"Passámos por Cá" | © NOS Audiovisuais

European Film Challenge | Passámos por Cá

Passámos por Cá” de Ken Loach é um dos film challenges do European Film Challenge. Se vires esta obra, tens pontos bónus nesta competição que te pode levar à Berlinale.  Aqui ficam algumas informações sobre a obra em questão.

© NOS Audiovisuais

Título original: Sorry We Missed You

Título português: Passámos por Cá

Nacionalidade: Reino Unido, França, Bélgica

Idioma: Inglês

Duração: 101 minutos

Lê Também:
European Film Challenge | Tudo o que precisas de saber

Realizador: Ken Loach

Argumento: Paul Laverty

Elenco: Kris Hitchen, Debbie Honeywood, Rhys Stone, Katie Proctor, Mark Birch, Ross Brewster, Mark Burns, Alfie Dobson, Harriet Ghost, Linda E Greenwood, Julian Ions, Nikki Marshall, Jack Berry, Charlie Richmond, Mark Burns, Brad Hopper, Micky McGregor, Norman Sansom, Gavin Webster, Sheila Dunkerley, Alex Houston, Rob Kirtley, Maxie Peters

passamos por ca leffest critica
© NOS Audiovisuais

Sinopse Oficial: Ricky e a sua família lutam arduamente contra as dívidas desde o colapso financeiro de 2008. A certa altura, Ricky tem uma oportunidade de recuperar alguma independência com uma furgoneta novinha em folha e a possibilidade de ter o seu franchise como motorista de entregas por conta própria. É um trabalho duro, mas o emprego da mulher como cuidadora não é mais fácil. A família é forte, mas quando ambos são empurrados em sentidos diferentes, o ponto de rutura torna-se iminente.

Razões para ver: Belissimamente atuado e escrito com humanismo calcinante, este filme é uma joia de realismo social à boa moda de Ken Loach. Alguns momentos levam o drama até ao limite, quase caindo na pornografia da miséria, mas há sempre um balanço precioso em ação. A fotografia de Robbie Ryan traz beleza ao cenário degradante e a montagem astuciosa choca e ajuda a estabelecer ritmos emocionais. Um filme para fazer chorar e para acordar as pessoas para as realidades difíceis da nossa economia contemporânea. Um filme que todos deviam ver. Vivamente recomendado!

Curiosidade: A história é inspirada nas experiências de Don Lane, um condutor da DPD que morreu em janeiro de 2018, depois de ter passado a época natalícia a trabalhar apesar de estar gravemente doente. Depois de ter sido multado repetidamente pela empresa quando ia a consultas médicas, ele deixou de tratar as diabetes o que levou ao seu fim trágico.

Passámos por Cá
© NOS Audiovisuais

Festivais: Festival de Cannes, Festival de Sidney, Festival Internacional de Xangai, Festival Internacional de Odesa, Festival de San Sebastián, Festival de Toronto, Festival de Atenas, Festival de Gante, Festival do Cinema Novo em Montreal, Festival de Zurique, Festival de Hamburgo, Festival Internacional de Busan, PAC Festival, Festival e Mill Valley, Festival dos Hamptons, Festival do Mumbai, Festival de Chicago, Festival de Cartaga, Festival Internacional de Leiden, Festival de Parma, Festival de Cinema do Havai e Lisbon & Sintra Film Festival.

Prémios: Venceu o Prémio para Melhor Atriz no Festival de Chicago e o Prémio do Público em San Sebastián. Também foi nomeado para 2 British Independent Film Awards, Melhor Ator e Melhor Argumento.

Distribuidor português: NOS Audiovisuais

Onde podes ver: Em salas de cinema por todo o país.

Passámos Por Cá
©NOS Audiovisuais

Aproveita ainda e vem ler a nossa crítica completa de “Passámos por Cá”. Tens as nossas primeiras impressões aquando do Festival de Cannes e uma análise mais longa para celebrar a passagem do filme no LEFFEST.

Para mais informações, visita o site oficial do European Film Challenge. Basta clicares AQUI.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *