© Universal Studios

O ator com quem Stanley Kubrick se recusou a trabalhar

O realizador Stanley Kubrick teve de recusar trabalhar com um ator por ele impor limites na sua realização. Descobre a polémica. 

Por mais que seja um realizador bastante conceituado, não é fácil trabalhar com Stanley Kubrick sendo ator. Pelo menos são esses os rumores que correm, sustentados em desabafos feitos por figuras de elenco que já partilharam projetos com o realizador.

Lê Também:   HBO Max em novembro | As novidades imperdíveis

O realizador nunca teve a melhor reputação quando se tratava de relacionamentos pessoais no set, escreveu a revista FAR OUT.

STANLEY KUBRICK TEM REPUTAÇÃO DE SER DEMASIADO EXIGENTE COM OS ATORES

Por detrás de sucessos cinematográficos como “The Shining”, “2001: A Space Odyssey” e “A Clockwork Orange” está um realizador exigente – Stanley Kubrick.

Sempre foi conhecido como um perfeccionista, mas até onde isso o leva nos seus projetos? Já foi documentado que as melhores cenas nos seus filmes não foram sorte, nem acaso, mas sim resultado de diversas repetições. Há sequências do realizador que precisaram de mais de 100 gravações para saírem “perfeitas” na sua visão.




Apesar do resultado servir bem o público, este torna-se muito desgastante para o elenco que trabalha nos seus filmes. Os atores foram muitas vezes levados ao limite pelo realizador.

shining
©Warner Bros.

Quando gravava “The Shining“, em 1980, a atriz Shelley Duvall, que interpretava Wendy Torrance, descreveu a experiência com o realizador como “absolutamente miserável” e “quase insuportável”. Isto, porque Kubrick a fez repetir vezes e vezes sem conta algumas das partes mais emocionais do filme.

A cena icónica do filme que a atriz está em pânico a fugir do marido foi repetida 127 vezes, o que forçou a atriz a estar num constante estado de pânico e medo associado à personagem.

No mesmo filme estava Scatman Crothers a interpretar Dick Hallorann. Contudo, não foi ele o primeiro escolhido para o papel, mas sim Slim Pickens.

Lê Também:   John Wick está de regresso com nova série

Pickens  (“Dr. Strangelove“) já conhecia o método de trabalho de Kubrick e disse-lhe que só aceitaria fazer o papel se ele prometesse não o fazer repetir 100 vezes a mesma cena. O realizador recusou e o ator decidiu não entrar no filme devido ao excessivo perfeccionismo do cineasta.

És fã da carreira de Kubrick? Conhecias este lado do realizador?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *