1618 © Cinemundo

1618 estreia nos cinemas portugueses em setembro

O filme português mais premiado de todos os tempos, “1618” conta a história da comunidade de Sefarditas em Portugal na cidade do Porto.

Desde que estreou em festivais de cinema de todo o mundo, “1618” já conquistou mais de 70 prémios internacionais. Uma megaprodução cinematográfica dentro do panorama da história do cinema português, o filme demorou mais de um ano a ser rodado, contou com efeitos especiais, e juntou mais de 200 figurantes e teve cerca de 120 planos com pós-produção.

De estreia marcada nas salas de cinemas portuguesas para 29 de setembro de 2022, “1618” faz parte de um projecto inter-religioso e de combate ao antissemitismo, desenvolvido entre a Comunidade Judaica do Porto (detentora dos direitos sobre o filme) e a Diocese católica do Porto.

Lê Também:   30 filmes que marcaram a última década do cinema português

Com lugar no ano de 1618, na Cidade do Porto, o filme acompanha os tempos em que a Inquisição intensifica a perseguição a judeus nas cidades portuguesas e espanholas. Uma época em que cristão-novos são suspeitos de praticarem heresias judaicas e vivem com medo, e outros planeiam fugir para Antuérpia e Amesterdão.

Vindo de Coimbra, Sebastião Matos de Noronha, visitador da Inquisição, dirige-se para o Porto, numa carruagem escoltada pela sua guarda. A tensão nas ruas do Porto é esmagadora e reina um clima de incerteza e medo. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelos habitantes do Porto, é o primeiro alvo da visitação. A fuga para a Flandres parece ser o seu único caminho, mas a sua consciência impede-o de deixar para trás uma comunidade que tanto estima e que pelo seu bem-estar se responsabiliza. Contudo, com a família e a sua comunidade em perigo, António Álvares decide delinear um plano de fuga.

Pedro Laginha e Francisco Beatriz lideram um elenco que conta ainda com Heitor Lourenço, Paulo Manso, Afonso Pacheco, e as actrizes Catarina Lacerda e Mafalda Banquart. Luís Ismael é o realizador do filme.

TRAILER | 1618, UM FILME PORTUGUÊS

Qual o último filme português que viste?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *