Comic Con Portugal 2022 | Porta dos Fundos, Gaming no Feminino e Retro
O último dia da Comic Con Portugal 2022 teve várias palestras e conversas interessantes. Desde do Porta dos Fundos até as mulheres na indústria dos videojogos.
Apesar do temporal ser uma constante ameaça perante os milhares de visitantes, dentro dos quais estavam centenas de cosplayers, a Comic Con Portugal 2022 correu sem qualquer incidente, e foi pouca a chuva que se fez sentir durante os quatro dias do evento. Nos momentos em que havia aguaceiros ligeiros, o evento tinha vários espaços e tendas para nos abrigar enquanto explorávamos o melhor da cultura pop. O último dia, como é costume em maioria destes eventos, foi o dia mais calmo no que toca ao número de visitantes. Mas apesar disso houve muita diversão e várias palestras interessantes.
Na parte da manhã, o destaque vai para o painel da série da RTP “Pôr do Sol”, que contou com parte do elenco, incluindo o realizador Manuel Pureza. Numa conversa que parecia ser idêntica à edição do ano passado, terminou com uma novidade que ninguém previa. A série vai ganhar um spin-off, em filme. Intitulado, “O Misterio do Colar de São Cajó” vai estrear em 2023.
A tarde também mantéu o mesmo registo na comédia, com uma conversa com alguns membros do Porta dos Fundos. Quem passasse pelo Golden Theatre ia encontrar Macla Tenório, Ed Gama e Christian Roças (Crocas), que estiveram em conversa no terceiro dia, mas também estavam presentes Gregório Duvivier e António Tabet. Numa conversa bastante animada e divertida, como sempre nos habituaram, falaram sobre a história dos 10 anos do grupo, que na opinião de António Tabet, esta cada vez mais profissionalizado. No entanto, um dos pontos mais interessantes que foi abordado, dizia respeito às influências do Porta dos Fundos. Um dos primeiros membros, Gregório Duvivier, teve um grupo de comédia português como grande inspiração. Ainda longe de fundarem o Porta dos Fundos, Greg, como é habitualmente conhecido, assistia bastantes vezes aos programas e sketches dos Gato Fedorento. Inclusive, gravava, ainda em cassetes, os programas para levar para o Brasil. Para Greg, o humor do grupo português era algo diferente do que era habitual no Brasil, com um humor simples mas eficaz.
Na Gaming Area ocorreram várias palestras interessantes, onde o grande destaque vai para a conversa sobre as mulheres na indústria dos videojogos. Dentro da conversa, foram abordados vários tópicos relevantes, como é o caso da Twitch. Para o painel, não há problema nos conteúdos mais explícitos, mas sim, que qualquer pessoa, de que idade seja, tenha acesso ao conteúdo, onde devia haver alguma tipo de restrição. Enquanto às streamers, o que decide utilizar, com muita ou pouco roupa, por assim dizer, depende do que a pessoa quer, mas não quer dizer que tem mais ou menos mérito. Com isso, afirmam que há que ter atenção ao que se veste, para não serem categorizadas. No final, acaba por ser um negócio. No entanto, afirmam que tem de haver respeito para qualquer tipo de conteúdo, não é só por jogar, merecem o mesmo respeito e serem olhadas na mesma forma.
Sobre a indústria propriamente dita, há apenas 25-35% de mulheres a desenvolverem jogos. No entanto, em certos casos, é apenas para alcançar a quota da igualdade de género. Algo que, ao ver do painel, não deveria de acontecer. Além dessa fator, o foco dos jogos vai de encontro com o jogador masculino. Em Portugal, existe uma rede de mulheres que jogam e trabalham no gaming em Portugal. O objetivo é desenvolver um espaço seguro para falarem e jogarem sem qualquer tipo de abuso.
Também dentro do gaming, houve espaço para uma palestra sobre retrogaming, que contou com um painel que incluía Marco Fresco. Dos vários aspetos discutidos dentro do retrogaming, há um aspeto que se deve salientar, e é a dupla maneira do retro. Ou seja, podemos confirmar que um determinado jogo é retro pela tua antiguidade, mas também devemos ter em conta a maneira como é feito, utilizando estilos retro. Logo ao lado da Gaming Area, estava a Kids Zone, com uma área dedicada à LEGO. Depois do final da conversa sobre retrogaming, houve um showcooking LEGO, onde os mais novos, juntamente com os pais, construíam um pequeno bolo feito das pequenas peças.
E assim terminou a Comic Con Portugal 2022. Foram quatro dias animados, com muitas ofertas disponíveis para os visitantes, com vários concursos e palestras para nos divertirmos-nos. Que venha a Comic Con Portugal 2023!
TRAILER | FORAM QUATRO DIAS INESQUECÍVEIS COM A COMIC CON PORTUGAL 2022
Tiveste presente nesta edição? Qual foi o espaço que gostaste mais?