via WOW Porto

WOW, quarteirão cultural do Porto, reabre a porta dos seus 6 museus

Depois de meses de confinamento obrigatório terem feito que o silêncio se abatesse sobre a vasta e vibrante oferta do WOW – World of Wine, eis que a Primavera traz de novo a alegria a este quarteirão cultural com vista privilegiada para o Porto com a reabertura dos seus seis museus temáticos.

The Wine Experience, Planet Cork, Porto Region Across The Ages, The Chocolate Story, The Bridge Collection e, desde do passado dia 20 de maio, também o Porto Fashion & Fabric Museum passam a estar abertos durante toda a semana entre as 12h e as 19h e ao fim-de-semana entre as 10h e as 19h ao muito público que tem aproveitado o desconfinamento para visitar os muitos espaços de restauração e lojas que o WOW oferece.

Para além abertura dos espaços de restauração, comércio e, agora, destes seis museus no Porto, o processo de desconfinamento do WOW vai chegar também à galeria e vai acontecer de forma ambiciosa com uma exposição do icónico pintor anglo-irlandês e mestre da pintura figurativa Francis Bacon.
Esta que será a primeira exposição na galeria do WOW vai mostrar as obras mais emblemáticas de Francis Bacon e a forma como elas ajudaram não só a redefinir a arte figurativa do séc. XX, mas também a contar as tragédias pessoais dos últimos 40 anos de vida do pintor.

A exposição estará patente até dia 26 de setembro entre as 12h e as 19h à semana e entre as 10h e as 19h aos sábados e domingos. Até 30 de junho, a entrada tem um custo de 8 euros que passa a 12 euros a partir de 1 de julho. O custo para maiores de 65 anos e estudantes é sempre de 5 euros. Para além do acesso aos quadros de Bacon, o bilhete dá ainda direito a um copo de vinho do Porto.

Seis museus, seis experiências distintas e imersivas

Inaugurado em finais de julho de 2020, em plena pandemia, o WOW, projeto já classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN), surge como polo aglutinador da arte, saber e História de uma região marcada profundamente pela sua ligação umbilical à cultura do vinho e à indústria têxtil, mas que sempre manteve o olhar no futuro.
A melhor forma de homenagear um passado feito de barcos Rabelo carregados de pipas cheias de vinho do Porto vindas da Régua, teares e lançadeiras que foram sustento de milhões de pessoas ao longo de todo o século XX e revoluções que marcaram a vida do país foi lançar os olhos no futuro e abrir seis museus no Porto onde se pretende mostrar aos visitantes a alma de uma região que nunca virou a cara às dificuldades e delas fez força.

The Wine Experinece

 wow porto 2
via WOW Porto

Seis museus, seis experiências distintas e imersivas que começam, como não podia deixar de ser, com uma visita ao The Wine Experience, museu que se debruça sobre o vinho e todo o processo que começa na plantação da vinha e só acaba quando a última gota deste néctar tão precioso toca o palato de quem o prova. É uma viagem perfeita para desmistificar o vinho, seja o visitante leigo na matéria ou um experimentado enólogo.

Planet Cork

Marca indissociável da cultura do vinho e até de Portugal enquanto país é a cortiça e o Planet Cork – Museu da Cortiça a morada. Desde o sobreiro ao produto final, das rolhas ao revestimento de naves espaciais, neste museu é possível conhecer mais profundamente este material multifacetado e tão português.

The Bridge Collection

wow porto
via WOW Porto

Depois do processo de produção do vinho e da cortiça, o melhor que se tem a fazer é abrir uma garrafa e verter o conteúdo num copo. Este ritual e tudo o que gira à sua volta, desde as primeiras civilizações até à atualidade, está patente no museu The Bridge Collection onde o visitante encontra ainda exposta uma das maiores coleções privadas de copos e certamente a mais abrangente no que ao período histórico diz respeito.

Porto Region Across The Ages

O vinho é, como referimos, apenas uma das muitas facetas do Porto e o Porto Region Across The Ages, primeiro e único museu sobre a história da região, comprova-o. Aqui redescobre-se a cidade, conhecem-se as conquistas, recorda-se as batalhas e reforça-se a paixão Invicta. Para quem ainda não conhece o Porto, então este é certamente o melhor ponto de partida.

Porto Fashion & Fabric Museu

E porque falar em conhecer a região do Porto é falar também na indústria têxtil e na moda, o WOW criou o Porto Fashion & Fabric Museu, uma experiência museológica que começa na planta, passa pela produção dos tecidos e chega às principais fábricas têxteis portuguesas. Depois ligam-se as luzes e a passarela tem lugar para os estilistas e talentos da roupa, do calçado e da filigrana.

The Chocolate Story

Para acabar com uma nota doce esta viagem pelos seis museus do WOW, chegamos ao The Chocolate Story, um museu que não só explica ao visitante onde nasce a planta do cacau e como se passa da fava de cacau à tablete de chocolate, como o leva até a uma verdadeira fábrica de chocolate onde poderá fabricar, personalizar e degustar a sua própria tablete.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *