar ao mundo a primeira grande adaptação das grandes obras da PlayStation. A saga de Nathan Drake é uma das histórias mais relevantes da Naughty Dog, o estúdio responsável por alguns dos melhores jogos da consola da Sony.

Realizado por Ruben Fleischer (“Venom“), o filme conta com Tom Holland (“Homem-Aranha: Sem Volta a Casa“) e Mark Wahlberg (“Transformers: O Último Cavaleiro“) nos papéis principais, bem como Antonio Banderas na forma de vilão.

MISTÉRIOS DO FUTURO SÃO PASSADO

Uncharted
©2022 Sony Pictures

Quando o projecto foi anunciado, a principal informação que foi transmitida aos fãs dos jogos é que a longa-metragem não iria reescrever o canon da saga, mas sim assumir esses acontecimentos como algo que viria a acontecer no futuro das personagens. No entanto, a canonicidade do projecto cinematográfico entrou em questão aquando do lançamento dos trailers, uma vez que o filme reedita vários dos momentos icónicos dos jogos.

Desde uma festa numa mansão espanhola que serve para ocultar um roubo importante (“Uncharted 4: A Thives End“), à queda do avião (“Uncharted 3: Drake’s Deception“), muitas são as sequências que marcaram os jogos que regressam no filme.




SALVEM O BIGODE

Uncharted
©2022 Sony Pictures

Um dos aspectos que mais sobressaem quando se compara o filme e aos jogos é o lábio superior de Victor Sullivan, o mentor de Nathan Drake. Nos jogos Sully exibe orgulhosamente um farfalhudo bigode, é a sua imagem de marca, e algo que possui mesmo antes de conhecer Nate. No entanto, o bigode não aparece na adaptação cinematográfica até ao último instante.




HUMOR À MODA ANTIGA

Uncharted
©2022 Sony Pictures

Uma das principais características da saga de jogos é o seu tom. A serie de jogos da Naughty Dog tem um tom humorístico muito especifico, retirando inspiração de clássicos de acção dos anos 80. Nathan Drake, a personagem principal da saga, é um homem com grande experiência, mas um pouco descuidado, deixando sempre a sua justificação com uma piada sarcástica. Já o filme parece abraçar a pura comédia, deixando cair qualquer realismo ou seriedade da sequência para inserir a piada mais óbvias, ou a momentânea referência à cultura popular.

Lê Também:   Estes são os mais recentes jogos a chegar ao catálogo da PlayStation Plus em abril




ABRIR PORTAS À FANTASIA

Uncharted
©2022 Sony Pictures

Uma maldição que assombra quase todas as obras de caçadores de tesouro, principalmente quando se fala de adaptações de videojogos, é o receito de adoptar os elementos de fantasia dos originais. O reboot de Tomb Raider sofreu desse problema, recusando a aceitar os misticismo do seu original, e o mesmo pode ser dito da obra protagonizada por Tom Holland.




NOVAS CARAS

Uncharted
©2022 Sony Pictures

Tal como é esperado, os elencos do jogo e do filme não são compostos pelas mesmas pessoas. Tom Holland dá vida aos heróis principal, Mark Wahlberg é responsável pelo papel de Victor Sullivan, e Sophia Ali é Chloe Frazer. Os papéis nos videojogos são interpretados por Nolan North (Nathan Drake), Richard McGonagle (Victor Sullivan) e Claudia Black (Chloe Frazer).




GERAÇÕES DISCORDANTES

Uncharted
©2022 Sony Pictures

Uma das principais controvérsias relacionado com o filme, é o foco num Nathan Drake mais jovem e inexperiente. Durante o desenvolvimento do projecto os fãs sempre demonstraram descontentamento com esta ideia. Na série de jogos, Sully e Nathan conhecem-se quando este último é muito mais jovem, deixando mais acentuada a forma como cresce sob a influência de Sully como mentor.




PRIMEIROS ENCONTROS

Uncharted
©2022 Sony Pictures

A introdução das personagens departem daquelas que foram estabelecidas nos videojogos. No filme, Sully introduz Chloe Frazer e Nathan durante a sua caça ao tesouro. No entanto, nos jogos, quando Chloe surge pela primeira vez, ambos já possuem uma relação de longa data. O mesmo acontece com Sully e Nate. Na longa-metragem os dois caçadores de tesouros conhecem-se em alturas diferentes das suas vidas (algo que já foi referido) e de maneiras completamente diferentes. O filme coloca Nathan e Sully num bar, onde os dois entram num despique de humor; já nos jogos Nathan rouba algo a Sully, o que chama à atenção do velho caçador de tesouros.

Lê Também:   Este novo jogo da Ubisoft promete horas de ação para os fãs de videojogos




DE PERIPÉCIAS À ACÇÃO

PlayStation
©2022 Sony Pictures

As cenas de acção do filme também levam uma reviravolta em relação às dos jogos. Tirando os momentos retirados ponto por ponto do videojogo, tal como já referimos, o filme vê-se atirado para um mundo onde o realismo da acção não tem qualquer peso na matéria. A acção das obras da Naughty Dog é muito à base de tiroteios, e as eventuais perseguições automóveis ou fugas de veículos à beira da explosão.

No entanto, “Uncharted” vai até às alturas e introduz caravelas voadoras (com o auxilio de helicópteros), algo que no mundo do jogo, mais acentuado na física, não levantava voo. Barcos de madeira, com séculos de vida, em ambientes tropicais, vão veículos podres e que nunca sairiam do chão inteiros.




REESCREVR AS RELAÇÕES

PlayStation
©2022 Sony Pictures

Enquanto que nos jogos a relação de Nathan e Sully é semelhante àquela de um pai e filho, onde Sully serve de mentou a Nate desde uma idade muito jovem. O filmes introduz as personagem, tal como já referimos, em alturas diferentes das suas vidas, algo que leva a relação de ambos a assemelhar-se àquela de irmãos. Principalmente, irmãos que estão constantemente às turras uns com os outros.




A HISTÓRIA DE UNCHARTED

PlayStation
©2022 Sony Pictures

Sinopse:

O perspicaz Nathan Drake (Tom Holland) é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) para recuperar a fortuna arrecadada por Fernão de Magalhães e perdida há 500 anos pela Casa de Moncada. O que começa como um golpe, rapidamente se torna numa corridapelo mundo para encontrar este tesouro antes do implacável Santiago Moncada (Antonio Banderas), que acredita que ele e a sua família são os seus legítimos herdeiros. Se Nate e Sully conseguirem decifrar as pistas e resolver um dos mais antigos mistérios do mundo, irão alcançar o tesouro de 5 mil milhões e talvez até o irmão desaparecido de Nate… isto se aprenderem a trabalhar em equipa

És fã dos jogos? Vais embarcar nesta aventura com Tom Holland?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *