Hellboy

Hellboy | A origem das personagens

[tps_header]

O novo filme “Hellboy” traz consigo uma história apocalíptica recheada de personagens poderosas, banhadas de sangue e assustadoras. A não perder!

[/tps_header]

O novo filme “Hellboy”, realizado por Neil Marshall e protagonizado por David Harbour, aborda uma realidade deveras mais sombria e sangrenta do que a visão de Guillermo del Toro, realizador dos 2 filmes anteriores. No entanto, é esta característica que o aproxima das BD’s que lhe deram origem, da autoria de Mike Mignol. Tal também significa que o novo filme apresenta várias personagens que os fãs dos quadradinhos poderão reconhecer e, sendo o Universo Hellboy baseado na mitologia e no folclore popular, é provável que todos os cinéfilos reconheçam parte dos protagonistas, especialmente os de origem mais antiga, como Merlin e o Rei Arthur. Assim, apresentamos-te as personagens mais significativas do novo “Hellboy”.

Hellboy

É só virar a página!




13. Nimue, The Blood Queen

Nimue

Nimue é uma das vilãs mais icónicas do Universo Hellboy, aparecendo em diversas BD’s, como “The Wild Hunt”, “The Storm” e “The Fury”. Reunidas, estas histórias formam a base da narrativa do novo filme, onde Nimue é interpretada pela Milla Jovovich. Contudo, a origem desta entidade é muito anterior ao Universo Hellboy. De facto, Nimue é equiparada à Dama do Lago, a sacerdotisa suprema de Avalon que oferece a espada mágica Excalibur ao Rei Artur. Esta parte da história não é referido na cronologia de Hellboy, embora faça sentido que tenha sido a sacerdotisa a fazê-lo, uma vez que é ela que mostra, no filme, a Excalibur a Hellboy. A Excalibur ainda é a única ferramenta capaz de a ferir.

Para os curiosos, o ato pré-Hellboy mais insidioso de Nimue está relacionado com o mago mais famoso, Merlin. Reza a lenda que Merlin estava profundamente apaixonado por Nimue. Aproveitando a situação, ela diz-lhe que o seu amor apenas será correspondido se lhe ensinar todos os seus segredos mágicos. Merlin assim faz, e ela, através das suas novas aptidões encantadas, atraio-o para uma armadilha, prendendo-o algures debaixo de terra, ainda vivo. Esta história também não é referida no filme “Hellboy”, no entanto, considerando que Merlin foi encontrado enterrado numa caverna secreta, ainda por cima sob a orientação de Nimue, é algo a considerar. Afinal, não é ao acaso que esta bruxa é a mais audaciosa e temível da sua área.




12. Ganeida

Ganeida

Em Hellboy, Ganieda é a bruxa interpretada pela Penelope Mitchell, que trai a confiança de Nimue no passado, ajudando o Rei Arthur e o Merlin a desmembrá-la. Agora que Nimue regressou ao Universo Hellboy, Ganeida é forçada a ajudá-la. Segundo as lendas arturianas, Ganieda, também conhecida pelo nome galês Gwenddydd, é a irmã de Merlin (segundo o texto Vita Merlini, de Geoffrey of Monmouth). Ela casou-se com o rei Rodarch de Cumbria, contudo, depois de enviuvar, mudou-se para a floresta com o seu irmão Merlin.

Lá, ela construiu uma casa com 70 portas e 70 janelas, o que permitiu a Merlin observar o céu para fins astrológicos. Os irmãos aliaram-se ao herói folclórico britânico Taliesin the Bard, que os levou a uma caverna encantada, alegadamente a fonte dos poderes de Merlin e das grandes profecias de Ganeida. Curiosamente, muitos dos estudiosos que estudam estas lendas vêem Ganieda como uma variação ou versão anterior de Nimue, o que explica a sua ausência da escrita de Sir Thomas Mallory, já que ela já se havia transformado noutra pessoa até então.




11. El Santo & El Vampiro

El Santo

Logo no inicio do novo filme, Hellboy viaja a Tijuana e combate um vampiro luchador num ringue de luta mexicana. O edifício onde o evento de luta livre decorre está decorado de grandes cartazes vintage de luchadores mascarados. De facto, estes não retratam apenas alguns luchadores! O mais destacado é um homem com uma máscara prateada, El Santo, provavelmente o mais famoso luchador de todos os tempos. Há, também, um sujeito com uma máscara azul em vários cartazes, o lutador Demónio azul.

O que faz esta cena e esta personagem notáveis não é apenas o tributo que o filme dedica wrestling mexicano, mas o El Santo e o Blue Demon serem os Hellboys dos seus dias (filme de 1969). Eles também contarem monstros, numa saga de filmes de ação espanhóis que começou no início dos anos 50, prolongando-se até aos anos 70. Curiosamente, um dos filmes mais famosos dessa saga é o “Santo VS las mujeres vampiro”, cujo título é bastante auto-explicativo. No filme “Hellboy”, El Santo era um agente secreto e amigo de Hellboy. Quando este o encontra vampirificado, é obrigado a combatê-lo, numa luta demónio versus vampiro.




10. Lobster Johnson

Lobster Johnson

Interpretado por Thomas Hayden Church no filme, Lobster Johnson (ou apenas “a Lagosta”) teve origem nas BD’s centradas em Hellboy, mas depressa ganhou argumento próprio. Ele foi um vigilante na década de 1930, que lutou contra o crime e, mais tarde, contra os nazistas quando estes se tornaram vilões dominantes do planeta. O seu nome verdadeiro era William Johnson, e o seu nome de super-herói era “A Lagosta”, todavia, os dois foram combinados ao longo do tempo e, agora, é comummente conhecido como o Lobster Johnson.

Como revelado na BD “Hellboy: Conquerer Worm” (2001), Lobster morreu em 1939, numa tentativa frustrada de deter o lançamento de uma nave espacial nazi. Depois disso, o herói permaneceu pela Terra, sob a forma de um fantasma meritoso, tal como o encontramos na cena pós-créditos de Hellboy. Se existir uma nova sequela de “Hellboy”, é muito provável que Lobster desempenhe um papel maior, afinal, este fantasma tem seguido espectralmente Hellboy durante várias aventuras. Talvez decida embarcar, por fim, em mais uma aventura….




9. Ben Daimio

Ben Daimio

Desde que “Hellboy” estreou que têm surgido comentários por todo o lado sobre a cara de cicatrizes arrepiantes de Ben Daimio, interpretado por Daniel Dae Kim. Nas histórias em quadradinhos, no entanto, as cicatrizes são muito piores, ao ponto de um pedaço considerável do seu rosto estar em falta, incluindo os seus lábios do lado esquerdo da boca., o que leva uma “sorriso” constante. Tal como as suas cicatrizes, a sua história de fundo e a origem da sua capacidade sobrenatural também são simplificadas. No filme, ele é simplesmente um jaguar, o homem que se transforma em um gato mortal em momentos de perigo. Pelo que aprendemos com o seu flashback, ele passou a ser esta criatura da mesma forma que os lobisomens costumam transmitir a sua maldição — ele sobreviveu a um ataque de um jaguar, presumivelmente após ser mordido, consumando a maldição.

Nas Bd’s, contudo, Daimio é possuído por um demoníaco espírito jaguar, que era adorado como um deus na selva onde ele o encontrou. Logo, ele não tem grande caráter para se transformar num felino e lutar ao lado dos seus companheiros de guerra, como ele faz no filme. Normalmente, ele transforma-se num monstro aterrorizante e ataca os seus amigos, levando a muitas mortes inocentes. Na história cómica “The Long Death”, Daimio chega a sacrificar a sua vida para se libertar da maldição do espírito dos Jaguar.




8. As Três Bruxas (Nonas)

As Três Bruxas

No filme “Hellboy”, há três bruxas ao lado de Nimue no prólogo medieval, creditadas simplesmente como “Irmãs” e interpretadas por Nadya Keranova, Mariya Tepavicharova e Ana Tabakova. Nos tempos modernos, outro trio mais horrendo de bruxas, desta vez interpretado por Meglena Karalambova, Anna Bankina e Rut Rafailova, unem o corpo desmembrado de Nimue. Serão elas as mesmas personagens? Provavelmente não, uma vez não haveria razão para não usar as mesmas atrizes. Tal como a bruxa Ganeida, não haveria razão para envelhecerem. Paralelamente, há alguns críticos que alegam que os trios de bruxas são as mesmos personagens, as Nonas.

Voltando ao destino da Grécia antiga, encontramos as Nornes, três anciãs que vivem em Asgard, tremendamente, astutas, úteis e aterrorizantes. Conhecidas por traçarem o destino dos deuses e dos homem e por observarem as leis ancestrais, aparecem em “Macbeth”, de Shakespeare e no filme “Hércules”, da Disney. Mais recentemente, as três bruxas desempenharam um papel importante na série clássica de quadradinhos de Neil Gaiman, “Sandman”, que enfatizou a ideia de que todas as versões deste trio sempre foram as mesmas três, e que essas três são no fundo um ser.




7. The Osiris Club

The Osiris Club

O Osiris Club é uma sociedade secreta sediada na Inglaterra que defende a terra de gigantes e de outros seres míticos. Eles vão atrás de monstros a partir de uma caça selvagem e altamente ritualizada, realizada a cavalo, com o líder da Caça usando um adereço de cabeça com chifres. No folclore nórdico europeu, a caça selvagem é em si um fenómeno místico, conforme originalmente documentado no livro de Jacob Grimm sobre a mitologia teutónica. No mito, a Caça era geralmente composta de fantasmas ou criaturas de fadas, com os chifres do líder muitas vezes crescendo fora de sua cabeça ao invés de fazer parte de um cocar.

O Osiris Club é praticamente o mesmo nas BD’s do Hellboy, incluindo o círculo íntimo que recebe a imortalidade, de modo a que esteja sempre por perto para lidar com o apocalipse e o seu precursor, que eles acreditam ser o Hellboy. Na verdade, eles não estavam errados em assumir que Hellboy é a Besta do Apocalipse, ele é literalmente isso, a sua falha foi recusarem levar em conta que este demónio pode ser uma companhia bastante agradável e consciente. Embora o Osíris Clube não pareça ser baseado em ninguém em particular, as sociedades ocultas secretas eram comuns na Inglaterra vitoriana, e ainda mais em histórias de fantasia sobre com este cenário.




6. Rasputin

Rasputin

Grigori Rasputin é um vilão muito presente nas BD’s de Hellboy, assim como no filme “Hellboy” de 2004. No entanto, antes disso, ele já foi um homem de verdade que nasceu na Rússia em 1869. Ele era um homem místico, santo e, muito provavelmente, um grande vigarista, que pretendia ter habilidades curativas e proféticas. Apesar de provir de uma família de camponeses, ele subiu à corte do czar Nicolau II e tornou-se o favorito da esposa do czar, Alexandria, depois de aparentemente curar o seu filho pequeno de hemofilia. Nos anos que antecederam a Revolução Russa, a associação da família real com o Rasputin, um feiticeiro, era uma característica comum da propaganda contra eles, à medida que rumores de seu comportamento desagradável se espalhavam pela terra.

No entanto, a Czarina permaneceu fiel ao homem que ela acreditava ter salvado a vida do seu filho. No início da Primeira Guerra Mundial, Rasputin profetizou que o desastre atingiria a Rússia. Ele se mostrou correto, e toda a família real foi assassinada durante a Revolução Russa, mas nesse ponto o próprio Rasputin já havia sido assassinado por uma conspiração pró-czar. Conhecido por ser difícil de matar, venenos mortais pareciam não surtir-lhe efeito e os eus assassinos tinham de o atingir várias vezes.

Nas histórias em quadradinhos de Hellboy, Rasputin era um místico legítimo que foi ressuscitado por forças obscuras após o seu assassinato, e passou a ajudar os nazis no ritual que trouxe Hellboy à Terra. Esse flashback é a sua única aparição no filme de 2019, embora no filme anterior ele tenha retornado novamente e continuado a sua vilania. Há um personagem invisível e aparentemente imortal que aparece com o Baba Yaga na cena pós-créditos do novo filme, e faria muito sentido se ele estivesse falando com o Rasputin (embora certamente existam outras personagens).




5. Von Krupt, Kroenen, Haupstein e Kurtz

Von Krupt Kroenen Haupstein e Kurtz

Embora fosse poderoso, Rasputin tinha alguns aliados que o ajudaram na condução do ritual nazi que trouxe Hellboy à Terra. Os mais conhecidos são Klaus Werner von Krupt, Ilsa Haupstein, Karl Kroenen e Leopold Kurtz. Tal como acontece com Rasputin, eles não são tão proeminentes no novo filme, mas estão lá para os olhares mais atentos. Von Krupt é o único com os óculos 3-D, Haupstein é a mulher loira e Kroenen usa sempre uma máscara. No filme de 2004, Guillermo del Toro transforma Kroenen numa espécie de ninja com mecanismo de corda, contudo, nada disso está nas BD’s e certamente não há espaço para tal no novo filme.

É bem provável que este grupo de personagens tenha sido incluído apenas como um ovo da Páscoa para os fãs, mas também é possível que tenham aparecido para voltar numa próxima sequela. Particularmente, se a cena pós-créditos é realmente sobre Rasputin, faz sentido esperar mais destes vilões, mais não seja em flashbacks.




4. Gruagach

Gruagach

Na mitologia celta, o Gruagach era um monstro vagamente definido como um ogre, goblin ou gigante. Esta definição combina com a personagem cara de javali de Hellboy, porém, as BD’s esmiúçam-no ainda mais. Este monstro era originalmente um guerreiro do povo faery, até o seu poder ser esgotado quando uma das suas amantes humanas gritou ao vê-lo na sua forma mais aterrorizante, de monstro, e não na de humano que este costuma aparentar. Com esta situação, uma maldição baniu-o para um reino distante, onde foi reduzido a uma mera sombra do seu antigo eu. Na história em quadradinhos de Hellboy, “The Corpse”, o enfraquecido Gruagach tenta tomar o lugar da jovem Alice Monaghan, tal como no filme. Quando isso falha, Hellboy deixa-o preso na diminuta forma de porco do gigante Fomoriano Grom, que é a forma em que ele aparece ao longo do filme (assumindo a verdadeira e maior forma do gigante apenas pelo clímax).

Na BD, Gruagach comete muito mais mal ao longo da sua tarefa de ressuscitar a Blood Queen Nimue. Ela não é quem o mata, porque ele foi amaldiçoado pelo próprio Merlin a não morrer até que o mundo acabe, para que ele possa ver exatamente o que as suas ações despoletaram. Ele adota uma figura tão patética que Hellboy tenta matá-lo como um ato de misericórdia, mas a maldição de Merlin mantém-se. Posteriormente, ele acaba sendo salvo pela Morgan Le Fay, que o leva para o reino distante onde vivem as figuras dos mitos.




3. Baba Yaga

 Baba Yaga

Baba Yaga é provavelmente a criatura mais aterrorizante e elaborada de Hellboy. Nimue até pode estar a trazer o Inferno para a Terra para acabar com o mundo, mas ela não mata crianças para fazer um ensopado ensanguentado. O papel de Baba em Hellboy é muito semelhante ao do papel que tem na BD. Ambos se baseiam fortemente na mitologia russa na qual ela teve origina — uma bruxa hedionda com um nariz comprido que captura e come crianças, ela mora numa casa com pernas de galinha, que é astuciosamente representada no filme. De facto, o único aspecto especificamente impreciso do filme em relação à sua mitologia é que, embora o seu nariz esteja deformado, não é particularmente longo. Isso é mais provável porque as bruxas de nariz comprido tornaram-se tão triviais desde “O Feiticeiro de OZ“, e Baba Yaga deve ser aterrorizante, não assemelhar-se a uma decoração de Halloween.

Esta Baba Yaga atende ao seu objetivo de ser genuinamente assustadora, com a mistura da voz tenebrosa da Emma Tate e do desempenho físico notável do contorcionista Troy James. Cada ângulo que o corpo dela adquire enquanto se move apenas parece errado, porque fundamentalmente tudo sobre ela está errado. Como temos visto nesta lista, uma coisa que este filme consegue é agarrar nas personagens do folclore e das BD’s e descobrir o que as torna visceralmente aterrorizantes de assistir.




Alice Monaghan

A companheira de Hellboy neste filme já não é a pirocinética Liz Sherman, mas a poderosa vidente Alice Monaghan, interpretada por Sasha Lane. Alice era bebé quando foi sequestrada pelas fada. No seu lugar, as criaturas colocaram no berço o jovem goblin Gruagach, camuflado de bebé. Estranhando os comportamentos recentes do bebé, os seus pais contactam Hellboy que, acostumado à realidade dos monstros, rapidamente resolve a situação. Contudo, pelos breves instantes que Alice passou no reino das fadas, começou a envelhecer muito mais devagar e a desenvolver aptidões mágicas e psíquicas. Nas BD’s, Alice desenvolve amizade com as fadas e desempenha um papel relevante nesse campo.




1. Dr. Trevor Bruttenholm

Dr. Trevor Bruttenholm

Dr. Trevor Bruttenholm foi um académico britânico e um membro da Sociedade Britânica de Paranormal durante a Segunda Guerra Mundial, que o conduziu ao infame Projeto Ragnarok de Rasputi, onde Hellboy foi convocado. Bruttenholm estava preparado para matar Hellboy, ainda jovem, mas resgata-o mal o vê. Trevor trata o demónio como um filho, e tenta ser o melhor pai adotivo que conseguia ser, enquanto o preparava para combater a malícia dos monstros.

A situação entre pai e filho sofre bastante ao longo do filme, não só por Hellboy se sentir tratado como uma arma, mas também por ser repetida e brutalmente atacado e traído pelos amigos do pai. Mesmo assim, a relação entre ambos termina com palavras quentes e sinceras. No filme, Trevor Bruttenholm é interpretado por Ian McShane e revela fazer parte do Osiris Club, razão do seu envelhecimento lento. Ainda assim, Trevor não sabia do plano recente do Osiris Club em sacrificar Hellboy, embora parecesse confiante de que o seu filho seria capaz de vencer tudo o que se lhe viesse pela frente.

De todas estas personagens, qual é a tua favorita?

[tps_footer]

Lê Também:   Os 10 vilões de horror mais mortíferos do cinema

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *