House of the Dragon: Qual a simbologia das esferas usadas pelo conselho de Aegon II Targaryen
O universo de “House of the Dragon” está repleto de pequeno detalhes como as tapeçarias da abertura ou o mural no quarto de Aemond Targaryen, e um desses detalhes são as esferas de pedra do conselho do Rei – sabes o que significam?
Sumário:
- “House of the Dragon” é um universo repleto de pequenos detalhes, alguns com grandes significados, outros são apenas elementos decorativos que nos chamam a atenção;
- As esferas colocadas à frente dos membros do conselho do Rei são recorrentes nas duas temporadas da série da Max, mas a sua razão nunca é dada de forma clara pelas personagens;
- Numa entrevista, Ryan Condal, o showrunner e co-criador da série, explica que as esferas são uma espécie de “picar o ponto”, e um símbolo do cargo de poder que os membros ocupam.
Ao longo das duas temporadas de “House of the Dragon” temos vindo a analisar alguns detalhes interessantes, como as histórias contadas nas tapeçarias que servem de abertura à nova temporada, ou o que está por detrás do mural no quarto de Aemond Targaryen (Ewan Mitchell).
Um desses detalhes que deixa muitos fãs curiosos, são as esferas de pedra colocadas sobre a mesa quando o conselho do Rei, antes Viserys Targaryen (Paddy Considine), e agora Aegon II Targaryen (Tom Glynn-Carney), se reúne ao longo do dia. Este gesto tem claramente um significado e foi curioso ver a reação enervada de Ser Tyland Lannister (Jefferson Hall), quando o pequeno Jaehaerys lhe rouba a esfera no primeiro episódio, “A Son for a Son“.
O que são as esferas do conselho de “House of the Dragon”?
Ninguém melhor para responder com certeza a esta questão que Ryan Condal. Numa entrevista ao Hollywood Reporter em 2022, aquando da estreia da primeira temporada, o showrunner e criador da série da Max, explicou: “Eles vão trabalhar e picam o ponto. É muito interessante. Uma forma de visualizar o ambiente formal do conselho”.
No fim, as esferas simbolizam não apenas a presença mas o estatuto de membro do conselho real. Na primeira temporada, podemos ver a esfera de Daemon Targaryen (Matt Smith), no centro da mesa – um símbolo da sua ausência e do seu afastamento oficial.
Isto ajuda a explicar a reação atrapalhada de Ser Tyland Lannister, um homem que vive para manter a sua posição de poder, temendo que esta lhe seja retirada por um Rei jovem e que claramente não partilha da sua visão do mundo. O retirar da esfera por parte de Jaehaerys (que um dia seria Rei), lembra-o da fragilidade da sua posição. Ficamos curiosos para saber o futuro desta personagem e o seu papel no conselho – será o primeiro a cair?
Descobre tudo sobre “House of the Dragon” aqui na MHD, visitando a Homepage onde podes encontrar um menu com todas as novidades da série, e não percas os novos episódios na Max, às segundas pelas 02h00 (Portugal Continental).