Os melhores guarda-roupas de 2016 | 9. Deuses do Egito

Deuses do Egito é provavelmente um dos piores filmes do ano, mas isso não implica que, pelo meio da sua estúpida mediocridade, não existam fabulosos figurinos.

 


<< 10. A Assassina  |  8. Todos Querem o Mesmo!! >>


 

figura do estilo top mhd deuses do egito

Ocasionalmente um cinéfilo depara-se com um filme que resiste teimosamente a qualquer tipo de apreciação racional. Por outras palavras, de todos os pontos de vista imagináveis, Deuses do Egito é um mau filme. E não é meramente um mau filme, é um filme tão titanicamente mau que podia fazer parte do currículo de cursos de cinema como um contraexemplo ou como algo a evitar a todo o custo, tal é a monumentalidade do seu apoplético desastre. No entanto, é difícil não assistir a esta calamidade sem tirar da experiência algum módico de gozo e divertimento. Ou seja, tudo isto foi um modo verboso de dizer que Deuses do Egito é esse raro filme que é tão mau que se torna bom.

Vê Também: Gods of Egypt | Posters de apresentação das personagens

E não se enganem ou pensem que esta apreciação é um ato de snobismo intelectualista. Desde os deuses do Egito serem apresentados como Transformers que sangram oiro, passando pela inclusão de naves espaciais na mitologia egípcia, até à absoluta falta de carisma e competência do ator principal, não há forma de proclamar este filme como uma boa obra de cinema sem dar a impressão que precisamos de uma breve estadia num hospital psiquiátrico. E, verdade seja dita, algumas das pessoas envolvidas na criação deste estafermo fílmico parecem ter percebido o tipo de atrocidade em que estavam envolvidos. Chadwick Boseman, por exemplo, interpreta Toth com toda a subtileza e gestualidade comedida de uma protagonista num filme de John Waters. Mesmo que seja somente um acidente não planeado, os figurinos (e o resto dos visuais, verdade seja dita) seguem essa mesma abordagem, exagerando tudo a um ponto que o filme parece ser a fusão de um videojogo e um épico espetáculo de drag queens encenado por alguém a ter um ataque psicótico.

figura do estilo top mhd deuses do egito

figura do estilo top mhd deuses do egito

Não que estejamos a questionar a sanidade mental da figurinista Liz Keogh, pois o trabalho dela é uma das maiores delícias de Deuses do Egito, conferindo uma exuberância kitsch a este mal-afortunado épico sobre divindades em conflito. Basta vermos uma das primeiras e mais importantes cenas do filme para nos apercebermos da magnificência do seu trabalho. Falamos, pois claro, da cerimónia pública entre deuses e humanos que Set interrompe, dando início ao seu tirânico regime em que os seus colegas divinos passam a ser involuntários doadores de órgãos. Somente olhando para screencaps nos revela uma montanha de detalhes, cores, materiais luxuosos e um fausto sem igual que, ao invés de parecer harmonioso, é como um violento ataque sensorial ao espetador. Se bem que nada se compara a ver todo este pandemónio estético em movimento e em 3D, algo provavelmente capaz de despoletar um ataque nervoso por excesso de estímulos.

figura do estilo top mhd deuses do egito

figura do estilo top mhd deuses do egito

O melhor de tudo é que, nessa montanha de detalhes, incluem-se uma miríade de símbolos egípcios que, se formos perfeitamente honestos, são o único elemento que legitimamente une este filme à Antiguidade Egípcia. Tirando isso, contudo, os figurinos têm o mesmo tipo de preocupação histórica que um musical animado da Disney, sendo que não estamos só no panorama da desenvergonhada fantasia, como também numa conjetura onde qualquer noção de realismo é completamente ignorada. Para confirmar isso, não é preciso olhar mais longe que os vestidos de noite justos, cobertos de joalharia espalhafatosa e anacrónica, que são envergados pela maior parte das deusas em cena.

figura do estilo top mhd deuses do egito

figura do estilo top mhd deuses do egito

Um dos grandes méritos deste guarda-roupa é a qualidade hiperbólica de todas as indumentárias, mesmo a dos figurantes no background, mas existem algumas personagens e peças merecedoras de particular atenção. Horus, por exemplo, enverga ocasionalmente uma rica capa que, ao invés de ser feita de lã ou qualquer material convencional, é composta por centenas de fragmentos metálicos interligados e pintados de intenso azul. O triquini couraçado e coberto de joias que constitui parte do figurino de Hathor é outro highlight, tal como são os toucados enormes de Astarte e Anat (duas assassinas que aparecem montadas em víboras do tamanho de prédios). Num panorama menos exuberante, os mantos de linho e algodão que Geoffrey Rush enverga no papel de Ra são belíssimos exemplos da qualidade executiva destes figurinos, sendo eles construídos com têxteis feitos de raiz para o filme e com hieróglifos tecidos no seu padrão.

figura do estilo top mhd deuses do egito

figura do estilo top mhd deuses do egito

Lê Ainda: O Caçador e a Rainha do Gelo | Os figurinos da nova aventura fantasiosa

figura do estilo top mhd deuses do egito

figura do estilo top mhd deuses do egito

A execução não é tudo, obviamente, mas face a um projeto desta grandiosidade sem estribeiras, a forma impecável como os designs foram materializados é deveras importante. Com isso em consideração, há ainda que esclarecer que os designs em questão podem tender a ser muito ridículos e espalhafatosos mas é igualmente difícil negar que essa abordagem está em jubilante concordância com o resto do filme que, infelizmente, não tem nem uma gota da precisão executiva do seu vestuário. Em conclusão, a apreciação geral de Deuses do Egito pode ser feita com uma abordagem francamente camp e irónica, o que se estende aos seus figurinos que, apesar de tudo, funcionam tão bem dentro do seu louco filme como em vácuo, onde são espantosas obras de exuberância fantasiosa minuciosamente construída e com um paralisante horror ao vazio e à mera sugestão de minimalismo. Neste caso, podemos mesmo dizer que menos não é mais, mais é MAIS!

figura do estilo top mhd deuses do egito

 


<< 10. A Assassina  |  8. Todos Querem o Mesmo!! >>


 

Longe das loucuras deste blockbuster absurdo, o próximo título na nossa lista é uma comédia (intencional) que usa os seus figurinos como um inteligente elemento humorístico. Consegues adivinhar de que filme se trata?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *