Foto de William Hook no © Unsplash

Aptoide é a nova e gratuita alternativa à App Store da Apple

A App Store, da Apple, tem agora concorrência. Eis a alternativa gratuita para os utilizadores iOS.

Para quem tem os produtos da Apple, conhece bem o ecossistema impressionante da gigante tecnológica. Do iPhone ao iPad passando pelo MacBook ou iMac, é possível estar interligado entre todos estes produtos, ideal para quem usa estes dispositivos como ferramentas de trabalho.

Lê Também:   Utilizadores do Google Chrome aconselhados a atualizarem o browser devido a problemas de cibersegurança

Por exemplo, um escritor pode fazer pequenos excertos nas Notas (aplicação no iPhone) e em seguir ir à mesma aplicação no iMac e lá estarão as mesmas. A gigante tecnológica continua a inovar e no final de setembro do ano passado a Apple lançou a gama mais recente do seu smartphone, o iPhone 15. Um smartphone topo de gama onde a versão Pro Max, o iPhone tem um ecrã Super Retina XDR, OLED integral de 6,7 polegadas, processador A17 Pro, um novo CPU 6‑core com 2 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência, um novo GPU 6‑core e um novo Neural Engine 16‑core.

Mas é no software que chegam as grandes mudanças para os utilizadores. Depois da ida aos tribunais para abertura de terceiros à publicação de aplicações na App Store, eis que há uma nova e gratuita loja digital para os utilizadores iOS.




A nova loja

iphone 15 pro max
© Apple

A Lei dos Mercados Digitais (DMA) obrigou a Apple a apoiar o mercado de aplicações iOS de terceiros e assim chegou a Aptoide, que já existia para os utilizadores Android. Fundada em 2009, de origem portuguesa, a empresa afirma que tem mais de 1 milhão de aplicação para mais de 400 mil seguidores.

Lê Também:   Google Maps recebe funcionalidade há muito pedida para viagens em grupo

A Aptoide está agora a chegar à Apple, através de convite beta, e será somente (por enquanto) para jogos. O meio especializado The Verge experimentou a nova loja digital para os utilizadores iOS e não ficou impressionado.




Vem aí mudança?

Apple app store jogos retro aptoide
© Tada Images via ShutterStock (ID: 2224568283)

Apesar da utilização ser simples e a instalação dos próprios jogos ser idêntico ao método via App Store, a Aptoide só tem 8 jogos de momento, e todos bastante básicos, ao género de “Solitário”.

Lê Também:   Estas novas 3 funcionalidades do Google Maps vão mudar a vida dos portugueses em viagem

No entanto Paulo Trezentos – CEO da Aptoide – diz, “até agora 100 programadores manifestaram interesse em aparecer no seu mercado iOS e que 30 deles estão atualmente na fase de integração técnica”. Mas o grande fator que joga a favor da Aptoide é o pagamento aos programadores – entre mil e 2 mil euros.  

Tens iPhone? Ou iPad?



Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *