Chambre Noir no FIMFALx19

FIMFA Lx regressa a Lisboa durante o mês de maio

A 19.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, FIMFA Lx, terá lugar entre os dias 9 e 26 de maio na cidade de Lisboa.

Foi no passado dia 21 de março, Dia Internacional da Marioneta, que o FIMFA Lx anunciou a programação da sua 19.ª edição. Durante dezoito dias, Lisboa irá transformar-se na plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas. Será possível assistir aos espectáculos de vinte e duas companhias de doze países: Moçambique, França, Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Holanda, Noruega, Finlândia, Irão, Estados Unidos da América e Portugal. O FIMFA terá lugar em dez diferentes espaços da cidade: Castelo de São Jorge, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, LU.CA – Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Teatro da Trindade, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança e Cinemateca Portuguesa.

Lê Também:
MONSTRA '19 | Perfect Blue, em análise

A abertura do FIMFA Lx19 está agendada para o dia 9 de maio e terá lugar no Castelo de São Jorge com as Marionetas Gigantes de Moçambique, um desfile de marionetas gigantes e percussão. Também nesse dia será possível assistir a “Nudes”, da companhia inglesa Natural Theatre Company, e aos micro teatros baseados em cinco obras de Shakespeare, da companhia espanhola Laitrum Teatre, criados pelos espectadores recorrendo a objectos.

Pelo festival vão ainda passar espetáculos como “Hans Christian, You Must Be An Angel” dos dinamarqueses Teatret Gruppe 38; “Chambre Noire”, com as impressionantes marionetas de tamanho humano dos franco-noruegueses Plexus Polaire; “Invisible Lands” da companhia Livsmedlet Theatre, onde o corpo humano é transformado em paisagens para personagens em miniatura; e “We Are The Monsters” de Colette Sadler, um espectáculo dirigido a toda a família.

Foi já revelado o vencedor do Prémio de Mérito Cultural Henrique Delgado, onde o júri reconheceu a importância da crítica enquanto veículo de reflexão e mediador entre os espetáculos, os seus criadores e o público. João Carneiro, jornalista e crítico de teatro, terá agora a possibilidade de editar uma publicação bilingue ou de receber apoio num projeto de investigação.

O FIMFA Lx19 é um projeto d’ A Tarumba – Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

Podes ficar a conhecer toda a programação do Festival AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *