Foto de Rachit Tank © Unsplash

Já podes bloquear contactos sem abrir o WhatsApp

O WhatsApp acaba de lançar mais uma importante funcionalidade que vai permitir que bloqueies imediatamente remetentes indesejados.

O WhatsApp conta com mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo, tornando-se não apenas uma das plataformas mais populares, como também passou a ser um alvo frequente para campanhas de spam e burlas. Esta situação coloca em causa questões de privacidade e cibersegurança.

Lê Também:   Google Maps disponibiliza finalmente funcionalidade exclusiva do iPhone

A título de exemplo, em 2021, o número chamadas de spam e fraudes subiu em 23%. Os serviços financeiros e cobranças de dívidas foram o segmento responsável pela maior fatia com 74,6%, seguidos de vendas com 20,6% e golpes com 4,8%.

Lê Também:   Google Maps recebe novidade que vai facilitar a vida a quem anda de autocarro

Para combater esta tendência, a plataforma de mensagens da Meta lançou uma nova funcionalidade que permite bloquear números associados a este tipo de atividade diretamente a partir do ecrã de bloqueio do smartphone, sem a necessidade de abrir a aplicação.




COMO FUNCIONA A NOVIDADE DO WHATSAPP?

WhatsApp
© WhatsApp

Os utilizadores devem ter a versão mais recente da aplicação e configurar o smartphone para exibir notificações no ecrã de bloqueio. Com isto já tratado, agora sempre que receberes uma mensagem de um número desconhecido ou indesejado, vais vislumbrar duas opções: “Responder” e “Bloquear”. Se optares pela segunda, o perfil em questão fica impossibilitado de enviar mensagens e efetuar chamadas.

Lê Também:   Corsair Nightsabre, a Crítica | O que serve para tudo

Quando receberes uma mensagem indesejada, podes selecionar o ícone da data e optar por bloquear o remetente. Além disso, há ainda a possibilidade de bloquear contas diretamente do chat. Tudo o que tens de fazer é pressionar a conversa que desejas vetas. Depois, vão surgir várias opções aparecerá no ecrã, incluindo “Bloquear”. Só tens de clicar nela e voilà!

O que achas desta novidade do WhatsApp?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *