CLC | © Cube Entertainment

CLC | Tudo o que precisas de saber

Aqui está mais um ‘Tudo o que precisas de saber’ de um grupo de k-pop. Desta vez é sobre o grupo feminino CLC, da Cube Entertainment.

As CLC, ou Crystal Clear, é um grupo de k-pop feminino formado pela Cube Entertainment em 2015. O conjunto é constituído por sete membros: Seunghee, Yujin, Seungyeon, Sorn, Yeeun, Elkie e Eunbin. A sua estreia foi com o EP “First Love”, em 2015, com cinco membros: Seunghee, Yujin, Seungyeon, Sorn e Yeeun. Em Fevereiro de 2016, Elkie e Eunbin foram adicionadas ao grupo.

1 de 8

História

Os cinco membros originais do grupo fizeram a sua primeira aparição como dançarinas para G.NA em 2014. Elas também foram modelos para a marca de uniformes Smart, fazendo mesmo um vídeo promocional com os grupos GOT7 e B1A4. Também antes da sua estreia, o grupo ganhou alguma publicidade por causa de atuações de rua que fizeram para angariar dinheiro para crianças com deficiências.

O grupo estreou-se em 2015 com cinco membros. Elas lançaram o seu primeiro EP, “First Love”, com o single “Pepe”. O seu primeiro showcase foi feito no Acts Hotel, em Seul, onde atuaram pela primeira vez as suas músicas. Parte da coreografia da canção “Pepe” foi feita por Rain.

Em Abril, o conjunto lançou single digital “Eighteen”, começando com promoções de seguida. O seu segundo EP, “Question”, foi lançado em Maio, com o single “Curious (Like)”. Já em Outubro desse ano, as CLC fizeram as primeiras promoções no estrangeiro, neste caso na Malásia com “First Love Promo Tour in Malaysia”. Para essa pequena tour, a Universal Music Malaysia lançou o “Asian Special Edition” que incluía os anteriores EPs do grupo e o single digital.

Lê Também:
K-Pop | As músicas mais icónicas que deves conhecer

Já em 2016, o grupo lançou o seu terceiro EP “Refresh”, com o single “High Heels”. Isto marcou a adição de mais dois membros para o grupo: Elkie e Eubin, numa trainee da Cube Entertainment que estava na altura a participar na primeira edição de “Produce 101” da Mnet. A Cube tinha revelado que Eunbin fazia parte do grupo antes da estreia, mas acabou por sair. Devido a restrições do contrato com o programa, Eunbin não conseguiu participar nas promoções televisivas de “High Heels”, nem aparecer no vídeo do single. O plano da empresa era para Eunbin se juntar ao grupo depois de ser eliminada do programa e no caso de se tornar numa das vencedoras, as sua promoções com os CLC ficariam suspensas até sair do programa.

A banda fez a sua estreia no Japão, com o EP “High Heels”, que tinha as versões japonesas de “Pepe”, “First Love”, “Like”, “High Heels” e uma cover de “I Should Be So Lucky” de Kylie Minogue.

Em Maio, o conjunto lançou o seu canal oficial na V App da Naver, onde Eunbin deu a sua primeira atuação com o grupo. A banda lançou o seu quarto EP, “Nu.Clear”, com o single “No Oh Oh”. As CLC fizeram as promoções com os sete membros. Já em Julho, o grupo lançou o seu segundo EP em japonês “Chamisma”, que conseguiu entrar no top 10 da Oricon Daily Album Chart.

Já em Janeiro de 2017, o grupo teve o seu primeiro fan-meeting no Japão, e também lançaram o seu quinto EP “Crystyle”, que marcou uma mudança na imagem do grupo para um conceito mais carismático. O single deste EP é “Hobgoblin”. O EP conseguiu entrar no top de World Albums da Billboard. Em Maio, o conjunto deu o seu primeiro fan-meeting com o seu clube de fãs, Cheshire, “2017 Cheshire Entrance Ceremony”.

clc no
CLC | © Cube Entertainment

As artistas lançaram o seu sexto EP “Free’sm”, o álbum foi inspirado em grupos dos anos 90 como Fin.K.L e S.E.S.. O single foi a balada ” Where Are You?”, que mostrou uma imagem muito diferente do single anterior.

Em 2018, o grupo lançou o single digital “To The Sky” antes de lançarem o seu novo EP. O sétimo EP, “Black Dress”, foi lançado com o single com o mesmo nome. O conjunto deu um concerto a comemorar o seu terceiro aniversário, “Black Dress”. O concerto foi baseado em doações, onde os espectadores faziam doações para a Associação de Diabetes. O grupo deu um concerto em Hong Kong em Julho. Já em Novembro, as CLC foram nomeadas como embaixadoras da Korea Insulin Dependent Diabetes Association.

Em 2019, o conjunto lançou o seu oitavo EP “No.1”, com o single “No”. “No” foi co-produzido e co-escrito por Jeon So-Yeon, das (G)I-dle, e co-escrito por Yeeun. Com este single, o grupo conseguiu a sua primeira vitória num programa de música. Em Maio, a banda lançou o single digital “Me”, que foi co-escrito por Yeeun. Já em Setembro, o grupo lançou mais um single digital “Devil”.

1 de 8

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *