Lily Gladstone (Mollie Burkhart) et Leonardo DiCaprio (Ernest Burkhart) dans Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese © 2023 Apple Studios

76º Festival de Cannes | Killers of the Flower Moon em estreia

O 76º Festival de Cannes e a Apple Original Films chegaram a um acordo para apresentar em estreia mundial ‘Killers of the Flower Moon’, o novo filme de Martin Scorsese, na Selecção Oficial 2023, de 16 a 27 de Maio.

Confirma-se que Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese, vai ser apresentado em estreia mundial no sábado, 20 de maio, no Grand Théâtre Lumière, na Selecção Oficial do 73º Festival de Cannes. Trata-se de um muito saudado regresso do cineasta à Seleção Oficial, desde a longínqua estreia de ‘Nova Iorque Fora de Horas’ em 1986. Martin Scorsese vai assim, em maio próximo, estar mais uma vez na Croisette, desta vez para subir os degraus e a passadeira vermelha do Palais des Festivals, ao lado de algumas das estrelas com quem já tem trabalhado ao logo da sua extensa carreira: Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Cara Jade Myers, JaNae Collins, Jillian Dion, Tantoo Cardinal e outros actores que compõem o elenco deste também muito aguardadoKillers of the Flower Moon’. Baseado num livro que foi best-seller nos EUA, da autoria de David Grann, e com o argumento escrito por Eric Roth e pelo próprio Martin Scorsese, este ‘Killers of the Flower Moon’ decorre agora não em Nova Iorque, como é habitual em muitas obras do cineasta, mas em Oklahoma na década de 1920 e conta a história dos assassínios em série de vários membros da comunidade de nativos Osage, que enriqueceram graças aos lençóis e posterior exploração de petróleo, que estavam nas suas terras indígenas. Esta série de crimes violentos é conhecida hoje como o ‘Reino do Terror’ e continua a ser de certo modo um assunto tabu e controverso da história dos EUA. Curiosamente algo que também reflecte a obra literária original, é a criação por essa altura do FBI, como órgão federal de investigação criminal.

Lê Também:   79º Festival de Veneza: ‘Blonde’ e os Muros do Irão

VÊ TRAILER DE ‘KILLERS OF THE FLOWER MOON’

Quanto ao veterano realizador, argumentista e produtor, Martin Scorsese é sem dúvida uma grande figura mundial, que dedicou toda a sua vida à 7ª Arte e já esteve presente em várias ocasiões no Festival de Cannes: recebeu a Palma de Ouro em 1976 com ‘Taxi Driver’, um dos filmes incontornáveis da história do cinema mundial; depois voltou com regularidade à Seleção Oficial, onde ganhou entretanto o Prémio de Realização por ‘Nova Iorque Fora de Horas’, precisamente 10 anos após ‘Taxi Driver’. Em 1998, o realizador nova-iorquino presidiu ao Júri que atribuiu a Palma de Ouro ao cineasta grego Theo Angelopoulos por ‘L’Éternité et un jour’. Quatro anos depois, presidiu também ao Júri da Cinéfondation e das Curtas-Metragens em Competição, muito bem acompanhado pelo realizador iraniano Abbas Kiarostami. Desde 1990, que Martin Scorsese dirige a The Film Foundation, uma organização dedicada à preservação, proteção e transmissão do património cinematográfico mundial e nessa qualidade foi várias vezes o ‘apresentador oficial’ de vários filmes apresentados na sempre marcante secção Cannes Classics.

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *