© Tada Images via ShutterStock (ID: 2224568283)

Apple ultrapassa Microsoft e é agora a empresa mais valiosa do Mundo

A Inteligência Artificial está na ordem do dia e a Apple está empenhada em ser a pioneira. Com as novidades sobre IA, a gigante tecnológica sobe no topo das empresas mais valiosas.

Sumário:

  • A Apple está a trabalhar com especial foco na Inteligência Artificial;
  • O anúncio do iOS18 traz excelentes mudanças com foco nas funcionalidades com a IA;
  • Com estas novidades a Apple ultrapassa finalmente a Microsoft e é a empresa mais valiosa no mundo.
Lê Também:   Estes modelos iPhone não vão receber o próximo iOS 18

A Apple revelou várias novidades nos últimos dias sobre o que poderá ser o novo futuro da empresa tecnológica e dos seus aparelhos. A começar pelo novo sistema operativo iOS 18, onde em comunicado a empresa afirma que será “uma versão importante que inclui mais opções de personalização, a maior reformulação de sempre da aplicação Fotografias, novas formas dos utilizadores gerirem a sua caixa de entrada no Mail, Mensagens por satélite e muito mais”.

Mas a grande novidade é o foco especial na Inteligência Artificial. No evento anual Worldwide Developers Conference 2024 a Apple anunciou a Apple Intelligence. E o que é este novo serviço?

Com base na IA e IA generativa e disponível no iPhone, iPad e computadores Macintosh, os utilizadores vão ter funcionalidades incríveis que vão desde a reescrita automática de emails e verificação de gramática até à geração instantânea de imagens dentro da aplicação iMessages, Notas e outras app’s. Além disso os clássicos Emojis vão dar espaço aos Genmoji – num simples pedido de utilizador a IA cria um sticker/sketch. Mas o melhor é a parceria com a OpenIA, dona do ChatGPT.


O futuro da IA na Apple

iPhone atualização
© LittlePigPower / ShutterStock

Em parceria com a OpenIA, o ChatGPT vai chegar à Siri e a outras partes do sistema da Apple, sem necessidade de criar conta. Por exemplo, se o utilizador fizer um pedido à Siri, a assistente virtual vai perguntar se pode pedir ajuda ao bot da OpenAI, se houver necessidade para tal.

Craig Federighi, vice-presidente da área de engenharia de software da Apple, disse no evento, “a Apple Intelligence é verdadeiramente única na forma como compreende o utilizador e vai ao seu encontro onde ele está”. No entanto a Apple Intelligence, a pioneira funcionalidade com recurso à Inteligência Artificial, só estará disponível no iPhone 15 Pro ou 15 Pro Max, visto que é preciso, no mínimo, o chip A17 Pro ou M1.

Lê Também:   Aptoide é a nova e gratuita alternativa à App Store da Apple

Do lado da OpenIA, o diretor-executivo, Sam Altman, falou sobre a parceria nas redes sociais, “muito feliz em fazer parceria com a Apple para integrar o ChatGPT nos seus dispositivos ainda este ano. Acredito que vão gostar muito”. Mas nem todos estão a receber a notícia com entusiasmo.

Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX e dono da rede social X (antigo Twitter), criticou rapidamente a parceria entre a Apple e a OpenIA, que afirma ser uma ameaça à segurança e promete proibir os produtos da Apple nas suas empresas. Na rede social X, escreve, “a Apple não tem noção do que realmente vai acontecer assim que entregar os dados à OpenAI. Estão a trair-te”.


A valorização da Apple após as novidades

iPhone 15 Pro Max
© Apple
Lê Também:   Do Spotify à Apple Music, estas são as melhores plataforma de streaming de Música da atualidade

Com estas novidades sobre a Inteligência Artificial a Apple valorizou as suas ações e a sua cotação subiu 4% para os 218 dólares por ação em bolsa. Desta forma a gigante tecnológica ultrapassa a Microsoft e volta a ser a empresa mais valiosa no mundo, atingindo a marca de 3,3 mil milhões de dólares (cerca de 3 mil milhões de euros).

Qual é a tua opinião sobre a chegada da IA à Apple?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *