'Cordeiro'/©Filmes4You

‘Cordeiro’, em análise

‘Cordeiro’, a longa-metragem de estreia do islandês Valdimar Jóhannsson, estreado na  secção ‘Un Certain Regard’ do Festival de Cannes 2021, chega agora às salas e traz-nos a misteriosa Noomi Rapace, numa emocionante e incrível história, que não convém revelar muito. Estreia a 31 de Abril.

No início de ‘Cordeiro’, de Valdimar Jóhannsson tudo parece muito simples e tranquilo na vida de um casal formado por Maria e Ingvar (Naomi Rapace e Hilmir Snær Guðnason), que vivem isolados numa quinta localizada num vale entre montes, nas paisagens telúricas e verdejantes, com os dias que não terminam e com os céus cinzentos ou nevões, do interior da Islândia. Parecem viver felizes nas suas tarefas agrícolas quotidianas, cuidando dos seus animais e do campo. Acostumados ao isolamento, ou pelo menos assim nos levam a pensar, as suas simples e poucas conversas e o barulho do seu trator, são as únicas marcas de uma vida rotineira, que quase parece parou no tempo.

Lê Também:   A Mão de Deus, em análise
Cordeiro
‘Cordeiro’/©Filmes4You

Eles gostam de ler e de ver cinema — sobretudo dos filmes nacionais, protagonizados pelo mais famoso actor islandês Ingvar Sigurdsson — e nas suas horas vagas assistem a filmes na televisão. Porém como em muitas histórias de casais, falta-lhes descendência. Eles tiveram um filho, como vamos descobrir mais tarde, porque nos são revelados certos indícios, já que como casal, não são propriamente muito faladores e afectuosos um com o outro: a dor de uma perda, tende a emudecer e a fechar as pessoas. No entanto, como diz a sabedoria popular, mesmo que nem sempre se consiga o que se deseja, se tentarmos, às vezes encontra-se. Embora no início seja inevitável ter de se lutar por isso. E assim vai subtilmente acontecer com Maria e Ingvar.

VÊ TRAILER DE ‘CORDEIRO’

Em ‘Cordeiro’, o realizador Valdimar Jóhannsson centra-se na expressão mais primária da maternidade, aquela que assenta no extremo do instinto materno: há neste seu filme, qualquer coisa de A Semente do Diabo (‘Rosemarys’s Baby’, 1968), de Roman Polanski, quando Rosemary, por exemplo, escolheu embalar o seu bebé no final do filme. Em ‘Cordeiro’, Rapace com uma arma na mão, vai expressar o ciúme da maternidade, enfrentando a sua rival, mesmo sabendo perfeitamente que não está agindo da forma mais correcta.

Lê Também:   Petite Maman - Mamã Pequenina, em análise
Cordeiro
‘Cordeiro’/©Filmes4You

O conflito central de ‘Cordeiro’, está pois numa dolorosa história da impossibilidade de alguém abrir mão de algo de que se apropriou e não lhe pertence, mas que já fez seu, só porque cuidou. ‘Cordeiro’ é um filme que pode em principio chamar mais a atenção, pela surpresa fantástica que revela, porém a dor que transmite é quase tão poderosa, quanto o seu lado sobrenatural. Quando aparece um novo personagem entre o casal, Pétur (Björn Hlynur Haraldsson) o irmão preguiçoso de Ingvar, o filme torna-se até algo violento, mesmo que este seja também apanhado por algo inocente, de que não estava à espera.

Cordeiro
‘Cordeiro’/©Filmes4You
Lê Também:   Lunana: A Yak in the Classroom, em análise

É isso que tem de admirável este filme pequeno e maravilhoso: os personagens aceitam os elementos mais estranhos e seguem em frente, porque há tarefas pendentes, como por exemplo um trator que precisa ser reparado. Seria quase redundante insistir que tudo isto, acontece por causa da solidão, mas torna-se evidente porque a história passa-se na isolada Islândia. No caso deste casal, não há outra volta a dar e mesmo que olhem em outra direção, vão sempre esbarrar no vazio. ‘Cordeiro’ poderia resumir-se a uma simples diálogo, entre Ingvar e o irmão, num dos momentos mais emocionantes do filme: ‘Que diabo é isso?’, pergunta Pétur. É a felicidade’, responde Ingvar. O realizador islandês de o ‘Cordeiro’, um filme que é também um belo poema visual sobre o ambiente, mostra-nos ainda que, apesar do que possamos pensar e dos desenvolvimentos da ciência, nunca conseguiremos dominar a mãe-natureza e o sobrenatural. Canja e caldos de cordeiro nunca fizeram mal a ninguém!

JVM

Cordeiro, em análise
Lamb

Movie title: Lamb

Movie description: As rotinas de María e Ingvar, um casal que vive na Islândia rural, é interrompida quando algo bizarro, nasce no seu curral de ovelhas. Esta situação leva o casal a tomar uma decisão que desafia as leis da natureza.

Date published: 24 de March de 2022

Country: Islândia, Suécia, Polónia, 2021

Duration: 106'

Director(s): Valdimar Jóhannsson

Actor(s): Noomi Rapace, Hilmir Snær Guðnason, Ingvar Sigurdsson

Genre: Drama, Terror, Mistério

[ More ]

  • José Vieira Mendes - 80
80

CONCLUSÃO

‘Cordeiro’, do islandês Valdimar Jóhannsson, conta a história de um casal sem filhos, Maria e Ingvar (Noomi Rapace e Hilmir Snær Guðnason) que se tornam imprevisivelmente pais de família, desafiando as leis da natureza. Porém, com a chegada  de Pétur, o preguiçoso irmão de Ingvar, que vai questionar a nova situação familiar, o casal tem que lutar pelo que parece deixá-los felizes. Mas isso é apenas o começo de todos os seus problemas e um pretexto para uma extraordinária e insólita história, sobre a maternidade, a mãe-natureza e o sobrenatural.

Pros

A maternidade é um excelente tema para um filme que joga bastante bem com as questões do sobrenatural e instinto primitivo.

Cons

Quando estamos embalados para uma história do outro mundo o filme termina, e é uma pena.

Sending
User Review
4 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending