A Invenção de Hugo

10 melhores filmes a ver no Dia da Criança

A Magazine.HD quer juntar-se aos miúdos e aos graúdos para uma viagem para os 10 melhores filmes a ver no Dia da Criança. 

1 de 11

A Magazine.HD quer partilhar com os seus fãs e leitores uma lista dos 10 melhores filmes a ver no Dia da Criança.

O Dia da Criança é celebrado em Portugal, Angola, Moçambique, entre outros países a 1 de junho. No entanto, a data varia consoante as nações. Por exemplo, para a ONU, o Dia Mundial da Criança é o dia 20 de novembro, uma vez que neste dia, em 1959, foi assinada a Declaração dos Direitos da Criança, e, depois em 1989, a Convenção dos Direitos da Criança. Ambos os documentos reconhecem os direitos das crianças de todo o mundo.

macaulay culkin em sozinho em casa
Macaulay Culkin em “Sozinho em Casa” será sempre um clássico intemporal para ver em família

Em Portugal, o dia é celebrado a 1 de junho com muitas festas nas escolas, com canções, poemas, desenhos, visitas escolares especiais a museus, descontos em livros infantis e até em parque de diversões. Mas e se o Dia da Criança fosse também celebrado com o cinema? E se alguém nos levasse de novo para os mais maravilhosos filmes que nos relembram o que significa ser criança?

Seria impossível imaginar a nossa vida sem filmes que muitas vezes servem de máquina do tempo e levam-nos até ao passado, e a um tempo que já não existe. Ser criança é ser livre para sonhar, e talvez o cinema tenha sido capaz de ser expoente máximo dessa lógica, porque no cinema, efetivamente, sonhamos.

Tal como na infância, no cinema tudo é efémero. Tudo existe e deixa de existir num sopro. Na nossa infância, tudo ao nosso redor parece de carne e osso, como quando estamos dentro da sala escura. Quando essa vivência termina, assim como a experiência cinematográfica acaba com o desligar do projeto, tudo o que foi vivido torna-se fantasma no nosso pensamento.

Lê Também:
Filmes que marcaram a nossa infância

A vida só consegue ser melhor quando nos sentimos crianças no nosso espírito ou quando vamos ao cinema. E o cinema, apesar da diversidade de géneros, é expressão mais autêntica das nossas infantilidades. A infância é uma memória, e as memórias são as imagens dos filmes. Não palpáveis, mas tão claras aos nossos sentidos.

Deixando tamanhas comparações entre o cinema e o facto de ser criança um pouco de lado, mergulhemos agora na lista dos “10 melhores filmes a ver no Dia da Criança”, que irão obviamente encantar toda a família neste dia tão especial.

As famílias podem juntar-se para assistir alguns dos filmes animados, mas se és daqueles que preferes filmes mais adultos, dramáticos e reflexivos, também eles estão presentes nesta lista. A divisão entre filmes para miúdos, e filmes para graúdos, prende-se sobretudo com as temáticas cinematográficas abordadas.

Eis os 10 melhores filmes a ver no Dia da Criança!

 

Por Virgílio Jesus e Marta Kong Nunes

1 de 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *