©A.M.P.A.S. | Jaguar PS / Shutterstock.com (ID:262054892) | taniavolobueva / Shutterstock.com (ID:425827354)

Os melhores realizadores de filmes de ficção científica de sempre

Quem são os melhores realizadores de filmes de ficção científica de sempre? Aqui podes conhecer alguns cineastas bem famosos, mas também muitos nomes esquecidos pelas gerações mais jovens.

Estabelecido como um dos géneros cinematográficos mais populares, a ficção científica surge como ferramenta nascida para extrapolar a ciência, dando a conhecer não só a possibilidade da inovação e investigação científica, mas também os perigos que esta acarreta para a sociedade. A ficção científica é um género cheio de mensagem, capaz de produzir histórias memoráveis e personagens duradouras, algo só possível por causa da mente de um limitado grupo de indivíduos.

Lê Também:   Planos de subscrição da Prime Video desaparecem sem explicação e deixam utilizadores preocupados

Ao longo dos últimos 100 anos da história do cinema, muitos têm sido os realizadores a apostar no género, desenvolvendo novas ideias, explorando conceitos inovadores e introduzindo as audiências a mundos sem igual. Como tal, aqui poderás ficas a conhecer aqueles que são alguns dos maiores realizadores de filmes de ficção científica, desde a criação do cinema, até aos dias de hoje.

DAVID CRONENBERG

David Cronenberg Ficção científica Realizadores Cinema
Crédito editorial: Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com (ID:108936692)

Principais obras de ficção científica:A Mosca“, “Experiência Alucinante“, “Crimes do Futuro

Um verdadeiro mestre do macabro, David Cronenberg juntou o terror ao género de ficção científica, criando obras de body horror como “A Mosca” (1986), que colocou Jeff Goldblum (“Parque Jurássico“) no mapa, e deu nova vida ao género.




JAMES GUNN

James Gunn
Crédito editorial: DFree / Shutterstock.com (ID:2019627938)

Principais obras de ficção científica: A trilogia “Guardiões da Galáxia“, “Slither – Os Invasores

Um cineasta de ficção científica moderno, James Gunn criou e explorou um canto distinto do Universo Cinematográfico da Marvel com a sua trilogia “Guardiões da Galáxia“, dando a conhecer aos fãs do género uma nova visão, que juntou a seriedade temática da estrapolação científica com o camp das obras Troma que deram origem à sua carreira e que têm influenciado os seus conceitos temáticos e estilo visual.

Lê Também:   Interview with the Vampire | Tudo o que precisas saber sobre a estreia na TV



ROBERT ZEMECKIS

Robert Zemeckis Ficção científica Realizadores Cinema
Crédito editorial: Kathy Hutchins / Shutterstock.com (ID:1261319581)

Principais obras de ficção científica: A trilogia “Regresso ao Futuro“, “Contacto

Amigo e colaborador de longa data de Steven Spielberg, Robert Zemeckis seguiu os passos do parceiro ao apostar em grande na ficção científica, explorando o mundo das viagens no tempo, com a trilogia “Regresso ao Futuro“, onde estabeleceu conceitos que ainda hoje são considerados como a base das viagens no tempo. Com “Contacto” o cineasta foi mais além, abordado uma das questões mais antigas da ciência, será que “estamos sozinhos no universo?”.




ALEX GARLAND

Alex Garland Ficção científica Realizadores Cinema
Crédito editorial: DFree / Shutterstock.com (ID:1679124745)

Principais obras de ficção científica: “Ex_Machina“, “Aniquilação

Alex Garland é um dos cineastas mais recentes da lista, mas, apesar disso, já demonstrou o seu talento para o género, não só através da escrita de obras como “28 Dias Depois“, “Missão Solar” e “Dredd“, mas também com os seus esforços na realização, onde aposta não só na elaborada mitologia das suas realidades, mas também em tópicos importantes, como a consciência da Inteligência Artificial.




PAUL VERHOEVEN

Paul Verhoeven Ficção científica Realizadores Cinema
Crédito editorial: taniavolobueva / Shutterstock.com (ID:425827354)

Principais obras de ficção científica:RoboCop – O Polícia do Futuro“, “Desafio Total“, “Soldados do Universo“, “O Homem Transparente

Paul Verhoeven trouxe violência e realismo para o género de ficção científica, criando mundos repletos de sátira política, com iconografia forte e sequencias de ação impossíveis de replicar nos dias de hoje.

Lê Também:   Esta popular série gótica com uma estrela de Game of Thrones chega à TV na próxima semana



RIDLEY SCOTT

Ridley Scott Inteligência Artificial Alien
© OSCAR GONZALEZ FUENTES via Shutterstock.com,ID 2390720643

Principais obras de ficção científica:Alien“, “Blade Runner“, “Perdido em Marte

Ridley Scott fez colidir os géneros de terror e ficção científica com a sua aposta em “Alien“, um dos seus filmes mais populares, e que ainda nos dias atuais dá muito que falar entre os fãs do género. Em “Blade Runner“, o realizador explorou a natureza humana e a robótica, temas que também são visíveis na sua saga “Alien“, já em “Perdido em Marte” o foco foi direcionado para a sobrevivência e a exploração espacial, outros temas que também alcançam a realidade de xenomorphs.




GEORGES MÉLIÈS

Viagem à Lua (1902)
©Star-Film

Principais obras de ficção científica:Viagem à Lua” (1902), “Le voyage à travers l’impossible” (1904)

Georges Méliès (1861-1938) foi não só um dos primeiros cineastas a abordar o género no grande ecrã, mas revelou-se também um pioneiro no desenvolvimento de tecnologias que proporcionaram a criação de efeitos visuais que tanto vemos nos filmes de hoje em dia. Limitado pelos recursos da sua época, Méliès utilizou o seu conhecimento de ilusionismo para trazer histórias épicas como “” até ao grande ecrã, tornando-se num dos maiores nomes do cinema de ficção científica.




FRITZ LANG

Metropolis (1927)
©Flair Communications

Principais obras de ficção científica:Metropolis“, “Uma Mulher na Lua

Após o sucesso Georges Méliès e das suas invenções e técnicas de imagem, Fritz Lang (1890-1976) surgiu no mundo da sétima arte como o grande visionário destinado a seguir o seu exemplo. Ao longo da sua carreira, o realizador austríaco trouxe-nos filmes como o histórico “Metropolis”, que explorou temáticas inovadoras como a robótica e inspirou obras subsequentes como “BioShock“; e “Uma Mulher na Lua”, uma comédia lunar protagonizada por Willy Fritsch e Gerda Maurus.




DENIS VILLENEUVE

Denis Villeneuve dune dune part two obra prima david lean lawrende da arabia oscar
© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1119282983)

Principais obras de ficção científica:O Primeiro Encontro“, “Blade Runner 2049“, “Dune

Com o sucesso de “Dune“, Denis Villeneuve estabeleceu-se como uma voz recente do género, mas uma que vale a pena acompanhar. No entanto, foi com o intimista “O Primeiro Encontro” e o misterioso “Blade Runner 2049” que o cineasta franco-canadiano deu os primeiros passos no género, e que continuam a ser a sua marca de sucesso do género, com uma escala e gravitas que os tornam verdadeiramente memoráveis.




AS IRMÃS WACHOWSKI

Ficção científica Realizadores Cinema
Crédito editorial: Jaguar PS / Shutterstock.com (ID:262054892)

Principais obras de ficção científica: A saga “Matrix“, “Cloud Atlas“, “Speed Racer

A introdução de Matrix ao consciente da população mundial colocou as irmãs Wachowski no mapa dos fãs de cinema, em particular no que toca ao género de ficção científica. Através das suas histórias, a dupla de realizadoras tece enredos que elaboram evoluções científicas pertinentes, mas também questões filosóficas importantes para criar personagens profundas e mundos que as audiências desejam revisitar múltiplas vezes.




GEORGE LUCAS

George Lucas
Crédito editorial: Joe Seer / Shutterstock.com (ID:144522398)

Principais obras de ficção científica: A saga “Star Wars“, “THX 1138

Com “Star WarsGeorge Lucas arriscou toda a sua carreira enquanto cineasta, apostando na criação de um épico de uma escala até à altura nunca antes alcançado e que viria a mudar não só toda a sua vida, mas também a da indústria de cinema, levando muitos realizadores de gerações mais recentes a proclamar a sua trilogia original como a grande inspiração para embarcar no cinema. Já com as prequelas, George Lucas voltou a arriscar, ao desenvolver o conceito de produção digital, apostando na criação de tecnologia alcançar a sua visão, mergulhando num mundo de green screen e efeitos gerados por computador.




JAMES CAMERON

James Cameron Dune 2 Denis Villeneuve
Crédito editorial: Fred Duval / Shutterstock.com (ID: 2235737263)

Principais obras de ficção científica: A saga “Exterminador Implacável“, “Aliens“, “Avatar

James Cameron é um cineasta autodidata, tendo saltado de condutor de camiões para a cadeira da realização, sem ter passado por qualquer escola de cinema, um feito raro, que hoje em dia será praticamente impossível de replicar. Ao longo da sua carreira, Cameron tem apostado na inovação tecnológica, desenvolvendo metodologias para tornar as suas visões do futuro o mais real possível, enquanto cria uma experiência imersiva e confortável para as audiências. A saga “Avatar” é resultado disso mesmo, trazendo para o ecrã efeitos visuais de ponta, que utilizam tecnologia de performance capture avançada, gravadas em HFR e exibidas em tecnologia 3D de ponta.

Lê Também:   Séries do Universo Imortal de Anne Rice chegam à TV já em abril



STANLEY KUBRIK

Stanley Kubrick
©Zero em Comportamento

Principais obras de ficção científica:2001: Odisseia no Espaço“, “Laranja Mecânica

Com “2001: Odisseia no EspaçoStanley Kubrick deu a conhecer algumas das possibilidades da exploração espacial, mesmo antes da corrida espacial entre os EUA e a União Soviética alcançar o seu clímax. Já com “Laranja Mecânica“, o cineasta britânico trouxe-nos uma realidade distopica mais sombria e tangível, reavivando as memorias do fascismo da Segunda Guerra Mundial e trazendo ao de cima os receios da Guerra Fria. Através destas obras, Kubrick destacou-se como um dos maiores cineastas da sua geração, juntando o clássico divertimento do género a mensagens séries e de grande importância.




CHRISTOPHER NOLAN

Christopher Nolan oppenheimer cavaleiro das trevas jonathan nolan
© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1104452258)

Principais obras de ficção científica:A Origem“, “Interstellar“, “Tenet

Christopher Nolan ajudou o intelectualismo a colidir com o blockbuster, trazendo para o grande ecrã obras que perduram na mente dos espectadores, com história ricas em detalhe, intriga e personagens apelativas, mas que no fundo escondem mensagens profundas e, para muitos, difíceis de decifrar. Com a sua realização precisa e fotografia tangível, Nolan trouxe elevou uma vez mais a ficção científica, retirando-a do fosso profundo em que se encontrava no final dos anos 2000.




STEVEN SPIELBERG

Steven Spielberg lista de schindler holocasuto zona de interesse oscar
Editorial credit: Denis Makarenko / Shutterstock.com (ID: 420316396)

Principais obras de ficção científica:E.T. – O Extra-Terrestre“, “Parque Jurássico“, “Relatório Minoritário“, “Guerra dos Mundos

Ao longo de uma carreira de 60 anos, Steven Spielberg tem-se demonstrado um realizador muito versátil, dando a conhecer ao mundo histórias importantes como a de “A Lista de Schindler“, a dramas como “O Resgate do Soldado Ryan” e biografias como “Lincoln“, não esquecendo a diversão dos blockbusters com épicos de ficção científica como “Encontros Imediatos do 3º Grau“, “A.I. Inteligência Artificial” e “Ready Player One: Jogador 1“, revelando-se um verdadeiro mestre do género ao tecer histórias imbuídas com mensagens importantes.

Qual dos realizadores supramencionados é o teu favorito?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *