'Restos do Vento' de Tiago Guedes na Selecção Oficial 2022.

75º Festival de Cannes: Mais 2 filmes portugueses e Selecção Oficial Completa

Uma semana depois do anúncio das longas-metragens do 75º Festival de Cannes, juntam-se mais alguns filmes que completarão a Seleção Oficial 2022. Entre eles está ‘Restos do Vento’, de Tiago Guedes (Sessões Especiais) e Cristéle Alves Meira leva ‘Alma Viva’ à paralela Semana da Crítica.

Ainda faltam conhecermos os jurados do 75º Festival de Cannes, (de 17 a 28 de Maio de 2022), mas há boas notícias para o cinema português, neste complemento à Selecção Oficial 2022: ’Restos do Vento’, de Tiago Guedes (A Herdade), produzido pela Leopardo Filmes, de Paulo Branco está nas ‘Special Screenings’ — Fora de Competição, da Selecção Oficial do Festival de Cannes, onde terá a sua estreia mundial, embora não como candidato à Palma de Ouro 2022. A nova longa-metragem de Tiago Guedes, tem um argumento escrito em parceria entre o encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues (o actual director-artístico do Festival de Avignon) e o realizador. ’Restos do Vento’ é protagonizado por Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Gonçalo Waddington e Leonor Vasconcelos e a sua história gira à volta de ‘uma tradição pagã de uma vila do interior de Portugal, que deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se’. Este filme, que é uma espécie de lança portuguesa, na mais importante mostra cinematográfica do mundo, é uma co-produção internacional da Leopardo Filmes, RTP, APM Produções, Alfama Films Production, ARTE France Cinéma, com o apoio financeiro do ICA, Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema e da CMTV.

75º Festival de Cannes
‘Alma Viva’, a primeira longa-metragem de Cristéle Alves Meira, estreia na Semana da Crítica de Cannes.

 

 

Também sobre o interior de Portugal e as suas por vezes obscuras tradições fala ‘Alma Viva’, a primeira longa-metragem da realizadora luso-francesa de Cristéle Alves Meira, (Campo de Víboras e Invisível Herói), um filme que estreia na Semana da Crítica de Cannes, — e aqui há prémios — a mesma secção paralela, onde é apresentada igualmente a co-produção portuguesa de animação: Ice Merchants, de João Gonzalez. ‘Alma Viva’, tem como director de fotografia Rui Poças e é uma co-produção da Midas Filmes (Portugal), de Pedro Borges, com as companhias, Fluxus Films (França) e Entre Chien et Loup (Bélgica). ‘Alma Viva’ mantém a sua geografia na aldeia de Vimioso — tal como em ‘Campo de Víboras’, onde nasceu a mãe da cineasta), em Trás-os-Montes, onde a realizadora passava férias todos os Verões. Decerto e por isso a protagonista chama-se Salomé, uma miúda de dez anos que todos os anos regressa a Portugal, para passar férias com a avó, que falece repentinamente, sem a criança possa fazer alguma coisa pela sua progenitora. Enquanto a mãe de Salomé, chega de urgência de França, a miúda parece possuída por algo incontrolável que quase mata a vizinha da avó, que se suspeita ter sido ela a envenená-la e portanto a causadora da morte da avó. A pequena parece cismar que foi possuída pelo espírito da avó e logo as pobres gentes da aldeia, acusam-na de bruxaria. Nesta história de bruxas, que as há, há, a realizadora não pretende fazer um filme do género terror, mas antes uma história sobre as crenças e o medo de uma aldeia perdida e despovoada do interior de Portugal.

COMPLEMENTOS À SELECÇÃO OFICIAL 

Era mais do que esperado que depois das longas-metragens anunciadas para as várias secções do 75º Festival de Cinema de Cannes, que a Selecção Oficial 2022, não estava fechada. Eis então a lista de filmes nas várias secções, que completarão a Selecção Oficial 2022, anunciada hoje mesmo ao final da tarde

Competição

LE OTTO MONTAGNE Charlotte Vandermeersch, Felix Van Groeningen (Itália/Bélgica)

UN PETIT FRÈRE Léonor Serraille (França)

TOURMENT SUR LES ÎLES Albert Serra (Espanha)

Cannes Première

DON JUAN Serge Bozon (França)

LA NUIT DU 12 Dominik Moll France

CHRONIQUE D’UNE LIAISON PASSAGÈRE Emmanuel Mouret (França)

Sessões da Meia-Noite 

REBEL Adil El Arbi, Bilall Fallah (Bélgica)

Un Certain Regard

PLUS QUE JAMAIS Emily Atef (Allemanha/França)

MEDITERRANEAN FEVER Maha Haj (Palestina)

LE BLEU DU CAFTAN Maryam Touzani (Marrocos)

HARKA Lotfy Nathan (Tunísia (1º filme)

Fora de Competição

L’INNOCENT Louis Garrel (França)

Sessões Especiais

MI PAIS IMAGINARIO Patricio Guzmán Chili (Documentário)

THE VAGABONDS Doroteya Droumeva Allemagne (1º filme)

RIPOSTE FÉMINISTE Marie Perennès, Simon Depardon (França
(Documentário – 1º filme)

RESTOS DO VENTO Tiago Guedes (Portugal)

LE PETIT NICOLAS QU’EST-CE QU’ON ATTEND POUR ÊTRE HEUREUX ?

Amandine Fredon, Benjamin Massoubre France (Animação – 1º filme)

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *