© Google Maps, via MHD

Google Maps perde uma das melhores funcionalidades já nos próximos dias

Há uma funcionalidade extremamente útil e utilizada por muitos utilizadores que está prestes a ser descontinuada pelo Google Maps.

O Google Maps é uma ferramenta imprescindível para a maioria das pessoas que vão visitar outra zona, seja dentro ou fora do país. Porém, hoje em dia, é já muito mais do que isso. Isto porque oferece uma panóplia de recursos que vão muito além da condução ou da localização de determinados pontos turísticos. Permite planear viagens ao pormenor – e até explorar locais virtualmente antes de os visitar –, recolher informações sobre estabelecimentos e conta com avaliações de locais.

Lê Também:   Esta muito aguardada funcionalidade chegou ao MB Way e vai facilitar a vida dos utilizadores

Como te demos conta, há uma ferramenta de Inteligência Artificial desconhecida da maioria dos utilizadores que está a fazer furor e que promete fazer toda a diferença na utilização da aplicação. Assim, o portal Top-Rated.Online permite procurar novos restaurantes e locais turísticos (ou não!) com enorme facilidade em qualquer aparelho que tenha um browser. A verdade é que a constante atualização garante precisão e relevância, tornando o Google Maps uma referência mundial de navegação.

Porém, a Google também é conhecida por descontinuar serviços que, por um ou outro motivo, não estão a satisfazer as suas exigências. A gigante tecnológica voltou a fazer das suas e, nos próximos tempos, vai acabar com uma popular e muito útil funcionalidade do Maps.

Lê Também:   Inovador Bloco de Notas, da Google, está agora disponível em Português

O que muda no Google Maps

google maps
Crédito editorial: BigTunaOnline / Shutterstock.com / ID: 1041071659

Trata-se do chat do Perfil da Empresa, que permitia aos utilizadores entrarem em contacto com companhias/estabelecimentos através da própria plataforma ou também via Pesquisa Google. Esta funcionalidade será desativada – de forma progressiva – a partir de 15 de junho, avança a gigante tecnológica.

Esta ferramenta era (ainda é por enquanto!) uma forma conveniente e bastante prática de comunicação entre clientes e empresas, permitindo respostas rápidas, mensagens de boas-vindas automáticas, seções de esclarecimento de dúvidas bem como a partilha de fotografias de produtos. Assim, até ao fim do mês em questão, os utilizadores que ainda mantiverem conversas ativas irão ser notificados desta situação.

Lê Também:   É oficial, vamos finalmente ter Museus gratuitos todos os dias e idades

A recomendação da Google para as empresas que utilizam esta opção passa por guardar os registos das conversas através do Google Takeout, que permite descarregar uma cópia dos dados até 30 de agosto de 2024. Com o fim desta ferramenta, a Google não oferece um serviço alternativo. A sugestão é que as empresas procurem outras plataformas de comunicação como o WhatsApp Business e o Telegram Business, que oferecem funcionalidades semelhantes para interação com os clientes.

Waze ou Google Maps, qual a app que mais usas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *