iPhone vai finalmente receber atualização há muito pedida pelos utilizadores
Há excelentes notícias para os utilizadores de iPhone! Isto porque o iOS 18 chegou com uma ferramenta muito importante a nível de segurança!
O tão aguardado Worldwide Developers Conference (WWDC24) aconteceu nesta segunda-feira, 10 de junho, e trouxe a mais antecipada novidade: o iOS 18 para iPhone. A próxima atualização do sistema operacional da Apple vai chegar com uma nova funcionalidade de segurança que vai permitir aos utilizadores bloquear o acesso a aplicações individuais.
A informação é adiantada pelo sempre bem informado MacRumours, que cita fontes que estão por dentro do assunto. Assim, esta nova ferramenta é mais um passo dado pela gigante da tecnologia no compromisso de reforçar questões de privacidade e segurança dos seus utilizadores. De recordar que nos últimos meses foram várias as novidades nesse sentido, nomeadamente com ferramentas para proteção em caso de roubo.
Nesse sentido, independentemente se são aplicações que já vêm ‘de fábrica’ com o iPhone ou não, agora vais poder bloquear serviços como o Mail, Mensagens, Notas, Telefone, Fotos, Safari, Configurações, entre outros. Com o novo iOS 18, vai ser necessário uma autenticação – que pode ser biométrica como Face ID ou Touch ID – para que consigas aceder às apps acima mencionadas. Por perceber está se esta situação é aplicável às já tão polémicas aplicações de terceiros na App Store.
Estes são os iPhone com iOS 18
Atualmente, a Apple já permite a restrição a determinados conteúdos com recurso a Face ID, Touch ID ou código de acesso, como apontamentos específicas na aplicação Notas e fotografias nos álbuns “Eliminados recentemente” e “Ocultos” na aplicação Fotos. No entanto, esta nova ferramenta do iOS 18 vai mais além, permitindo assim o bloqueio total das aplicações, mesmo com o telemóvel desbloqueado. Esta é certamente uma novidade que vai ser bem recebida por todos aqueles que têm iPhone.
Num cenário de roubo, o ladrão – caso consiga desbloqueá-lo – vai ter um acesso super limitado às tuas aplicações, mesmo às mais básicas. Até ao momento, a solução dos utilizadores tem passado por métodos bastante criativos como o uso do Tempo de ecrã ou Atalhos, como é percetível no reddit. Felizmente, estas ‘artimanhas’ deixarão de ser necessárias dentro já em setembro. Isto será válido para os modelos que vão receber o iOS 18. Estes vão desde o iPhone SE (3a geração), o mais velhinho da lista, até ao iPhone 15, o mais novo.
Tens iPhone? Também é uma situação que te causava desconforto?