Porque é Vhagar tão importante para House of the Dragon?
“House of the Dragon”, a série mais vista da Max, trouxe-nos até uma verdadeira guerra de dragões e o mais tenebroso é Vhagar, mas será que sabes porque é ela tão importante?
A primeira vez que ouvimos falar de Vhagar é no início de “House of the Dragon”, durante o segundo episódio “The Rogue Prince“. Lady Laena Velaryon caminha no jardim com o rei Viserys e, pela conversa dos dois, sabemos que Vhagar é o que resta da memória de Old Valyria e que vive atualmente algures na costa do Narrow Sea – demasiado grande para caber do dragonpit de King’s Landing. Sabemos também que ela se sente sozinha, pelo facto da povoação vizinha ouvir a sua música, triste.
Esta é apresentação de um dos dragões mais importantes da guerra entre Blacks e Greens, mas também na história de Westeros em si. Neste artigo, poderás descobrir a origem de Vhagar e o que a torna na Rainha de Todos os Dragões – sim, Vhagar é uma fêmea!
A origem de Vhagar – Old Valyria
Se te manténs a par dos novos episódios de “House of the Dragon”, então sabes que o nome Old Valyria é referido diversas vezes. Esta civilização, também conhecida apenas como Valyria, é nada mais, nada menos, que o berço da Casa Targaryen.
Um império temido no seu tempo, Valyria ficou conhecida pelos seus cavaleiros domadores de dragões, usando-os na batalha para aniquilar os inimigos. Infelizmente, uma explosão vulcânica destruiu tudo, matando todos os habitantes e todos os dragões. Bem… quase.
As visões proféticas de Daenys the Dreamer, alertaram a família para o evento que ficaria conhecido como o Doom, levando-os a refugiar-se em Dragonstone durante 12 anos. Quando Old Valyria caiu, eles permaneceram a única Casa sobrevivente e os herdeiros dos únicos três dragões a escapar da explosão: Meraxes, Balerion e Vhagar – todos com nomes de deuses.
Vhagar e os seus Cavaleiros
Estes três dragões foram fundamentais na invasão de Westeros, liderada por Aegon Targaryen e as suas irmãs, Rhaenys e Visenya. Enquanto o Conquistador domara Balerion (o único macho do trio, conhecido por ser capaz de deixar uma cidade inteira debaixo de sombra quando levantava voo), Rhaenys tinha a seu cargo Meraxes, e Visenya lutava ao lado de Vhagar.
Após a morte de Visenya, 44 anos após a Conquista de Aegon, Vhagar permanece alguns anos sem cavaleiro. O próximo seria Baelon Targaryen, o sobrinho-bisneto de Visenya, nascido em 57 AC e falecido em 101 AC.
A conversa entre o rei Viserys (Paddy Considine), e Laena acontece em 112 AC pelo que podemos concluir que Vhagar volta a ficar sozinha mais de 11 anos, até ser conquistada pela jovem filha de Corlys Velaryon (Steve Toussaint), e Rhaenys Targaryen (Eve Best) em “House of the Dragon”.
É ela que vemos voar com Vhagar ao lado de Daemon (Matt Smith), e do seu Caraxes, ainda na primeira temporada de “House of the Dragon”. Infelizmente, Laena (Nanna Blondell), morre de forma trágica quando, durante o parto do terceiro filho, é confrontada com a possibilidade de lhe ser feita uma cesariana (o mesmo que aconteceu à mãe de Rhaenyra), decidindo pedir a Vhagar que terminasse com o seu sofrimento.
Contudo, desta vez, Vhagar não fica sozinha por muito tempo. Enquanto o dragão fazia o luto, é abordada por um pequeno Aemond Targaryen, de apenas 10 anos. Inicialmente desconfiada, Vhagar acaba por aceitar testar o príncipe e ele permanece o seu cavaleiro até aos acontecimentos da segunda temporada de “House of the Dragon”.
Vhagar, a Rainha de Todos os Dragões em “House of the Dragon”
Como podes ver, não é apenas o tamanho que faz de Vhagar a Rainha de Todos os Dragões. Ela é a última memória de Old Valyria, sendo o único dragão ainda vivo que conheceu aquela que fora a maior civilização que o Homem já vira durante 5000 anos.
A criatura viu e participou diretamente nas grandes batalhas da Conquista de Aegon Targaryen, tendo do seu lado não apenas o tamanho – Vhagar é neste momento o maior dragão de Westeros, e por uma enorme diferença -, mas também o conhecimento de guerra que a torna perigosa.
Como vimos no último episódio da primeira temporada de “House of the Dragon”, Vhagar não tem qualquer problema em desobedecer ao seu cavaleiro se se sentir atacada. No caso de Lucerys e de Arrax, o erro do jovem dragão culminou em ambas as suas mortes, no entanto, no campo de batalha esta pode ser uma vantagem para o lado do inexperiente Aemond (Ewan Mitchell).
O que vai acontecer a Vhagar? Descobre nos próximos episódios de “House of the Dragon”, estreados todas as segundas na tua Max.