2PM | ©JYP Entertainment

2PM | Tudo o que precisas de saber

[tps_header]

Vem conhecer mais um grupo muito importante na indústria k-pop! Desta vez são os 2PM!

Os 2PM são um grupo masculino de k-pop da JYP Entertainment formado em 2008. Originalmente com 7 membros, agora só tem 6: Jun.K, Taecyeon, Nichkhun, Wooyoung, Junho e Chansung. O ex-líder do grupo Jaebom (agora conhecido como Jay Park) deixou o grupo em 2010.

[/tps_header]

História

Os membros do grupo (em excepção de Nichkhun) fizeram audições para juntarem-se à JYP Entertainment. Alguns deles já tinham alguma experiência na indústria, como Jun.K que ganhou várias competições. Taecyeon, Junho e Chansung participaram no programa “SuperStar Survival”.

Originalmente, os membros dos 2PM faziam parte de um grupo maior chamado One Day. O documentário “Hot Blooded Men” capturou os seus dias como trainees. Desse documentário Jay Park recebeu o maior número de votos e no final do processo, One Day foi reduzido a 11 membros e depois o grupo foi dividido nos 2AM, grupo de 4 membros focado em baladas, e nos 2PM, grupo de 7 membros focados em hip-hop.

Enquanto a maioria dos grupo masculinos segue uma imagem de ‘meninos bonitos’, o grupo construiu uma imagem mais masculina acabando por serem conhecidos como ‘beastly idols’. Jay Park foi escolhido como líder por ser o mais velho do grupo e por ser considerado o mais talentoso.

O grupo estreou-se com o single “10 out of 10” em Setembro de 2008. No mês seguinte começaram a promover “Only You”, outra música do mini-álbum “Hottest Time of the Day”. Em Abril de 2009, o grupo lançou o seu segundo mini-álbum, “2:00 PM Time for Change”, começando a promovê-lo com “Again and Again“, com o qual ganharam as suas primeiras vitórias em programas de televisão. Em Junho o grupo promoveu “I Hate You”, que também recebeu várias vitórias.

No final de 2009 surgiu a controvérsia envolvendo Jay Park. Artigos surgiram na internet sobre alguns post que o membros fez na sua conta MySpace em 2005 onde expressou o seu desgosto pela Coreia do Sul enquanto era trainee da JYP. Estes posts foram colocados na internet após a conta ter sido ‘hacked’ e foram tirados do contexto e severamente mal interpretadas pela media coreana. Jay desculpou-se pelo acontecido e embora muitos pediram com que o membro fosse expulso do grupo, Park Jin Young deu um voto de confiança a Jay. No entanto, Jay anunciou que iria sair do grupo e regressar aos Estados Unidos.

Foi confirmado que o grupo iria continuar com 6 membros, mas por causa desta controvérsia evitaram fazer aparências em programas de televisão. Embora com toda esta situação, o grupo decidiu seguir com o lançamento o seu primeiro álbum “01:59 PM”, que saiu em Novembro de 2009. Mas questões sobre Jay continuaram.

2pm
2PM | ©JYP Entertainment

Park Jin Young confirmou que se o membro quisesse regressar ao grupo era bem-vindo e em apoio, os restantes membros decidiram dividir o rendimento do álbum em partes iguais pelos 7 membros. O álbum tem as músicas ainda com a voz de Jay Park e o grupo teve que filmar novamente o MV do single “Heartbeat”.

Após duas semanas de atividades, o grupo agarrou um prémio num programa de música e o single ficou muito bem posicionado nos tops. E até “Again & Again” foi reconhecida como a Música do Ano.

Em Fevereiro de 2010, a JYP Entertainment anunciou que Jay Park não iria regressar ao grupo e que o seu contrato foi terminado, em acordo com os outros 6 membros. Assim o grupo continuou com 6 membros e um novo líder não foi escolhido.




(continuação)

A Abril desse ano, o grupo lançou o mini-álbum “Can’t Stop Don’t Stop” com 6 músicas, querendo mostrar um lado mais forte deles do que dos lançamentos anteriores. O grupo abriu 9 concertos nos Estados Unidos das Wonder Girls. Em Maio o grupo lançou a música “What’s Your Celebration?” para celebrar o Mundial de Futebol de 2010.

De Julho a Setembro, o grupo deu vários concertos pelo país. Em Outubro, o grupo lançou o seu quarto EP “Still 2:oo PM”, que teve como single “I’ll Be Back“, que foi muito bem recebido tendo ainda um lugar de destaque no Billboard World Album Chart mesmo sem promoções nos Estados Unidos.O grupo fez a sua estreia no mercado japonês em Dezembro desse ano com um showcase.

Já em Maio de 2011, o grupo lançou o seu single de estreia japonês, “Take Off”, que acabou por ser escolhida como música de fecho do anime “Blue Exorcist”. Em Junho saiu o segundo álbum coreano do grupo, “Hands Up”, que teve como o single a música com o mesmo nome. Neste álbum houve duas músicas escritas por membros do grupo.

Em Novembro, o grupo lançou o seu primeiro álbum em japonês, “Republic of 2PM”, que conteve todos os singles que o grupo lançou mais a versão japonesa de “Hands Up”.

