Leonardo DiCaprio em "Era Uma Vez em... Hollywood" © Big Picture Films

Directors Guild Awards 2020 | Lista Completa de Nomeados

Depois dos PGA terem divulgado os seus nomeados, o sindicato de realizadores anunciou os candidatos aos Directors Guild Awards 2020. 

O Directors Guild of America, ou melhor dizendo, o sindicato de realizadores de cinema norte-americano revelou os nomeados ao prémio de Melhor Realizador de 2019.

O prémio entregue pelos DGA é habitualmente visto como um forte indicador do Óscar de Melhor Realizador. Nos últimos seis anos o vencedor do Directors Guild Awards foi também o vencedor do prémio da Academia: Alfonso Cuaron por “Roma,” Guillermo del Toro por “A Forma da Água”, Damien Chazelle por “La La Land,” e Alejandro G. Iñárritu, tanto por “The Revenant: O Renascido” e “Birdman”. O último cineasta a ter vencido o DGA, sem sequer vencer o Óscar de Melhor Realizador, foi Ben Affleck por “Argo.” “Argo”, mesmo assim, conseguiu triunfar na categoria de Melhor Filme.

É importante referir que os cinco realizadores nomeados aos DGA nem sempre são os mesmos que os nomeados aos Óscares. No ano passado, nem Bradley Cooper (“Assim Nasce Uma Estrela”) nem Peter Farrelly (“Green Book: Um Guia Para a Vida”) receberam nomeação à respetiva categoria nos Óscares.

Na corrida aos Directors Guild Awards 2020, encontramos nomes dos cineastas que mais destaque têm tido na temporada de prémios 2019/2020, entre eles Martin Scorsese por “O Irlandês”, Quentin Tarantino por “Era Uma Vez em… Hollywood”, e até o coreano Bong Joon Ho por “Parasitas”. No entanto, e depois do que aconteceu com os Golden Globes 2020 e, hoje com o anúncio dos nomeados aos BAFTA 2020, nenhuma mulher foi nomeada ao galardão de Melhor Realizador.

De facto, alguns dos melhores filmes de 2019 foram realizados por mulheres norte-americanas, como por exemplo, Greta Gerwig realizou “Mulherzinhas”, Lorene Scafaria realizou a versão feminina de “A Queda de Wall Street”: “Ousadas e Golpistas” e até Lulu Wang liderou um projeto sobre a família, a doença e as distâncias. Para não falarmos das realizadoras estrangeiras, como Céline Sciamma aclamada em Cannes com o seu “Portrait de la jeune fille en feu”. Infelizmente nenhuma delas viu o seu trabalho ser reconhecido com uma nomeação aos DGA.

Lê Também:
Grandes Filmes na TV | Semana de 6 a 12 de janeiro

Nenhuma realizadora foi nomeada aos DGA 2020

Ousadas e Golpistas
Jennifer Lopez e Constance Wu no filme “Ousadas e Golpistas” | © Cinemundo

Apesar disso, o mérito de 3 realizadoras foi reconhecido na categoria de Melhor Realizador Revelação. Contudo, é certo que a categoria principal dos DGA continua a ser dominada por homens e isso só revela uma certa hipocrisia do sindicato de realizadores. Porque há espaço para mulheres na categoria de revelação e não há espaço para a categoria principal? Serão as realizadoras secundarizadas a “estreantes”?

Genericamente falando, esta é realmente uma Awards Season que reflete Hollywood e os seus estúdios machistas e que não dá nenhuma chance a mulheres.

Directors Guild Awards 2020 | Lista Completa de Nomeados

Os nomeados aos Directors Guild of America 2020 podem ser conhecidos abaixo. A cerimónia de entrega dos galardões acontecerá a 25 de janeiro.

Melhor Realizador

Directors Guild Awards
Quentin Tarantino no set de “Era Uma Vez em… Hollywood” © Big Picture Films

Melhor Realizador Estreante

  • Mati Diop, “Atlantique”
  • Alma Har’el, “Honey Boy”
  • Melina Matsoukas, “Queen & Slim”
  • Joe Talbot, “The Last Black Man in San Francisco”
  • Tyler Nilson and Michael Schwartz, “The Peanut Butter Falcon”

Fica atento aos nossos artigos especiais sobre a temporada de prémios 2019/2020!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *