Óscares 2022 © ABC/Adam Rose

Grandes Filmes na TV | Semana especial dos Óscares da Academia

Eis a nossa recomendação dos grandes filmes na TV desta semana. Uma receita que te fará sentir mais cinéfilo! Semana de 12 a 18 de abril. 

Os grandes filmes na tv desta semana são única e exclusivamente filmes nomeados para os Óscares. Estamos ansiosos para a 93ª cerimónia dos prémios da Academia que serão exibidos pela RTP1. Revisitamos alguns dos maiores êxitos dos últimos anos como “Lincoln”, do sempre aclamado Steven Spielberg ou “Parasitas”, do talentoso cineasta coreano Bong Joon Ho.

Aventura pelos Canais TVCine, Cinemundo, Canal Hollywood e AXN Movies para conhecer o que de melhor da arte das imagens em movimento é transmitido em Portugal.

SEGUNDA-FEIRA, 19 de abril – “Lágrimas e Suspiros”, FILMIN Portugal

top 10 ingmar bergman lagrimas e suspiros
Vermelho é a cor da alma.

Lágrimas e Suspiros é uma das obras-primas do mestre Ingmar Bergman, que no início dos anos 70 demonstrava não ter perdido nem a lucidez nem o génio. Partindo da imagem de três mulheres vestidas de branco numa sala vermelha, que falam em sussurros, Bergman, constrói uma dolorosa, fascinante e bela reflexão sobre a morte.

Lágrimas e Suspiros” faz parte do catálogo da FILMIN Portugal e esteve na corrida aos Óscares 1974 em 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia. Venceu apenas na categoria de Melhor Fotografia da responsabilidade de Sven Nykvist. Conhece o nosso top de filmes de Ingmar Bergman.




TERÇA-FEIRA, 20 de abril – “Braveheart – O Desafio do Guerreiro”, Canal Hollywood 21h30

Braveheart
Braveheart | © 1995 Paramount Pictures

O filme tem por cenário a Escócia do século XIII e relata a história de William Wallace (Mel Gibson), o líder de um clã local que lidera uma rebelião contra o rei inglês Eduardo. Os escoceses estão descontentes com a brutalidade dos ingleses, mas falta-lhes a organização e um líder para enfrentar os invasores. Seguindo o exemplo do seu pai e do seu irmão que perderam a vida a lutar pela libertação da Escócia quando ele era ainda criança, Wallace decide tomar em mãos essa tarefa e expulsar de uma vez por todas os invasores. Os magníficos cenários das Highlands escocesas e o realismo das cenas de batalha são dois pontos fortes desta mega-produção.

“Braveheart – O Desafio do Guerreiro” venceu 5 Óscares dos 10 a que estava nomeado na edição dos prémios da Academia de 1996. Levou para casa os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Maquilhagem, perdeu nas categorias de Melhor Argumento Original, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Banda-Sonora.




QUARTA-FEIRA, 21 de abril – “Lincoln”, Canal Hollywood 21h30

Daniel Day Lewis
Lincoln | © Twentieth Century Fox

Sete anos após sobreviver ao apocalipse dos monstros, o adorável e inábil Joel abandona o seu confortável búnquer subterrâneo para reencontrar a ex-namorada.

Um dos grandes filmes na tv desta semana é sobre um dos grandes líderes dos Estados Unidos no momento mais díficil do seu mandato. “Lincoln” foi o filme mais nomeado aos Óscares 2013, em 12 categorias, mas acabou por vencer apenas duas: Melhor Ator para Daniel Day-Lewis e Melhor Design de Produção. Foi nomeado para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Secundário (Tommy Lee Jones), Melhor Atriz Secundária (Sally Field), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Banda-Sonora e Melhor Mistura de Som.




QUINTA-FEIRA, 22 de abril – “Guia para Um Final Feliz”, AXN Movies 22h10

guia para um final feliz axn
“Guia para um Final Feliz” | ©AXN Portugal

Duas almas torturadas e com pouca esperança no futuro acabam por se tornar na inspiração que necessitavam e, ao reencontrar o caminho, retomam o gosto pela vida.

Guia para Um Final Feliz” valeu a única vitória do Óscar de Melhor Atriz , derrotando a poderosa Emmanuelle Riva por “Amor”. O filme de David O. Russell esteve também nomeado a Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Ator Secundário (Robert De Niro), Melhor Atriz Secundária (Jacki Weaver), Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem na edição dos Óscares 2013. Já analisamos a presença deste filme leve e divertido nos prémios da Academia no artigo de post-mortem dos últimos 10 anos de Óscares.




SEXTA-FEIRA, 23 de abril – “Lost In Translation – O Amor é Um Lugar Estranho”, Canal Cinemundo 19h25

filmes na tv
Scarlett Johansson e Bill Murray

Bob e Charlotte são dois americanos em Tóquio. Ele é uma estrela de cinema que vai fazer um filme publicitário, ela é uma jovem que vai acompanhar o marido que é fotógrafo. Certa noite, cruzam-se no bar do hotel e rapidamente se desenvolve uma amizade inesperada, que pode mudar a vida dos dois.

Com “Lost in Translation”, Sofia Coppola tornou-se a primeira mulher nomeada aos Óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento no mesmo ano. A cineasta acabou por vencer apenas o Óscar de Melhor Argumento Original. Bill Murray esteve nomeado ao Óscar de Melhor Ator na edição dos prémios de 2004.




SÁBADO, 24 de abril – “Parasitas”, AXN Movies 22h10

hbo portugal parasitas
© Alambique

Uma família coreana no desemprego começa a ter um interesse peculiar por uma outra, esta com um estilo de vida cheio de glamour – até que todos se envolvem num acontecimento absolutamente inesperado.

Parasitas” foi um enorme marco na história dos Óscares, ao tornar-se o primeiro filme de língua não inglesa a vencer o Óscar de Melhor Filme. Arrecadou ainda os Óscares de Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Filme Internacional. Esteve ainda nomeado nas categorias de Melhor Design de Produção e Melhor Montagem na edição dos Óscares 2020. Fica com o nosso post-mortem dessa cerimónia.




DOMINGO, 25 de abril – “1917” TVCine TOP 21h30

1917 richard madden
“1917” | ©NOS Audiovisuais

No auge da I Guerra Mundial, dois jovens soldados britânicos, Schofield e Blake, recebem uma missão aparentemente impossível. Têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados.

“1917” esteve na corrida aos Óscares 2020 e venceu 3 estatuetas: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Mistura de Som. Esteve ainda nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Maquilhagem e Penteados, Melhor Design de Produção, Melhor Banda-Sonora e Melhor Edição de Som.

Descobre todos os grandes filmes na tv em exibição nos Canais TVCine desta semana especial de Óscares. Conhece ainda os nomeados aos Óscares 2021.

[tps_footer]

Lê Também:   Calendário dos Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema 2020

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *