Parte do Poster de "1917" © NOS Audiovisuais

American Society of Cinematographers 2020 | Lista de Nomeados

“1917” foi nomeado ao prémio dos American Society of Cinematographers, confirmando o seu favoritismo para os Óscares.

O sucesso da direcção de fotografia de Roger Deakins por “1917” parece não se limitar aos prémios das associações de críticos de cinema. Agora, o drama bélico foi nomeado aos prémios da American Society of Cinematographers, a associação de diretores de fotografia que é vista como grande antecessor para a respetiva categoria nos Óscares.

Esta é a 16ª nomeação de Roger Deakins aos ASC Awards. O diretor de fotografia já ganhou quatro ASC Awards pelo seu trabalho em “Os Condenados de Shawshank” (1994), “O Barbeiro” (2001) “Skyfall” (2012) e “Blade Runner 2049” (2017), tendo ganho o Óscar da Academia apenas por este último.

1917
1917 | © NOS Audiovisuais

Lê Também:
Grandes Filmes na TV | Semana de 6 a 12 de janeiro

Em “1917”, seguimos dois jovens soldados, interpretados por Dean-Charles Chapman e George MacKay, ao longo da sua jornada de guerra. As cenas foram filmadas com vários planos longos, posteriormente unidas num único plano-sequência, conduzindo o espetador pelo ambiente inquietante da guerra.

Além de Roger Deakins por “1917”, outros nomeados para o principal prémio da American Society of Cinematographers são Robert Richardson, que recebeu a sua 11ª nomeação aos ASC pelo filme “Era Uma Vez em… Hollywood”, Roberto Prieto, que por “O Irlandês”, recebe a sua terceira nomeação.

Phedon Papamichael também recebe a sua terceira nomeação por “Les Mans’ 66: O Duelo”.  Já Lawrence Sher recebe a sua primeira nomeação por “Joker”.

As mais significativas ausências nestas nomeações foram as de “Marriage Story”, “Os Dois Papas”, “Midsommar: O Ritual”. Já Jarin Blaschke (“O Farol”), Natasha Braier (“Honey Boy”) e Jasper Wolf (“Monos”) serão homenageados com o Spotlight Award. O prémio dos ASC existe desde 2014 e poderá incluir filmes que não tenham recebido distribuição em sala.

Curiosamente Natasha Braier é a única mulher nas nomeações aos prémios da American Society of Cinematographers, comprovando a dominância masculina nesta temporada de prémios 2019/2020.

A lista completa de nomeados aos ASC Awards 2020 poderá ser conhecida abaixo.

ASC Awards 2020 | Lista Completa de Nomeados

Melhor Fotografia em Filme com Distribuição em Sala

Roger Deakins por “1917”
Phedon Papamichael por “Les Mans’ 66: O Duelo”
Rodrigo Prieto por “O Irlandês”
Robert Richardson, por “Era Uma Vez em… Hollywood”
Lawrence Sher por “Joker”

Spotlight Award

Jarin Blaschke por “O Farol”
Natasha Braier por “Honey Boy”
Jasper Wolf por “Monos”

Melhor Fotografia em Documentário

Fejmi Daut and Samir Ljuma – Honeyland
Nicholas de Pencier – Anthropocene: The Human Epoch
Evangelia Kranioti – Obscuro Barroco

Os vencedores da 34ª edição dos ASC Awards serão conhecidos a 25 de janeiro.

Está atento a todas as novidades sobre a Awards Season 2019/2020 na nossa página e nas nossas redes sociais.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *