© Showtime

David Warner morre a cinco dias de completar 81 anos

David Warner partiu aos 80 anos de idade, deixando para trás uma vida dedicada à arte da representação, com uma carreira com seis décadas.

Apesar de se ter estreado nos palcos em 1962, foi apenas quatro anos depois que David Warner se tornou conhecido do grande público. Ao participar em “Morgan – Um Caso para Tratamento” conseguiu o seu primeiro papel principal no cinema, sendo logo indicado ao BAFTA de Melhor Ator. Além das centenas de produções cinematográficas em que participou, Warner fez ainda parte do elenco de diversas séries televisivas, vencendo inclusive um Emmy pela sua atuação em “Masada”.

Tendo feito o seu último papel no grande ecrã em “O Regresso de Mary Poppins“, David Warner estava já aposentado e encontrava-se a viver em Denville Hall, uma casa de repouso para profissionais do mundo do espetáculo. O ator lutava há um ano e meio com um cancro, tendo perdido a batalha neste domingo, dia 24 de julho de 2022. A notícia foi avançada pela família num comunicado dirigido à BBC onde se podia ler:

Nos últimos 18 meses, encarou o seu diagnóstico com a graça e dignidade que lhe era característica. Vai fazer muita falta à família e amigos, será lembrado como um homem de bom coração, generoso e carinhoso, parceiro e pai, cujo legado de trabalho extraordinário tocou a vida de tantos ao longo dos anos. Estamos de coração partido”.

Apesar do seu portefólio de filmes diversificados, era a fazer de vilão que David Warner se sentia como um peixe dentro de água. Além disso, foi exatamente na pele de uma personagem vil que o ator se estreou nas telas de cinema, ao dar vida a Blifil em “Tom Jones”. Também em projetos como “Os Passageiros do Tempo” e “Tron” tiveram Warner como vilão. Mas foi talvez em “Titanic” que David interpretou uma das personagens mais despreziveis que o viria a eternizar, Spicer Lovejoy. Além disso, o ator deu ainda vida ao oficial alemão Reinhard Heydrich em duas ocasiões diferentes.

A acrescentar, David Warner havia ainda participado em outros filmes mais familiares para o grande público, como “Gritos 2” (1997) e “In Love With Barbara” (2008). Mais recentemente, o ator havia feito parte do elenco de “Before I Sleep” (2013) e “You, Me and Him” (2017). Chanceler Gorkon, a personagem interpretada por Warner em “Star Trek” ficará também eternizada na memória de todos os fãs de ficção científica.

Já no pequeno-ecrã, David Warner participou em episódios de conhecidas séries como “Doctor Who”, “Midsomer Murders” e, mais recentemente, “O Alienista”. Para trás ficam 60 anos de carreira e uma vida dedicada à arte da representação. O ator completaria 81 anos cinco dias após o seu falecimento.

VÍDEO | RELEMBRA DAVID WARNER EM BEFORE I SLEEP

Qual era o teu filme favorito de David Warner?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *