Afinal, a saga Alien é inspirada nestes filmes
“Alien: Romulus” chegou, viu e venceu nos cinemas! O mais recente filme da saga já fez mais de 200 milhões de euros em bilheteira. Porém, sabias que foram vários as obras que a inspiraram?
Sumário:
- “Alien: Romulus” está a fazer furor tanto nos cinemas portugueses como ‘lá fora’ e já atingiu os 200 milhões de euros em bilheteira;
- O argumentista Dan O’Bannon confessou que são vários os filmes que serviram de inspiração para este icónica saga;
- São eles “A Coisa de Outro Mundo” — que mais tarde teve um remake por John Carpenter como “The Thing” —, “Planeta Proibido” e ainda “Planeta dos Vampiros”.
“Alien: Romulus” estreou no passado dia 15 de Agosto nos cinemas em Portugal e é a mais recente entrada da icónica saga iniciada por Ridley Scott, o realizador de “Napoleão” e sequela “Aliens” de James Cameron. No último fim-de-semana, segundo o ICA, a obra de Fede Alvarez (“Nem Respires“) foi o quinto filme mais visto em Portugal. Podes ver ou rever todos os outros filmes – bem como a sua cronologia – no Disney+ , até mesmo os da saga Predador.
Nas últimas horas, conforme informação avançada pelo The Hollywood Handle, já superou os 200 milhões de euros de bilheteira e promete não ficar por aqui. De recordar que a longa-metragem teve um orçamento de cerca de 70 milhões de euros.
São várias as curiosidades sobre as quais nos temos debruçado desde a estreia do filme em Portugal. Uma das que mais tem dado que falar prende-se com o facto de existir um Xenomorph numa igreja na Escócia. Outra é sobre o significado do tão misterioso líquido preto. Contudo, as curiosidades não ficam por aqui e é altura de ficares a conhecer mais uma: sabias que a história de Alien teve inspiração em vários filmes?
Quais os filmes que inspiraram a saga Alien?
O argumentista, Dan O’Bannon, foi bastante transparente sobre as influências que moldaram o filme. Em conversa com o autor David McIntee, revelou: “Não roubei o ‘Alien’ a ninguém. Roubei a toda a gente”, explicou. O’Bannon mencionou então várias obras de ficção científica dos anos 50 que serviram de inspiração. “A Coisa de Outro Mundo” — que mais tarde teve um remake por John Carpenter como “The Thing” —, “Planeta Proibido” e o filme de terror “Planeta dos Vampiros”, de Mario Bava, dos anos 60.
Quando o filme estava em fase de lançamento, foi muitas vezes descrito como “Tubarão no Espaço “[“Jaws in Space”]. Quando Ridley Scott assumiu a realização, tinha como objetivo criar uma versão espacial de “The Texas Chain Saw Massacre“, concentrando-se mais no terror do que nos elementos de ficção científica ou fantasia.
Já tiveste oportunidade de ver o novo filme?