2PM
2PM | ©JYP Entertainment

Depois de mais de um ano, o grupo fez um comeback coreano em 2013 com o álbum “Grown”, que teve dois singles: “Comeback When You Hear This Song” e “A.D.T.O.Y.”. Como parte das promoções o grupo teve uma exposição na Estação de Apgujeongrodeo. Em Setembro, fizeram um novo comeback com o novo álbum “GO CRAZY!”, que teve como single a música com o mesmo nome.

Já em 2015, o grupo lançou o seu quinto álbum “No.5”, onde 9 das 12 músicas do álbum foram escritas pelos membros incluindo o single “My House” que foi escrito por Jun.K. E em Setembro, o grupo fez um novo comeback com o álbum “Gentlemen’s Game”, que teve como single “Promise (I’ll Be)”. Este álbum foi o último a ser lançado antes dos membros começarem a cumprirem o seu serviço militar.

Em Janeiro de 2018, cinco dos seis membros do grupo assinaram novo contrato com a JYP Entertainement, só Taecyeon não assinou pois estava a cumprir o seu serviço militar. No entanto, ele acabou por não assinar novo contrato mas irá continuar com atividades com o grupo.

Em Maio desse ano foi quando Jun.K entrou no serviço militar, sendo seguido por Wooyoung em Julho. Taecyeon cumpriu o seu serviço e saiu em Maio de 2019. No entanto, Junho começou nesse mesmo mês, seguido por Chansung em Junho.

Já este ano, Jun.K e Wooyoung cumpriram o seu serviço militar.




Membros

Jun.K (Kim Min Ju)

jun.k 2pm
Jun.K | ©JYP Entertainment

Jun.K é o principal vocalista do grupo. Ele nasceu a 15 de Janeiro de 1988 em Daegu.

Ele foi aceite pela YG Entertainment e a JYP Entertainment e acabou por escolher a JYP Entertainment. Ele é amigo de G-Dragon e Taeyang dos BigBang.

Em 2011, Jun.K lançou o seu primeiro single a solo “Alive”. No ano seguinte, participou no musical “Os Três Mosqueteiros” onde fez de D’Artagnan. E em 2013, participou no musical “Jack the Reaper” onde fez a personagem de Daniel.

Em 2014, lançou o seu primeiro álbum japonês “Love & Hate” e no ano seguinte lançou “Love Letter”, também em japonês. Já em Julho de 2016, lançou o seu primeiro álbum coreano “Mr. No”, que foi seguido pelo seu terceiro álbum japonês “No Shadow”.

Em 2017, Jun.K lançou o seu segundo álbum coreano “77-1X3-00”. Jun.K é quem compôs mais músicas na companhia depois de J. Y. Park.

Já este ano, ele lançou a música “This is Not a Song”.




Nichkhun (Nichkhun Buck Horvejkul)

nichkhun 2pm
Nichkhun | ©JYP Entertainment

Nichkhun é o vocalista, rapper e visual do grupo. Ele nasceu a 24 de Junho de 1988 em Califórnia.

Ele vem de uma família rica, tendo ficado com o nickname “Príncipe Tailandês” na Coreia do Sul. Ele tem dupla-nacionalidade, tailandês e americano (E.U.A.). Ele mudou-se com a sua família para a Tailândia quando tinha apenas 5 anos.

Ele foi descoberto por um agente da JYP nos Estados Unidos, onde este estava a terminar os seus estudos. Depois de passar as audições, tornou-se num trainee em 2006. Em 2009, precisou de regressar à Tailândia para saber se iria cumprir o seu serviço militar, mas conseguiu a excepção do serviço.

Em 2011, ele participou no programa “We Got Married” onde fez par com Victoria das f(x). Em 2014, ele namorou com Tiffany das SNSD mas terminaram a relação no ano seguinte.

Nichkhun participou em vários filmes como: “Shining Diploma” (2011), “Ouran High School Host Club” (2012), “Seven Something” (2012) e “A Dynamite Family” (2014), em várias dramas coreanas como: “Dream High” (2011), “The Producers” (2015), na web-drama “Magic School” (2017)e “Arthdal Chronicles” (2019), e também em algumas dramas chinesas como: “One and a Half Summer” (2014) e “Looking for Aurora” (2014).

Ele lançou o seu primeiro álbum a solo, “Me”, em Fevereiro de 2019.




Taecyeon (Ok Taec Yeon)

taecyeon 2pm
Taecyeon | ©JYP Entertainment

Taecyeon é um dos vocalistas, rappers e segundo visual do grupo. Ele nasceu a 27 de Dezembro de 1988 em Seul.

Embora tenha nascido em Seul mudou-se para Busan. Com 10 anos, a sua família emigrou para Bedford nos Massachusetts nos Estados Unidos, one viveu durante 7 anos.

Ele fez uma audição para a JYP em Nova Iorque para se tornar num modelo. Em 2013, ele participou no programa “We Got Married” onde fez par com a atriz de Taiwan Emma Wu.

Ele participou em várias dramas como: “Cinderella’s Sister” (2010), “Dream High” (2011), “99 Days with a Superstar” (2011), “Who Are You” (2013), “Wonderful Days” (2014), “Assembly” (2015), “Let’s Fight, Ghost” (2016), “Save Me ” (2017) e “The Game: Towards Zero” (2020).

Taecyeon recebeu uma carta escrita a sangue de uma sasaeng, basicamente uma fã obcecada. Ele compôs o single do álbum “Gentleman’s Game”, “Promise (I’ll Be)”.

Em 2018, ele não renovou o seu contrato com a companhia mas continuará com atividades como membro do grupo. E este ano foi revelado que ele está numa relação com uma não-celebridade.




Wooyoung (Jang Woo Young)

wooyoung 2pm
Wooyoung | ©JYP Entertainment

Wooyoung é o principal dançarino e vocalista do grupo. Ele nasceu a 30 de Abril de 1989 em Busan.

Ele foi escolhido como trainee depois de conseguir passar uma audição com mais de 5000 candidatos. O seu pai era, inicialmente, contra este sonho mas depois apoiou o filho.

Ele foi o primeiro membro a ter um single a solo, “23, Male, Single” (Julho 2012) e em 2015 fez a sua estreia a solo no Japão com o single “R.O.S.E.”.

Em 2014, ele participou no programa “We Got Married” onde fez par com a atriz Park Se Young.




Junho (Lee Jun Ho)

junho 2pm
Junho | ©JYP Entertainment

Junho é um dos vocalistas e dançarinos do grupo. Ele nasceu a 25 de Janeiro de 1990 em Ilsan.

Ele ganhou o programa “Superstar Survival” da JYP, ultrapassando 6000 candidatos. Ele foi muitas vezes acusado de ter feito cirurgia plástica pela a sua semelhança com Rain.

Houve uma altura em que ele quase foi expulso da companhia por causa da sua atitude e porque ele estava a ficar para trás, mas a sua mãe falou com J.Y. Park para lhe dar mais uma oportunidade.

Em Julho de 2013, ele lançou o seu primeiro álbum a solo, em japonês, “Kimi no Koe”, no ano seguinte lançou o seu segundo álbum em japonês “Feel”, e em 2015 lançou o seu terceiro álbum “So Good”.

Junho participou em vários filmes: “Cold Eyes” (2013), “Twenty” (2015), “Memories of the Sword” (2015), “Homme Fatale” (2019) e “Rose and Tulip” (2019). Também participou em vários dramas: “Memory” (2016), “Uncontrollably Fond” (2016), “Chief Kim” (2017), “Just Between Lovers” (2018), “Wok of Love” (2018) e “Confession” (2019).




Chansung (Hwang Chan Sung)

chansung 2pm
Chansung | ©JYP Entertainment

Chansung é o rapper, vocalista e maknae do grupo. Ele nasceu a 11 de Fevereiro de 1990 em Seul.

Ele também participou no programa “Superstar Survival” mas ficou para trás. Ele participou em vários dramas: “Unstoppable High Kick” (antes da estreia do grupo), “Dream High” (2011), “Brilliant Thieves Royale” (2011), “7th Grade Civil Servant” (2013), “Ms. Temper & Nam Jung-Gi” (2016), “Romantic Boss” (2016), “Romantic Doctor, Teacher Kim” (2016), “Housewife Detective” (2017), “Suspicious Partner” (2017), “What’s Wrong With Secretary Kim” (2018), “Touch Your Heart” (2019) e “My Holo Love” (2020).

Chansung também participou em alguns filmes, como “Midnight Runners” (2017) e “Rose and Tulip” (2019).




Ex-Membro

Jay Park (Park Jae Bom)

jay park 2pm
Jay Park | ©AOMG

Jay foi o dançarino, vocalista e líder do grupo. Ele nasceu a 25 de Abril de 1987 em Edmonds, Washington, em Seattle.

Em 2004 tornou-se num trainee para a JYP Entertainment e em 2008 estreou-se como o líder dos 2PM com a música “10 out of 10”. Só que em 2009, um enorme escândalo causado por uma série de comentários que ele fez na sua conta de MySpace (em 2005) foram tornados públicos. Isto levou a que ele deixa-se o grupo em 2010.

Em Julho de 2010, ele lançou o seu primeiro EP “Count on Me” e ele assinou contrato com a SidusHQ.

Em 2011, ele lançou o seu primeiro mini-álbum, “Take a Deeper Look”, que foi bem recebido pelos tops coreanos. Em Fevereiro de 2012, lançou o seu primeiro álbum “New Breed”. Em 2013, ele fundou a sua própria companhia, AOMG, com o rapper Simon Dominic. Já em 2015, ele foi um dos juízes de “Show Me The Money 4” e lançou o álbum “Worlwide”.

Ele está assinado com a Roc Nation (companhia de Jay-Z) para as sua atividades americanas. Ele é um dos juízes de “Asia’s Got Talent”.

Já conhecias este importante grupo da segunda geração de k-pop?

[tps_footer]

Lê Também:   K-Pop | As músicas mais icónicas que deves conhecer

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *