Xbox Series X traz o melhor dos jogos com a optimização
Enquanto os fãs e curiosos esperam novidades sobre o evento do próximo mês, a Microsoft continua a divulgar detalhes sobre a Xbox Series X.
Os dias vão passando e a ansiedade começa a aumentar. A Xbox ainda não revelou a data do seu evento de Julho, onde irá apresentar os jogos dos Xbox Game Studios, mas não deverá faltar muito.
Entretanto, a equipa continua a revelar todos os pormenores da nova consola, tendo abordado a função Smart Delivery na semana passada, e apresentando hoje o verdadeiro significado da optimização dos videojogos para a Xbox Series X.
Na nova geração, a mentalidade da consola da Microsoft foca-se no jogador, fazendo o melhor para garantir que este é o centro da experiência Xbox e que a usufrui da forma que quiser, seja através do Xbox Game Pass na consola e PC, ou a experimentar o Project xCloud.
A Xbox apresenta uma forma de desfrutar os jogos de 4 gerações, tendo a melhor versão na Xbox Series X.
“Optimizado para a Xbox Series X” é o indicador colocado em jogos que aproveitam o poder da nova geração, tenha sido desenhado para esse propósito pelos criadores (ex: “Halo Infinite“), ou reconstruído para tirar vantagem da consola mais poderosa de sempre (ex: “Gears 5“).
Os títulos optimizados para a Xbox Series X poderão ter todo o tipo de melhorias, desde a eliminação dos tempos de carregamento com a Xbox Velocity Architecture, visuais aprimorados e raytracing alimentado pelo GPU de próxima geração, a framerates mais estáveis e mais altos até 120FPS.
Os criadores de diferentes estúdios explicaram de que forma é que a Xbox Series X faz justiça aos seus projectos, como “Call of the Sea”, “DiRT 5” e “Gears 5”.
O DirectX 12 Ultimate estreia nas consolas, onde jogos seleccionados irão produzir ambientes mais dinâmicos, com iluminação realista e reflexão de imagem e áudio espacial precisos. Um dos exclusivos da Xbox que dá atenção a estas capacidades em particular, foi revelado no Inside Xbox de Maio.
“Em Call of the Sea, a ilha tem uma grande importância à medida que contamos a história como um diálogo entre o jogador e o seu ambiente. (…) Os jogadores terão a oportunidade de desfrutar dos cenários deslumbrantes da ilha em lindo 4K, permitindo uma maior imersão e uma experiência melhor no geral.” – Manuel Fernández, co-fundador e programador na Out of the Blue.
Os framerates também podem ser uma prioridade, como é o caso da Codemasters, que traz “DiRT 5” à Xbox Series X com 120fps:
“(…) Os fãs de corridas sabem que o framerate é rei e DiRT 5 irá entregar isto. Os jogadores irão experienciar a mais forte sensação de velocidade e resposta no mais alto framerate. (…)” – afirma David Springate, director técnico da Codemasters.”
Mas nem tudo é sobre visuais ou framerates, e a velocidade é um dos objectivos principais de alguns estúdios. Os ecrãs de carregamento entre missões ou espaços do mesmo jogo quebram a sintonia da jogabilidade, mas graças à Xbox Series X, os jogadores poderão jogar mais e esperar menos, tanto em jogos lineares como mundos abertos.
A tecnologia Xbox Velocity Architecture dará ênfase ao termo “fast travel” a jogos como “Gears 5”, onde os tempos de carregamento fora reduzidos por mais de 4x, sem mudanças no código.
TRAILER | JOGOS OPTIMIZADOS NA XBOX SERIES X
Os jogos optimizados para a Xbox Series X serão não só títulos next-gen e da geração actual, como também jogos seleccionados da lista de retrocompatíveis da Xbox 360 e Xbox OG.
A lista da nova geração vai crescendo, e até agora são estes os títulos confirmados como tendo melhorias na nova consola:
- “Assassin’s Creed Valhalla”
- “Bright Memory Infinite”
- “Call of the Sea”
- “Chivalry 2”
- “Chorus”
- “Cyberpunk 2077”
- “Destiny 2”
- “DiRT 5”
- “FIFA 21”
- “Gears 5”
- “Halo Infinite”
- “Hitman 3”
- “Madden NFL 21”
- “Marvel’s Avengers”
- “Outriders”
- “Scarlet Nexus”
- “Scorn”
- “Second Extinction”
- “The Ascent”
- “The Medium”
- “Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2”
- “Yakuza: Like a Dragon”
Quais os jogos que mais vontade tens de experimentar na Xbox Series X?