Flora & Ulisses | © 2021 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

Disney+ | Flora & Ulisses, em análise

“Flora & Ulisses” é o novo filme original Disney+. Com aventura, um esquilo super-herói e uma miúda precoce, prometemos que agrada a toda a família!

Podia ser só mais um do vasto catálogo, mas está longe de se tornar apenas um número. “Flora & Ulisses” é uma divertida e inspiradora adaptação da obra de Kate DiCamillo e leva-nos para o fantástico mundo de super-heróis onde até um simples esquilo adquire poderes e muda a vida das pessoas com quem se cruza. Quem vos disse que um super-herói tinha de falar? Ou que para ser um verdadeiro super-herói teria de o mostrar a todo o mundo?

Segundo a autora dos livros, o novo filme da plataforma de streaming da Disney+ é uma adaptação que consegue capturar de forma inequívoca a mensagem e a essência da história original, seja pelo enredo ou pelo magnífico elenco que integra a nova longa-metragem da Disney+ e que criou uma química inegável e contagiante.

Flora & Ulisses” leva-nos até à vida de Flora (Matilda Lawler), uma rapariga de 10 anos, cínica acima da média (seja para a idade que tem ou mesmo caso já fosse uma jovem adulta na nossa modesta opinião; queremos acreditar que ainda se pode demorar uns anos a chegar ao nível dela), e super-fã de um mundo de super-heróis, bandas desenhadas e histórias ‘mágicas’ que a possam tirar um pouco da realidade do mundo. Já Ulisses, por seu lado, é uma descoberta da própria Flora quando ela entra numa fantástica missão: travar o aspirador maluco da vizinha que parece ter ganho vida própria.

Lê Também:   Disney+ | Entrevista exclusiva com o elenco de Flora & Ulisses

Mas é essa mesma missão que, apesar de destrambelhada, se revela o ponto de viragem para a vida de Flora Buckman e os seus pais, George e Phyllis, dois artistas que também estão num impasse com a vida e a inspiração. O aparecimento de um esquilo super-herói irá ajudar ao cinismo da miúda de 10 anos e irá potenciar a sua relação com os pais.

Flora & Ulisses
Ulisses, o novo super-herói da Disney | © 2021 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

A sua mãe, Phyllis (Alyson Hannigan) é uma escritora de livros eróticos, ou novelas como ela lhe chama. Um pouco maluca, conhecemo-la como uma escritora em maré de azar no que toca à inspiração. Já George Buckman (Ben Schwartz) é um artista de banda desenhada que já desistiu do seu sonho; criou inúmeros super-heróis, incluindo o favorito de Flora, Incandesto, mas nunca viu as suas histórias serem publicadas. Mas Flora é cínica em muito, especialmente porque os pais estão à beira da separação, mas não na força dos super-heróis.

Determinada a voltar a trazer “vida à sua vida” (desculpem a redundância), Flora apresenta Ulisses ao seu pai, que é o único que acredita nela. O melhor de Ulisses? É um esquilo, super fofo por sinal, que não fala, não devaneia mas que é a estrela sem ser o centro das atenções. Gerado por computador, Ulisses parece-nos tão real quanto parece a Flora e nós simplesmente adoramos. E as feições, as feições são o que distinguem tão bem este filme de outros. São as expressões do pequeno esquilo super-herói que fazem a diferença para a história.

Lê Também:   Disney+ | Entrevista exclusiva com o elenco de Amadrinhadas

Mas se pensam que a essência do filme está apenas nestas personagens desenganem-se. “Flora & Ulisses” é uma lufada de ar fresco nos originais Disney+ porque volta a trazer um filme de comédia, aventura e essencialmente de agregação de família. O filme tem um toque de comédia física que bem sabemos ser sempre um plus para miúdos e graúdos. Quem é que não gosta de ver uma história leve mas com um vilão que se envolve sempre nas maiores trapalhadas? Aqui o papel cabe a Danny Pudi, que desde as perseguições a Ulisses, até à desenfreada luta com o malvado gato, nos dá uma das suas melhores interpretações em termos de comédia de improviso.

E sim, um vilão, um super-herói e uma rapariga muito espevitada, parece tudo uma fórmula já gasta mas que aqui resulta na perfeição. Talvez pela sinergia evidente entre as personages. É fácil de acreditar que Ben Schwartz e Matilda Lawler podem ser pai e filha, é engraçado de ver a dinâmica da família Buckman, mas acima de tudo é fácil entrar neste mundo fantasioso.

Disney+
Ben Schwartz e Matilda Lawler são George e Flora Buckman | © 2021 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved

E, ao mesmo tempo, tem uma mensagem de esperança, mesmo para os mais cínicos do mundo. Aqueles que não acreditam nas coisas boas mas que depois lá no fundo gostam das histórias de heróis porque sabem que há sempre uma réstia de esperança. Mas dito tudo isto, perguntam-se ainda se é apenas por causa disto que os graúdos irão querer ver o filme com os mais pequenos? Não, não é apenas isto. O que podem não saber, mas que garantimos ser o que eleva o filme a outro nível, é que as referências à cultura cinematográfica, de séries e claro de super-heróis é simplesmente abismal e super super divertida de se ver.

SUBSCREVE JÁ À DISNEY+

Se por um lado temos icónico prémio do coração de Phyllis, ‘Jack & Rose’, sim, esses Jack e Rose da história de “Titanic”, também será possível ver Ben Schwartz numa das suas cenas a solo a dançar livremente ao som de um dos temas mais icónicos da televisão graças a “The Fresh Prince of Bel-Air”. Mas se isto não convence, a nossa dica é mesmo super-heróis. Sejam fãs da DC Comics ou da Marvel, o que sabemos é que aqui existem todos os super-heróis! Desde as dicas deixadas na loja de banda-desenhada, até a momentos caricatos de Ulisses e situações vividas por Flora, será impossível não verem pequenas homenagens aos filmes do género.

Flora & Ulisses
Alyson Hannigan é a mãe de Flora e a detentora do aclamado prémio ‘Jack & Rose’ | © 2021 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

E se dúvidas houvesse, há que realçar que Flora não está sozinha nesta fantástica e divertida aventura. Com um novo vizinho pelo verão, o engraçado William Spiver (Benjamin Evan Ainsworth), a Disney+ deixa aqui nesta personagem uma pequena homenagem a um dos super-heróis mais conhecidos. Não queremos desvendar muito mas se vos dissermos que anda sempre com óculos escuros, será que irão conseguir adivinhar?

O que podemos dizer é que “Flora & Ulisses” se compromete com tudo aquilo que queremos de um filme Disney (bem, ou neste caso Disney+). É uma história inspiradora, muito fantasiosa ao seu modo mas sem fugir muito a mensagens para o mundo real, e claro com uma criança em destaque capaz de fazer alguma vergonha a muitos adultos. Atenção, não é mau, e neste caso a Matilda Lawler está absolutamente maravilhosa (tendo até em consideração a breve e ainda curta carreira dela), mas há algum tempo que se havia perdido essa “mística”. Quem não se lembra dos icónicos filmes que foram levados às costas por crianças como “Sozinho em Casa” ou “Matilda”?

Flora & Ulisses
Flora & Ulisses é um filme para juntar a família | © 2021 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved.

Aqui Flora é quem cativa, o Ulisses é um super esquilo, mas secundário e um bom suporte para a história dos Buckman, e a magia da Disney simplesmente irresistível. Claro que ajuda o facto dos Easter Eggs espalhados por todo o filme e como nota final, só dizemos… quem for mesmo fã dos super-heróis (e vá, vamos alargar e dizer que é dos universos todos), garantimos que não vão resistir àquele que por ventura é O maior Easter Egg (vocês saberão quando o virem/ouvirem).

Flora & Ulisses, em análise
Flora & Ulisses

Movie title: Flora & Ulisses

Movie description: Flora (Matilda Lawler) é uma rapariga de 10 anos, um pouco cínica e fã de bandas desenhadas e cartoons. Ao ajudar a vizinha, Flora resgata um esquilo – a quem é dado o nome de Ulisses – que, afinal de contas, tem super-poderes. Os dois vão acabar por seguir em inúmeras aventuras, sempre com divertidas complicações, e que irão mudar a vida de Flora e a forma como ela encara a vida.

Date published: 19 de February de 2021

Country: EUA

Duration: 1h35m

Director(s): Lena Khan

Actor(s): Matilda Lawler, Alyson Hannigan, Ben Schwartz, Danny Pudi, Anna Deavere Smith, Benjamin Evan Ainsworth, Kate Micucci

Genre: Aventura, Comédia, Família

  • Marta Kong Nunes - 85
85

CONCLUSÃO

“Flora & Ulisses” é o filme de família que precisamos em qualquer momento. Tem super-heróis, tem aventura, tem imaginação ao rubro e chega a todas as idades. Da comédia para os mais novos, de animais com poderes, até às referências da cultura pop para os mais velhos, é doce, divertido e incorpora o espírito Disney.

Pros

Referências concretas a super-heróis

Matilda Lawler é uma excelente mini-protagonista

O detalhe com que Ulisses, o super esquilo, foi desenhado

Cons

Falta de mais momentos divertidos com Ulisses

Alyson Hannigan não ter tido uma personagem mais cómica

Leave a Reply