Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) © TIFF

Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui | Óscares e Carnaval no Brasil

O Brasil inteiro com aquela sua emoção e calor tropical, torce pela sua atriz Fernanda Torres e por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, ambos na recta final da corrida aos Oscar 2025, que se realizam no próximo domingo, 2 de março. Curiosamente, em simultâneo com o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, às 22h. A MHD está no RJ e está a acompanhar de perto toda a emoção da torcida brasileira pelos seus novos heróis, inclusive vai estar na Marquês de Sapucaí a ver o desfile e os Oscar. Afinal os brasileiros ainda estão aqui e estão quase em clima de ‘Copa do Mundo’.

Depois de 26 anos, o Brasil e o cinema brasileiro, voltaram à corrida aos Oscar, com três nomeações na categoria de Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, com “Ainda Estou Aqui”. Independentemente dos prémios entregues, trata-se de uma proeza notável, para um filme em língua portuguesa e portanto os brasileiro regozijam-se com o facto, depois de terem enchido as salas de cinema para assistir à película de Walter Salles (“Central do Brasil” e “Diários de Che Guevara”). Esta cerimónia dos Oscar 2025 é sem dúvida a mais representativa para história do cinema brasileiro, das últimas décadas e um grande motivo de orgulho para todos os brasileiros, que quase abraçam “Ainda Estou Aqui” e bateram recordes de bilheteira nacional e que se estendeu igualmente para as salas de cinema em Portugal.

“Ainda Estou Aqui” | © TIFF


Quase em clima de ‘Copa do Mundo’

Apesar da sua notável protagonista Fernanda Torres ter pedido aos brasileiros, que não entrassem em clima de ‘Copa do Mundo’, em relação às nomeações de “Ainda Estou Aqui”, o Brasil está numa loucura e em festa desde que a actriz surpreendentemente ganhou o Golden Globe; e mais desde que foi anunciado que o filme de Walter Salles, tinha as três nomeações aos Oscar. Há quase uma ‘torcida’ organizada que tem agitado as redes sociais às vezes até de uma forma bastante veemente e de disputa acirrada. E nem o facto de a cerimónia dos Oscar acontecer em pleno domingo de Carnaval esfriou os ânimos da ‘galera’ e principalmente dos cariocas, que vivem intensamente o seu Carnaval. Entretanto, na dinâmica​ e sempre alternativa sala de cinema Estação Net Botafogo, do RJ, animada pelo​ conhecido produtor e realizador Cavi Borges, muitos cariocas participaram por exemplo, quase antecipando o Carnaval, numa concorrida competição de sósias de Fernanda Torres e Selton Mello, como forma de homenagear os dois protagonistas de “Ainda Estou Aqui”. Tendo em conta toda esta agitação à volta do Carnaval e dos Oscar, os bares e cinemas do RJ, preparam-se, para receber no domingo à noite, os cinéfilos, foliões, exibindo a transmissão da Rede Globo, (ou nos canais TNT, no streaming da Max e nos sites gshow e g1), certos de que tudo possa acabar numa grande farra carnavalesca ou num tradicional bloco, onde quase tudo é permitido.  

Ainda Estou Aqui
Fernanda Torres interpreta uma verdadeira mãe-coragem. © Big Picture Films


A Globo dá primazia aos Óscar

A TV Globo, o principal canal e empresa de televisão brasileira, vai celebrar estas três nomeações do Brasil aos Oscar pois além da importância do contexto, o filme “Ainda Estou Aqui” é, além da distribuição internacional da Sony Classics, um original da Globoplay a plataforma digital de streaming desenvolvida e operada pela Globo. Além disso é a primeira vez que um filme brasileiro concorre à categoria de Melhor Filme, o galardão máximo da Academia de Cinema de Hollywood. E claro, Fernanda Torres é uma actriz muito popular no Brasil. Assim a TV Globo, vai transmitir os Oscar 2025, em cima dos tradicionais e espetaculares desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, algo completamente inédito. A cerimónia da 97ª edição dos Oscar realiza-se no domingo, 2, no Dolby Theatre, em Los Angeles e a TV Globo, vai mesmo ocupar o seu sinal com os Oscar a partir das 21h55. Porém, no Rio de Janeiro, o canal transmitirá os desfiles que ocorrem no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí. Depois de encerrada a cerimónia dos Oscar 2025, a Globo voltará a exibir os desfiles para o resto do País. Segundo o canal de televisão, as escolas de samba que já tiverem desfilado não serão prejudicadas, pois passarão na íntegra e ao vivo no final da transmissão. Os telespectadores que preferirem acompanhar os desfiles ao vivo, podem fazê-lo no streaming da Globoplay. 

VÊ TRAILER DE “AINDA ESTOU AQUI”


As sondagens sobre o sentimento dos brasileiros?

O principal instituto brasileiro de pesquisas e sondagens  a IPEC (agora comprada pela IPSOS, a gigante francesa de pesquisas) quis saber qual o sentimento que as três nomeações de “Ainda Estou Aqui” aos Oscar nas três categorias provocam nos brasileiros: 70% disseram estar ‘muito orgulhosos’ (39%) ou ‘orgulhosos’ (31%). Mais do que o triplo daqueles que responderam se sentir ‘pouco’ (8%) ou ‘nenhum orgulho’ (12%) com a proeza. Entre os jovens de 16 a 24 anos o entusiasmo é maior (77%), mais do que entre aqueles que já passaram dos 60 anos (61%). Assim como, previsivelmente, é mais intenso entre os eleitores de Lula (80%) do que naturalmente entre os apoiantes de Bolsonaro (62%). Apesar das perspectivas não serem as melhores, assim como as tabelas de apostas, há sempre aquela fé de que ‘Deus é brasileiro’ e claro os brasileiro estão como sempre aliás, bastante otimistas, em relação às chances de “Ainda Estou Aqui” ganhar alguma estatueta no próximo domingo. Segundo a mesma pesquisa do IPEC, são mais optimistas ainda quanto à possibilidade de Fernanda Torres ganhar o prémio de Melhor Atriz. Aos números, em cada uma das categorias: 64% estão ‘muito otimistas’ (26%) ou ‘otimistas’​ (38%) para a vitória na categoria de Melhor Filme”; 62% estão ‘muito optimistas’ (26%) ou ‘otimistas’; (36%) estão optimistas que receba o Oscar de ‘filme internacional’; e 67% se dizem ‘muito optimistas’ (31%) ou ‘otimistas’ (36%) de que Fernanda Torres superará as suas quatro concorrentes.

Ainda Estou Aqui
A história dramática da família Paiva chega ao cinema. © Big Picture Films


Algumas previsões americanas bastante optimistas

O optimismo não é apenas dos brasileiros e apesar de tudo algumas previsões vindas dos EUA, parecem ser surpreendentemente bastante positivas. O New York Times divulgou ontem as suas previsões para os Oscar 2025 que acontecem do outro lado do continente em Los Angeles e segundo o jornal, “Ainda Estou Aqui” aparece como favorito a Melhor Filme Internacional. O NYT, considera ainda que Fernanda Torres, está muito bem colocada para ganhar a estatueta de Melhor Actriz, sabendo que tem a forte concorrência principalmente de Demi Moore (“A Substância”), Mikey Madison (“Anora”), pois à partida tanto Cynthia Erivo (“Wicked”) e Karla Sofia Gascon (“Emilia Pérez”), parecem pelas razões já discutidas estarem fora da corrida. Mas nunca se sabe????. Segundo aquele que é um dos mais importantes, bem informados e influenciados jornais norte-americanos, Fernanda Torres, que se tem mostrado e afirmado também brilhante com a sua presença, em talk shows, festivais de cinema e eventos de promoção do filme, teria recebido — ao dia de hoje, já foi tudo votado ​e contabilizado — muitos votos dos membros da Academia de Hollywood que só muito recentemente teriam visto “Ainda Estou Aqui”. Com o favoritismo dividido entre a veterana Moore e a jovem Madison, será que os votantes não serão tentados a escolher Fernanda Torres como uma alternativa ou uma terceira via. Ainda assim, das três uma delas vencerá, defende o mesmo artigo do NYT. Na categoria de Melhor Filme onde o filme de Walter Salles é também um dos candidatos, o jornal aposta em “Anora”, de Sean Baker, protagonizado por Mikey Madison.

Fernanda Torres
Fernanda Torres na foto de família dos Oscar 2025. ©Richard Harbaugh/Divulgação


A tranquilidade de Fernanda Torres

Na terça passada, Fernanda Torres participou em Los Angeles no tradicional jantar dos nomeados aos Oscar, pela Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. Aparentemente tranquila e sorridente, a atriz de “Ainda Estou Aqui”, aparece na célebre fotografia oficial com todos os nomeados e nas redes sociais apareceram outras fotos onde a Fernanda, aparece em selfies ao lado de outras estrelas:  Jane Fonda, Timothée Chalamet, e Monica Barbaro (os protagonistas de “The Complete Unknown”, nomeados ele para Melhor Actor e ela para Melhor Actriz Secundária), Adrien Brody e Guy Pearce (nomeados respectivamente a Melhor Actor e Melhor Actor Secundário, por “O Brutalista”); e com Isabella Rossellini nomeada a Melhor Actriz Secundária por “Conclave”. Os brasileiros, em geral, parecem estar assim  muito envolvidos nos Oscar.  A torcida brasileira age de uma forma tão passional e tropical como o mundo nunca tinha assistido, nem nos grandes eventos de futebol. Como portugueses, em Lisboa ou no Rio de Janeiro,​ ‘ainda estamos aqui’​, a torcer pela Fernanda, pelo Waltinho, pela família Rubens Paiva, pelo cinema brasileiro e pel​os filmes em língua portuguesa. ​E por fim ditadura e tortura, no Brasil ou em Portugal, nunca mais!

JVM



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *